Leitura como um hábito de vida

Texto Ana Paula Dornelles*

Escolher um livro, ler e compartilhar a história com outras pessoas. Esse é o objetivo do 'Clube do Livro', projeto criado pela Biblioteca Universitária em parceria com o Unovital. A atividade é voltada para funcionários e estagiários da Unochapecó com interesse em mergulhar no mundo da Literatura.

Segundo a bibliotecária Jackellynni Michelle de Barros, o intuito é oferecer uma atividade diferente para quem trabalha na Unochapecó. "Queremos trazer os funcionários para dentro da biblioteca, ver qual tipo de literatura eles gostam, se eles são leitores assíduos ou não", comenta.

Para participar, os interessados devem contatar a biblioteca da Universidade, pelo ramal 8019 ou pelo e-mail referencia@unochapeco.edu.br, e fornecer seus dados pessoais: nome completo, matrícula, setor de atuação e e-mail. As inscrições podem ser feitas até dia 23 de abril.

Por ser um projeto teste, ainda não há uma metodologia definida, mas segundo Jackellynni, livros com temáticas diversificadas serão disponibilizados e cada participante poderá optar pela leitura de sua preferência. No encontro subsequente, todos os integrantes compartilharão a história lida, suas dúvidas e opiniões sobre o livro escolhido. A proposta é promover reuniões itinerantes, em diferentes espaços da Instituição. "É para ser um momento de descontração, um momento de relaxamento, de utilizar a leitura de uma forma diferente, que as pessoas troquem informação, não fiquem só com o livro para si", enfatiza Jackellynni.

Os encontros estão marcados para acontecer uma vez por mês, com aviso prévio por e-mail. Ainda de acordo com a bibliotecária, os funcionários podem participar das reuniões em horário de trabalho, sem precisar bater o ponto. Os estagiários necessitam de autorização dos supervisores. Além de livros e histórias, as reuniões serão compostas de café, chá, chimarrão e muita troca de saberes.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert