Estudantes avaliam biblioteca através de pesquisa

Conhecer as necessidades dos usuários é indispensável para melhorias em qualquer espaço. Para traçar um perfil dos frequentadores e receber sugestões de mudança, a Biblioteca da Unochapecó, em parceria com o curso de Biblioteconomia, desenvolveu um questionário on-line voltado aos estudantes.

O objetivo é conhecer as percepções sobre o acervo, serviços e ambiente da biblioteca. A pesquisa também busca identificar as necessidades de informações, comportamento de pesquisa e uso da informação pelos estudantes.

O estudo de usuário é um canal de comunicação entre a biblioteca e a comunidade acadêmica. “São poucos os estudantes que sentem-se a vontade em sugerir melhorias e fazer reclamações. Através desta pesquisa, será possível ofertar novos serviços e melhorar o que já está disponível”, afirma professor do curso de Biblioteconomia, Orestes Trevisol Neto.

A participação da comunidade para o êxito da pesquisa é de extrema importância. “É a primeira vez que algo neste sentido é realizado na Biblioteca da Instituição. No cursos de Biblioteconomia existe uma disciplina de Estudo de Usuário que abrange o conceito e as técnicas utilizadas, então é preciso que os estudantes adquiram experiências com esta prática”, comenta Orestes.

Em breve, mais dois questionários serão realizados, porém serão voltados para os técnicos-administrativos e docentes. De acordo com Orestes, a biblioteca irá pôr em prática as melhorias sugeridas pelo público, na medida do possível.

pesquisa
Biblioteconomia