Série Grey's Anatomy no telão da Biblioteca da Uno

Texto Tuanny de Paula*

"É um belo dia para salvar vidas". A frase do personagem Derek Sheperd se tornou uma das mais famosas da série Grey's Anatomy. Mas a produção não é sobre ele, e sim sobre Meredith Grey. Ambientada em um hospital, a protagonista que passa por altos e baixos nos leva a maratonar cada temporada e, até mesmo, pensar em fazer medicina. Se você tem vontade de assistir alguns episódios ou relembrar deles, a Biblioteca Universitária da Unochapecó lhe oferece essa oportunidade. As 13 temporadas são exibidas neste mês de maio e devem permanecer até o fim do semestre.

A ação começou no ano passado e as séries Stranger Things e La Casa de Papel já passaram pelo telão da biblioteca da Unochapecó. O espaço preparado com sofás e decoração temática já se tornou íntimo aos olhos dos estudantes. Segundo a bibliotecária Jackellynni Michelle Barros, quando a série espanhola terminou e o espaço ficou vazio, os estudantes começaram a pedir qual seria a próxima atração. "Nós começamos a pensar em qual produção poderia ganhar vida no local e pesquisamos pelas séries mais assistidas pelo público jovem universitário no Brasil. Com isso, surgiu a ideia de convidar os acadêmicos a votar e escolher o que seria mais legal para eles", comenta.

Utilizando a página do Facebook, quatro séries foram selecionadas. A votação foi feita através das reações dos emojis. Foram mais de 200 curtidas, entre as séries Friends, Dark, Lúcifer e Grey's Anatomy. A última ganhou com 78 corações. Além de assistir, os estudantes podem retirar um certificado, conforme a especialidade escolhida, como trauma (dor e sofrimento), cardiologia (aguentar crush bipolar) e neurologia (doideira das zamiga).fefef

A rede social é um dos principais meios de comunicação da Biblioteca e os acadêmicos podem acompanhar por lá o que acontece no dia a dia do local. Além das séries, é possível encontrar na página dicas de livros, filmes e oficinas sobre as regras ortográficas ministradas pelos técnicos.

Sobre a série

Há mais de 10 anos no ar, a série Grey's Anatomy conta a história de cinco colegas que começam o estágio no Hospital Cirúrgico Seattle Grace. Como internos, eles disputam pelos melhores casos, enquanto lidam com relacionamentos e problemas de trabalho. Acompanhar a vida desses personagens, que a cada temporada sofrem novos desfechos, já reuniu e ainda reúne milhões de espectadores. Segundo uma lista de séries mais assistidas divulgada pela Netflix, em 2017, Grey's Anatomy foi uma das produções mais assistidas no serviço de streaming.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Serie