Minha Uno
Menu Busca

Você conhece a trajetória do Portal de Periódicos da CAPES?

Educação

A biblioteca virtual vem ao longo dos anos ampliando cada vez mais o apoio à educação, ciência e tecnologia.

No ar há 17 anos, o Portal de Periódicos apresenta uma trajetória de crescimento.

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação por meio da disponibilização de conteúdo científico de alto nível, um ano após sua criação, contabilizava 72 instituições participantes em 2001. Hoje, atinge a marca de 430 instituições que acessam o conteúdo assinado pela CAPES em todo o País.

Este é somente um dos indicadores que revelam a consolidação do Portal de Periódicos da CAPES como ferramenta essencial para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil.

Atualmente o acervo é composto de:

  • mais de 39.600 títulos de periódicos;
  • 44 obras de referências (dicionários, enciclopédias, compêndios, entre outros);
  • mais de 280.400 documentos eletrônicos (capítulos de livros, relatórios, manuais, anais de congressos e conferências, entre outros);
  • 133 bases de referências e resumos;
  • 64 plataformas de teses e dissertações;
  • 66 bases de dados estatísticas;
  • 11 bases de patentes;
  • 14 bases de materiais audiovisuais (vídeos, atlas 3D e músicas); e
  • 2 bases de normas técnicas.

O Portal revolucionou o acesso ao acervo bibliográfico internacional e se consagrou como importante instrumento para a atividade científica, tecnológica e acadêmica, reunindo em um único espaço virtual as melhores publicações produzidas no mundo e possibilitando que a produção brasileira seja reconhecida internacionalmente.

Para ampliar a divulgação e facilitar o acesso, foram criados vários recursos ao longo do tempo. Entre as principais ferramentas estão: o aplicativo .periodicos., desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e disponível desde 2014 para os sistemas IOS e Android; e a capacitação online, oferecida desde 2016 com turmas de segunda a sexta-feira, ministradas por meio da plataforma de Conferência Web (MConf) da RNP.

“Quando ainda não se falava em acesso eletrônico a conteúdos acadêmicos e científicos, a CAPES foi visionária e passou a oferecer o serviço por meio do Portal de Periódicos. A partir daí, foi possível proporcionar a mesma oportunidade para estudantes de todas as instituições de ensino, sem limite de usuários simultâneos”, declara a coordenadora-geral do Portal, Elenara Almeida.

O próximo passo a favor do crescimento é ousado: o presidente da CAPES, Abílio Neves, assinou em março deste ano a carta de intenção do movimento Open Access 2020, colocando a agência entre as mais de 80 instituições no mundo que estão seguindo nessa direção.

“Estamos trabalhando pelo acesso aberto, que tem em foco o investimento nas publicações dos autores, ao invés do pagamento para acesso aos conteúdos. Estamos trabalhando em conjunto com entidades da Alemanha, da Califórnia e do Canadá para verificar como elas estão renegociando os contratos. Assim, vamos remodelar nossos acordos com uma nova ótica, como está sendo feito em diversas partes do mundo”, indica Elenara.

Acesse: www.periodicos.capes.gov.br.

FONTE: Portal de Periódicos da CAPES.

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image