Coleta ocorre nesta quarta-feira, dia 27, no plenário do bloco G da Unochapecó

Geral

A campanha de doação de sangue, promovida pela Unochapecó em parceria com o Hemosc, iniciou nesta terça-feira, 26 de fevereiro. A atividade faz parte da recepção aos calouros, estimulando a solidariedade dos universitários. Durante a terça-feira, representantes do hemocentro estiveram no corredor próximo ao bloco C, para divulgar a campanha e esclarecer dúvidas dos acadêmicos.

Nesta quarta-feira, dia 27, a coleta de sangue tem continuidade. As doações acontecem a partir das 8h, nos períodos matutino, vespertino e noturno, no plenário do bloco G da universidade, com intervalo ao meio-dia e no final da tarde.

O Hemosc passou por falta de sangue grave nos últimos meses, que foi restabelecida recentemente. A coleta realizada na Unochapecó serve para que o estoque atual de sangue seja mantido. A ação acontece há mais de 10 anos na Unochapecó, sempre no início dos semestres letivos.

De acordo com a coordenadora de captação de doadores do Hemosc, assistente social Eliana Ribick, a ação visa dar oportunidade “às pessoas que tem vontade de doar mas que, muitas vezes, não conseguem ir até o hemocentro”. Acrescenta que a doação de sangue é um procedimento muito mais simples do que maioria das pessoas imaginam. “Não há o que temer, o processo é seguro e tranquilo. A equipe do hemocentro oferece toda a atenção e cuidados possíveis ao doador”, afirma ela. Eliana deixa ainda um recado para quem ainda não doou: “Cada pessoa que doar uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas; a sensação é ótima”

Para Rafael Hoss, que compareceu para sanar suas dúvidas sobre o procedimento de doação, ter a equipe do Hemosc na Unochapecó é um estímulo para a comunidade acadêmica. “Muitas pessoas não têm tempo, ou não se dão ao trabalho de ir até o hemocentro, assim fica mais fácil doar e acaba chamando a atenção das centenas de pessoas que circulam por aqui todos os dias”, comenta.

Quer ser doador?

Para doar o candidato precisa ter entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. É recomendado que o doador alimente-se bem e não tenha ingerido bebidas alcoólicas até 12 horas antes da doação. É necessário apresentar documentos de identificação como RG ou CNH. O estudante que possui entre 16 e 17 anos e deseja contribuir deve comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis para efetuar a doação.