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Ciências Biológicas na Uno

O curso é voltado à área ambiental, priorizando as aulas práticas em laboratório e em campo, viagens de estudo para diferentes lugares, como Parque Estadual das Araucárias, Parque das Aves, Museu Entomológico Fritz Plaumann, Projeto Tamar. - Os estudantes podem se inserir nos projetos de pesquisa e extensão sobre fauna, flora, água, educação ambiental, saúde, entre outros. - O curso incentiva e prioriza a participação dos estudantes em eventos científicos, como congressos, seminários, cursos e simpósios, em Chapecó e em diferentes regiões do país e do mundo.

Perfil do Profissional

O biólogo estuda a vida, atuando em prol da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. - Pode seguir dois caminhos: licenciatura ou bacharelado. - Atua em diferentes espaços: escolas, laboratórios, escritórios, prefeituras, órgãos ambientais, parques, museus e atua na consultoria ambiental e em pesquisas em laboratórios e no campo em ambientes aquáticos e terrestres. - É um profissional dinâmico e pode se especializar em áreas como gestão ambiental, ecoturismo, educação ambiental, genética, zoologia, botânica e ecologia.

Mercado de Trabalho

O biólogo bacharel atua como analista, pesquisador ou consultor, como profissional autônomo ou em cargos de empresas e instituições públicas ou privadas, nas áreas da zoologia, ecologia, botânica, genética, manejo e conservação de fauna, flora, água, entre outras. O biólogo licenciado atua como professor na educação formal, na educação ambiental em espaços formais e não formais (empresas, instituições, unidades de conservação) e em pesquisas na área da educação.

  • Bacharelado ou
    ou
    Licenciatura
  • 3,5 ANOS (3040 horas)
  • NOTURNO
  • ENADE: Conceito 3
  • CPC: Conceito 4
  • IGC: Conceito 3
  • CAMPUS CHAPECÓ

TENHO INTERESSE
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A MELHOR ESTRUTURA DA REGIÃO

Ciências Biológicas na Uno oferece aulas nos laboratórios de Botânica, Genética, de Entomologia, de Microscopia e Histologia, de Ecologia, de Zoologia e Parasitologia, de Anatomia Humana. Conta também com a infraestrutura do Museu de Ciências Naturais, Viveiro Florestal, Viveiro Educativo, Herbário e Biotério.

  • Laboratório de Genética

  • Biblioteca

  • Biblioteca Digital

  • Museu de Ciências Naturais

  • Museu de Ciências Naturais

  • Auditório

  • Livraria Universitária

  • Ginásio de Esportes

  • Museu de Ciências Naturais

  • Saída de campo 

  • Rede de Inovação

  • Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina

  • Saída de campo

  • Caminhão do 1º Museu de Ciência e Tecnologia do Oeste Catarinense

  • Construção do Parque Tecnológico Chapecó@

ACONTECE NO CURSO

MATRIZ CURRICULAR

Código: 2060049 | Requisitos: 0

Biologia - histórico, conceitos e importância; vida; Caracterização dos seres vivos; metodologia e instrumentação para o estudo da célula como unidade funcional essencial à vida e constituinte estrutural dos diversos tecidos, apresentando a sua organização molecular, morfológica e fisiológica. Aspectos gerais e específicos das células animais e vegetais. Ciclo celular e as divisões celulares.

Código: 20000054 | Requisitos: 0

Universidade e seus significados. Universidade Comunitária. A Unochapecó no contexto universitário. Reconhecimento dos espaços universitários. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. Introdução à Extensão Universitária. O Projeto Pedagógico de Curso: ensino, pesquisa e extensão. A construção do projeto profissional e as diretrizes curriculares. Áreas de atuação e o papel do profissional em Ciências Biológicas na sociedade. Legislação da profissão de Ciências Biológicas. Conselho Federal e Regional de Biologia.

Código: 70830305 | Requisitos: 0

O Conhecimento e seus níveis. A ciência como base da formação profissional. Universidade como espaço de apropriação, produção e difusão de conhecimentos. Organização pessoal, métodos e técnicas de estudo. A pesquisa bibliográfica e a escrita científica. Normas da ABNT. Elaboração e apresentação de trabalhos técnico-didáticos e acadêmicos. Improbidade acadêmica (plágio).

Código: 20000055 | Requisitos: 0

Noções de taxonomia, sistemática e nomenclatura. Ecologia, biologia, sistemática, evolução e importância do reino Protista. Ecologia, biologia, sistemática, evolução e importância do reino Fungi e dos Liquens e Micorrizas.

