Dia do Bibliotecário é comemorado com atividades especiais na Uno

Cultura

Organização é essencial para qualquer biblioteca ou acervo de documentos. Assim, nenhum material se perde e quem utiliza consegue encontrar o que precisa com facilidade. Essa é a função do Bibliotecário, que atua como gestor e mediador da informação. Para lembrar a importância que este profissional exerce nas bibliotecas e também na universidade, a Unochapecó, em parceria com a Biblioteca Universitária e o curso de Biblioteconomia, realiza a Semana do Bibliotecário, de segunda (07/03) a sexta-feira (11/03).

As ações acontecem em função do dia do bibliotecário, que é comemorado no sábado (12/02). De acordo com o professor do curso, Orestes Trevisol Neto, a organização do evento é uma forma de destacar a importância do profissional. “Comemorar o dia do bibliotecário tem como objetivo dar visibilidade para os profissionais da área, além de destacar sua atuação na universidade”, afirma.

Todos os estudantes da Universidade poderão participar das atividades, que visam uma aproximação entre a comunidade acadêmica e os profissionais que atuam na Biblioteca Universitária. “Nossa intenção é tornar pública a atuação dos profissionais que atuam na Universidade, além de estimular a leitura”, complementa Orestes.

Programação

Durante toda a semana, os estudantes da Unochapecó poderão expressar o que sentem pelos livros e pela Biblioteca através do I Mural Interativo do Bibliotecário: deixe sua mensagem. O mural estará exposto no hall de entrada da Biblioteca.

Na terça-feira (08/03), os bibliotecários da Unochapecó vão receber uma homenagem através da Fan Page do curso de Biblioteconomia no Facebook. Para quem gosta da magia dos livros e procura conhecer novas histórias, na quarta-feira (09/03) acontece o primeiro Troca-Troca de Livros. As atividades começam as 09h e terminam às 21h. Ainda na quarta-feira, serão realizadas contações de histórias pelas intérpretes Miriam Mattos e Fabrícia Rodrigues Fortes. Serão duas histórias, com apresentações às 9h30, às 15h30 e às 20h30, no Bloco C, ao lado do Art’s Café.

No mesmo espaço, os participantes vão poder desfrutar do espaço Bibliomate. Basta trazer a cuia e bomba que a erva e a pipoca são por conta da Biblioteca.

Nessa comemoração, não são somente os bibliotecários que recebem homenagem. Às 20h de quarta-feira acontecerá a “Premiação Leitor Voraz”. O prêmio é um reconhecimento aos usuários que mais fizeram empréstimos na Biblioteca Central e de São Lourenço do Oeste nos últimos 6 meses nas categorias professor, aluno e técnico Administrativo.

Livros
Dia do bibliotecário