Programação especial na Biblioteca da Unochapecó

Texto Juliane Bee*

A semana dos dias 23 a 27 de outubro vai ser diferente na Unochapecó. Nesses dias, a Biblioteca da Universidade promove a 'Semana do Livro e da Biblioteca Viva', que contará com atividades diferentes, envolvendo dança, música e vivência profissional.

A Semana do Livro e da Biblioteca acontece em todo o Brasil no mês de outubro. O tema este ano é 'Biblioteca Viva', incentivando as pessoas a irem a este espaço. Conforme a bibliotecária da Unochapecó, Jackellynni Michelle Barros, o evento é uma oportunidade para os estudantes conhecerem o outro lado da biblioteca, que além de ser um ambiente de estudo é um lugar de interação e descanso.

Atualmente, a biblioteca da Universidade possui mais de 129 mil exemplares. O espaço é aberto a toda a comunidade para consulta. Já estudantes, egressos e funcionários da Unochapecó podem levar os livros para casa, por meio de empréstimo.

Semana de atividades

As atividades na Unochapecó começam na segunda-feira (23/10), com a apresentação do Grupo de Dança e do curso de Letras da Universidade, às 19h. No mesmo horário, também acontece uma mostra histórica do arquivo da Unochapecó. Durante toda a semana, um quebra-cabeça será colocado na biblioteca para que os visitantes possam ajudar a montá-lo. Quem participar, concorrerá a um sorteio, que será realizado no último dia do evento.

Na terça-feira, os participantes podem curtir 'Um dia “D” bibliotecário', vivenciando a profissão na prática. Já na quarta-feira, a biblioteca humana vai tomar conta da Unochapecó. Convidados virão à Universidade para contar suas histórias de vida. Culinária, espiritualidade, diferenças, feminismo e intercâmbio são alguns dos temas abordados. Uma oficina de preservação de materiais bibliográficos está programada para quinta-feira e, na sexta, o encerramento será com o Coral Universitário da Unochapecó e do Grupo de Dança 'Como você nunca viu'.

As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições devem ser feitas diretamente na biblioteca. Para saber mais sobre a programação da 'Semana do Livro e da Biblioteca Viva', dicas de livros, filmes e autores, acesse no facebook a página da Biblioteca da Unochapecó.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Semana do livro e da biblioteca