Código: 1050185 | Requisitos: 0

Queda livre. Lei da gravitação universal. Movimento de planetas e satélites. Quantidade de movimento e conservação. Energia e conservação. Fluidos. Termologia e termodinâmica. Eletricidade e magnetismo. Óptica geométrica e óptica física. Ondas e radiação.

Código: 2060050 | Requisitos: 0

ESTUDO MACROSCÓPICO SOBRE OS SISTEMAS: ÓSSEO, ARTICULAR, MUSCULAR, CIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO, DIGESTÓRIO, UROGENITAL, NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO, ENDÓCRINO, SENSORIAL

Código: 1060117 | Requisitos: 0

Matéria, seus estados e propriedades. Estrutura atômica. Classificação dos elementos e tabela periódica. Conceitos de ligação química, equilíbrio químico e sua aplicação nos processos biológicos, solo, ar e água. Funções inorgânicas.

Código: 2040055 | Requisitos: 0

Introdução a Zoologia. Ecologia, biologia, sistemática, evolução e importância dos filos Porifera, Placozoa, Monoblastozoa, Rhombozoa, Orthonectida, Cndaria, Ctenophora, Phathyelminthes, Nemertea, Rottifera, Gastrotricha, Kinorhyncha, Nemata, Nematomorpha, Priapula, Acanthocephala, Entoprocta, Gnathostomulida, Loricifera, Cycliophora, Sipuncula, Echiura, Tardigrada, Onycophora, Rhynchocoela e Annelida.

Código: 7020233 | Requisitos: 0

A sociedade, o sujeito social. Cultura, ética e política. Transformações históricas e científicas: das formas de humanização/desumanização. Globalização. Direitos Humanos. Sociedades indígenas e afrodescendentes. Diversidade e Políticas Públicas Inclusivas. Educação ambiental e a relação sociedade-natureza.

Código: 80250284 | Requisitos: 0

Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes gêneros. Coesão e coerência textual. Aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Código: 2060054 | Requisitos: 0

Os tecidos fundamentais. Estudo morfofisiológico dos tecidos epiteliais, conjuntivo propriamente dito e especiais (ósseo, cartilaginoso, adiposo, sangue e hematopoético), tecido muscular e tecido nervoso e sua organização para constituição dos órgãos nos diferentes grupos de animais.

Código: 70830306 | Requisitos: 0

Principais correntes filosóficas modernas e respectivas formas argumentativo-epistemológicas que dão sustentação aos diferentes discursos e práticas educacionais: o idealismo, o materialismo histórico e dialético, o positivismo, o pragmatismo e a fenomenologia. O pensamento crítico frankfurtianos e seus aportes em educação. O pensamento dito pós-moderno/pós-estruturalista (ou da modernidade líquida) e seus aportes realizados pela teoria e pela prática educacionais: tradição filosófica que remonta a Nietzsche, passa por Heidegger e as diferentes derivações atuais no Brasil e no exterior.

Código: 2040058 | Requisitos: 1

Evolução, biologia, ecologia, sistemática e importância dos filos Arthropoda, Mollusca, Phoronida, Ectoprocta e Brachiopoda. Plano corporal dos deuterostômios. Evolução, biologia, ecologia, sistemática e importância dos filos Echinodermata, Chaetognatha, Hemichordata, e Chordata (subfilos Urochordata, Cephalochordata e peixes Agnatha).

Código: 2010063 | Requisitos: 0

Teorias da origem da vida. Vida, origem e evolução. Histórico e importância. Teorias evolucionistas. Fatores evolutivos. Evidências da evolução. Adaptação e radiação adaptativa. Especiação e mecanismos de isolamento reprodutivo. Evolução humana.

Código: 2080040 | Requisitos: 1

Estudo do átomo de carbono. Estrutura e propriedades físico-químicas dos compostos orgânicos. Estrutura e reação de biomoléculas. Enzimologia nos sistemas biológicos. Princípios de bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos. Integração metabólica.

Código: 2030068 | Requisitos: 0

Sistemática e nomenclatura botânica. Sistemas de classificação e filogenia. Ciclos reprodutivos. Morfologia, taxonomia, ecologia e evolução de algas, briófitas e pteridófitas.

Código: 70830337 | Requisitos: 0

Inserção da Psicologia no campo da educação. As abordagens Inatista-Maturacionista, Ambientalista e Histórico-cultural do desenvolvimento, da aprendizagem e suas implicações na escola e no cotidiano escolar. Os diferentes períodos da vida humana (infância, adolescência, adulta...) sob o enfoque histórico-cultural e o processo pedagógico escolar.

