Mudanças na biblioteca garantem mais conforto e acessibilidade

Texto Andressa Pomagerski*

Algumas pessoas buscam um espaço confortável para ler jornais, revistas ou livros. Outros precisam de um local silencioso para se concentrar em conteúdos técnicos, científicos ou ficcionais. Mas há quem procure apenas um ambiente tranquilo e aconchegante para relaxar. Para suprir essa demanda, a Unochapecó disponibiliza um lugar especial: a biblioteca, onde cerca de 700 pessoas se cruzam diariamente.

A fim de tornar esse espaço mais atrativo e agradável, a Universidade realizou algumas mudanças. De acordo com a coordenadora da biblioteca, Patricia Simone Broch, o objetivo é que essa importante área da Universidade, além da sua função primordial de oferecer suporte ao ensino, pesquisa e extensão, se transforme em um ambiente de lazer e cultura.

As mudanças iniciaram em 2016. O primeiro passo se deu com a reavaliação do acervo. O que estava desatualizado ou muito deteriorado foi descartado e os materiais em boas condições, mas com pouca procura, foram arquivados. Para ter acesso aos itens é preciso fazer reserva. Atualmente, um acervo de 130 mil exemplares está disponível para os estudantes. Esse número continua a aumentar, já que as atualizações são constantes, de acordo com os pedidos de professores e coordenadores dos cursos.

biblioteca

Com o objetivo de garantir mais conforto para quem utiliza esse material, a estrutura e a organização do espaço também passaram por reformulações. Com a reavaliação do acervo, algumas estantes acabaram vazias e foram retiradas, ampliando a área livre para quem frequenta a biblioteca.

Os locais destinados ao estudo também passaram por alterações, a começar pela substituição das mesas do grande salão. Além disso, foram construídas quatro salas para pesquisa em grupo, um espaço infantil e um jardim de inverno. Sofás tomaram o lugar de cadeiras e algumas adaptações agora garantem a acessibilidade para os cadeirantes na sala de estudos individuais. Para a acadêmica do quinto período do curso de Farmácia, Poliana Goerck, as mudanças deixaram o local mais atrativo e aconchegante. “Nós temos vários intervalos nas aulas e não vale a pena ir para casa e voltar para o próximo horário. Então ter um espaço para relaxar é bem interessante, tanto para descansar ou distrair a mente lendo um livro em um lugar confortável.”

Em meio a isso, ainda surgiu um lugar destinado à cultura. O espaço em frente ao balcão de atendimento está reservado para exposições tanto dos acadêmicos da universidade, quanto de produções externas. Para a estudante do quinto período do curso de Farmácia, Janice Zagonel, é muito importante contar com um local para a arte e cultura também. “A biblioteca é um local acessível, com circulação de várias pessoas e assim torna o que está exposto mais visto e valorizado.”

É importante destacar que a Biblioteca da Unochapecó está disponível aos alunos, funcionários e comunidade, e não apenas os estudantes da Instituição. Assim como a Universidade, a Biblioteca é Comunitária e está aberta à população.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert

Estudo