Ações valorizam e aproximam o público da Biblioteca Universitária

Cultura

No próximo sábado (12/03), é comemorado o Dia do Bibliotecário. Para celebrar, ressaltar a importância e divulgar a profissão, o curso de Biblioteconomia e a Biblioteca Universitária organizaram uma semana especial na Universidade, com a intenção de integrar a comunidade acadêmica com os profissionais que atuam junto aos livros.

Por trás de uma biblioteca organizada, há a atuação diária de um bibliotecário. Porém, muitas vezes a atividade dos profissionais passa despercebida pelos usuários. Para Fabrícia Fortes, que atua como bibliotecária na biblioteca da Unochapecó, a comemoração foi ideal para socializar de forma descontraída com os acadêmicos. “A ideia é sentar com os estudantes, conversar sobre os livros que eles gostam, sobre o que eles gostam e ou não na biblioteca. Tudo bem descontraído”, afirma.

biblioteconomia

Uma das ações que mais chamou a atenção foi o espaço Bibliomate. Lá, através de exibições de vídeos, chimarrão, pipoca e música, os bibliotecários e professores do curso de Biblioteconomia explicaram aos interessados sobre a profissão. “Estamos misturando arte, música, cultura e literatura. Dessa forma, as pessoas passam a desenvolver um olhar diferenciado sobre a nossa profissão”, afirma a bibliotecária Daniele Lopes. No espaço, também houve contação de histórias.

O Troca Troca de livros, que ficou disponível durante toda a quarta-feira (09/03), fez com que os estudantes, técnicos-administrativos e docentes da Universidade trocassem conhecimentos, através das mais diversas leituras. “Estes momentos de troca são bacanas, pois além dos livros, há a possibilidade de compartilhar e socializar novos conhecimentos. Adorei a ideia”, conta a técnica-administrativa Daiane Antloga.

Segundo o professor de Biblioteconomia, Orestes Trevisol Neto, o evento foi uma chance de divulgar o curso. “Muitas pessoas ainda não sabiam que nosso curso está sendo ofertado pela Universidade. Foi uma oportunidade para o público interessado esclarecer dúvidas e conhecer o curso mais aprofundadamente”, salienta. Além destas ações, um mural interativo ficou disponível na biblioteca, e o Prêmio Leitor Voraz foi entregue, nas categorias acadêmico, técnico-administrativo e docente, para os usuários que mais locaram livros nos últimos seis meses.

Livros
Dia do bibliotecário