No primeiro semestre deste ano 82 perícias foram realizadas

Geral

As bolsas de estudo, disponibilizadas todos os semestres para os acadêmicos da Unochapecó, são oriundas de recursos federais e estaduais. Com o objetivo de identificar casos de irregularidades e de garantir a idoneidade e a transparência do processo de seleção, após o recebimento de denúncias fundamentadas, a equipe técnica da Divisão de Apoio ao Estudante (Atento) realiza o procedimento de perícias sociais. No primeiro semestre de 2012 foram efetuadas 82 perícias sociais, que totalizaram 16 cancelamentos, 51 manutenções e 15 processos, cujas análises encontram-se em fase final.

O processo de averiguação está previsto nos editais de bolsa de estudo e prevê a verificação de denúncias. Se comprovada a irregularidade, o estudante poderá ter que restituir os valores até então recebidos, além de ficar impedido de participar de futuros editais de bolsas de estudo, durante o período de até dois anos. O bolsista também fica sujeito a medidas administrativas e judiciais, inclusive criminais.

O processo seletivo de bolsas de estudo é de responsabilidade da equipe técnica do Atento da Unochapecó, com a participação direta do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Conta com o acompanhamento de uma comissão de fiscalização, formada por representantes dos acadêmicos, universidade, Secretaria de Desenvolvimento Regional e de entidades da sociedade civil.

A vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, comenta que "a bolsa de estudo é uma possibilidade de apoio aos estudantes com menor poder de renda, para acessarem a universidade, por isso a importância da seriedade e transparência na organização interna da IES para que efetivamente aqueles que mais precisam possam utilizar o benefício. Nisso temos convicção de que a Unochapecó mantém um processo idôneo e isonômico na distribuição de bolsas de estudo".

A responsabilidade pelas informações prestadas, bem como a coerência entre os dados informados e os documentos apresentados são, unicamente, do estudante. Portanto, o acadêmico deve ter o máximo de cuidado ao declarar as informações, para que elas reflitam a sua real condição socioeconômica.

Denúncias

Qualquer pessoa que suspeitar de irregularidade na condição socioeconômica apresentada por estudante contemplado com bolsa de estudo pode formalizar denúncia anônima. Serão averiguadas somente as denúncias fundamentadas, que fornecerem dados relevantes para a reanálise da situação declarada pelo estudante contemplado com bolsa de estudo.

As denúncias podem ser efetuadas pelo site da Unochapecó, clicando aqui ou na Divisão de Apoio ao Estudante (Atento), localizada no bloco “E” do campus Chapecó. É possível, ainda, fazer contato pelos telefones (49)3321-8252 e 3321-8059.