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Extensão

Projeto Permanente de Extensão Universitária: Atendimentos Ambulatoriais Especializados

Descrição

Identificação e caracterização: o Projeto Permanente de Extensão Universitária em Atendimentos Ambulatoriais Especializados, tem suas atividades vinculadas ao Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM) do Curso de Bacharelado em Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). O AEM está localiza-se no Bloco G3 da Área de Ciências da Saúde (ACS) e dispõe de 11 (onze) consultórios de atendimentos, 01 (uma) sala de verificação de sinais vitais, 01 (uma) sala de simulação, 01 (uma) sala de aula e 01 (uma) sala de estudos. O projeto foi constituído, com a premissa de desenvolver atividades de assistência médica ambulatorial, ações de promoção a saúde, educação permanente em saúde (EPS) e pesquisa. Desta forma, considerando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as práticas ocorrem voltadas a comunidade de seu território adscrito e fazem parte das atividades teórico-práticas do ensino curricular do curso. Portanto, as ações desenvolvidas, se embasam no desenho curricular proposto em seu Projeto Pedagógico (PP), o qual possui um eixo formado por cinco temas que mantem toda a estrutura do currículo. Os temas do curso são: Introdução à Medicina; Ser Humano Saudável; Processo Saúde e Doença; Agravos à Saúde e Internatos. O curso conta com nove módulos que sustentam a sua base, cada módulo com Unidades Curriculares próprias que se desenvolvem em termo de complexidade ao longo do curso e em torno de seu eixo central. O módulo é uma estrutura que tem um objetivo único e comum e é composto por unidades curriculares que buscam este objetivo. Neste sentido, as ações ocorrem vinculadas aos módulos de Saúde da Criança e do Adolescente (SCA), Saúde do Adulto e do Idoso (SAI) e Especificidades de Gênero (EG), do terceiro e quarto ano. Subsequentemente, pretende-se estender as práticas aos demais componentes curriculares do curso. Objetivo: oferecer atendimentos ambulatoriais qualificados, que priorizem a promoção a saúde e o cuidado qualificado e humanizado. Público: comunidade acadêmica (docentes, discentes, colaboradores institucionais e seus dependentes). E população direcionada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina - CIS-AMOSC e parceiros como sindicatos e associações do município de Chapecó/SC. Ações e regularidade: estão previstas240 consultas médicas especializadas semanais em um total de 8640 anuais. As consultas ocorrem de forma individual, sendo o usuário acolhido e atendido por 02 (dois) estudante sob responsabilidade dos médicos integrantes do corpo clínico do AEM. O atendimento mantém seu foco central na assistência humanizada e qualificada ao usuário e no ato educativo supervisionado, pela promoção de situações reais no ambiente de trabalho seguindo um modelo assistencial voltado ao diagnóstico precoce, à promoção e à recuperação da saúde. Estão previstas ainda atividades de pesquisa, para as quais um aluno bolsista remunerado a cada módulo irá sob supervisão de um professor orientador desenvolver uma atividade de pesquisa ligada as temáticas em estudo. Ainda, cada módulo contará um estudante monitor o qual irá colaborar na otimização do espaço e processo de ensino. Veiculação do projeto em diferentes mídias: a divulgação irá ocorrer por permutas em veículos de comunicação, as redes sociais da Uno e o site como principais ferramentas. Além de peças gráficas como folder, minidoors campus, outdoor interno, cartazes e e-mail marketing. Impactos possíveis: o projeto objetiva oferecer atendimentos ambulatoriais qualificados, priorizando a promoção a saúde e o cuidado qualificado e humanizado. Através dos quais almeja-se a corresponsabilidade entre o futuro profissional e o usuário sobre o processo de adoecer, bem como demostrar a influência do contexto, das peculiaridades regionais e dos Determinantes Sociais em Saúde neste processo.

Relevância

Oferecer atendimentos ambulatoriais qualificados, que priorizem a promoção a saúde e o cuidado qualificado e humanizado.

Equipe

Nome Atividade
Ana Lucia Lago Professor
Andre Moreno Professor
Arlete Ferrari Rech Medeiros Coordenador de Projeto
Carlos Alberto do Amaral Medeiros Professor
Carlos Alberto Gollo Professor
Celso Marques Menezes Professor
Delci Ines Zortea Zanusso Professor
Fabiana de Souza Barcala Professor
Fernanda Didone Piovezana Professor
Gerson Teixeira Zanusso Professor
Karen Cristina Kades Andrigue Coordenador de Projeto
Maikelli Simes Professor
Mari Cassol Ferreira Professor
Mayra Zancanaro Coordenador de Projeto
Mayra Zancanaro Orientador Art. 171 - Fumdes
Patricia Pereira de Oliveira Professor
Rogerio de Souza Barcala Professor
Vanessa Gheno Professor
Vitor de Mello Netto Professor