Minha Uno
Menu Busca

Biblioteca da Unochapecó desafia visitantes a montar quebra-cabeça

Educação

Texto Andressa Pomagerski*

 

Neste ano, a biblioteca da Unochapecó tem se modificado. Além da constante renovação e ampliação do acervo e da mudança em sua estrutura física, o espaço busca se tornar também um local de lazer para os estudantes. Quem passou por lá nos últimos dias deve ter notado um novo desafio: um quebra-cabeça de três mil peças.

A montagem é coletiva, mas isso não diminui a dificuldade, a necessidade de concentração e a paciência exigida pela tarefa. Achar o encaixe perfeito pode ser complicado. Para a web designer Kaline Schenatto, a ação é muito positiva e incentiva quem passa pela biblioteca a aproveitar o espaço. "Gosto muito de quebra-cabeças. A atividade é uma forma de passar o tempo, desestressar e relaxar. Assim atrai também mais pessoas para o espaço e possibilita que todos conheçam as possibilidades que a biblioteca oferece."

Segundo a bibliotecária Roseli Teixeira, a ideia surgiu de muitas conversas e pesquisas na internet. "Tudo começou no planejamento da Semana do Livro e da Biblioteca. Discutindo a programação vimos alguns exemplos de bibliotecas europeias e tentamos aplicar aqui." Ela explica que o objetivo é tornar o espaço também um local de lazer e interação, mas claro, tudo sem atrapalhar o tradicional ambiente de estudos.

quebra-cabeça

Por possuir tantas peças, a tarefa ainda não foi finalizada. Quem auxiliar na montagem pode deixar seu nome em uma lista para concorrer a brindes que serão sorteados apenas quando o desafio for concluído.

 

Benefícios

Disponibilizar o quebra-cabeça foi uma forma encontrada pela biblioteca da Unochapecó de unir a comunidade acadêmica dentro do seu espaço. Criado em 1760, o jogo pode ser visto muitas vezes como uma atividade solitária, porém é uma forma de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais. Além do trabalho em grupo, a atividade traz enormes benefícios para o ser humano, como  o desenvolvimento das habilidades cognitivas, da coordenação motora e visual.

 

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

 

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Quebra-cabeça
Biblioteca

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image