Código: 70830310 | Requisitos: 0

Introdução aos paradigmas da sociologia (funcionalismo, materialismo histórico e a sociologia compreensiva) e sua compreensão sobre relação entre a educação e a sociedade. Pós modernidade e educação. Educação, cultura e sociedade, Sociologia formulada no Brasil. A relação entre trabalho e educação no contexto das relações capitalistas de produção.

Código: 2050084 | Requisitos: 1

Níveis morfológicos de organização, organogênese, morfo-anatomia de estruturas vegetativas e reprodutivas de angiospermas e gimnospermas. Citologia e histologia dos vegetais: epiderme, periderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema. Anatomia da madeira. Organografia.

Código: 2030069 | Requisitos: 0

Sistemas de classificação e filogenia de gimnospermas e angiospermas. Ciclos reprodutivos. Taxonomia, ecologia e evolução de Gimnospermas e Angiospermas.

Código: 2040059 | Requisitos: 1

Ecologia, biologia, sistemática, evolução e importância do subfilo Vertebrata: Gnathostomata: Peixes, Anfíbios, Repteis, Aves e Mamíferos.

Código: 2020041 | Requisitos: 0

Genética mendeliana. Genealogia e heredogramas. Extensões da análise mendeliana: interações de genes alelos e de genes não-alelos. Determinação e herança relacionada com o sexo. A identificação do material genético. Estrutura dos ácidos nucléicos. Funcionamento dos ácidos nucléicos: replicação transcrição, tradução, código genético e síntese de proteínas. Regulação da expressão gênica. Tecnologia do DNA recombinante e as novas tecnologias da área.

Código: 20000091 | Requisitos: 0

Identificação e problematização da concepção de ciência, de ensino de ciências/biologia dos/as licenciandos/as, bem como, aquela subjacente à proposta curricular do estado de SC e PCN's - Ciências/Biologia. Natureza da ciência e implicações no currículo e no ensino de Ciências e Biologia. Categorias epistemológicas pós-empirismo e seus nexos com as dimensões educativa e didático metodológica na área de Ciências e Biologia. Observações na escola identificando elementos epistemológicos, pedagógicos e desafios presentes no ensino de ciências/biologia e elaboração do diagnóstico da realidade escolar para subsidiar os componentes curriculares Estágio de Docência II, Estágio de Docência III e Estágio de Docência IV.

Código: 70830340 | Requisitos: 0

Processo de ensino e aprendizagem. Concepções de planejamento. Aspectos teóricos e práticos do planejamento. Tipos de planejamento. Componentes do plano de ensino. Momentos de uma aula. Construção do conhecimento em sala de aula.

Código: 20000061 | Requisitos: 0

O surgimento da biogeografia clássica. Regiões, domínios e províncias biogeográficas. Processos históricos e ecológicos que determinam a distribuição dos seres vivos no planeta. Dispersão e vicariância. Biogeografia de ilhas. Padrões de biodiversidade.

Código: 1070072 | Requisitos: 2

Definições de Geologia e princípios geológicos. A Terra: origem, estrutura e composição interna. Os processos geológicos internos e externos. Minerais e Rochas. Processos Exógenos: intemperismos físicos, químicos e biológicos e fatores de formação dos solos. Fósseis e processos tafonômicos. Princípios de estratigrafia e bioestratigrafia. Icnofósseis. Micropaleontologia. Paleoinvertebrados. Paleovertebrados. Paleobotânica.

Código: 2050085 | Requisitos: 0

Histórico, divisão e conceitos básicos da ecologia. Energia e matéria nos ecossistemas: fluxo de energia, níveis tróficos e ciclos biogeoquímicos. Fatores limitantes e regulatórios. Sucessão Ecológica. Biomas. Conceitos preliminares de ecologia de populações e comunidades. Noções básicas das relações ecológicas.

Código: 2070035 | Requisitos: 1

Importância da fisiologia animal. Temas centrais da fisiologia: função e estrutura, homeostasia, feedback, adaptação, aclimatação, aclimatização, conformidade e regulação. Sistema respiratório, circulatório, digestório, excretor, nervoso (sensorial), endócrino, imunológico e muscular dos diferentes grupos animais. Estratégias dos diferentes animais para sobreviver nos ambientes extremos.

Código: 70830343 | Requisitos: 0

A educação especial na perspectiva da educação inclusiva: aspectos históricos, filosóficos, legais e políticos. Caracterização e prevenção das deficiências. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Procedimentos educacionais.

Código: 20000092 | Requisitos: 1

A pesquisa em ensino de Ciências e Biologia no Brasil. Base conceitual para o estudo para a estrutura metodológica do projeto de pesquisa. Pesquisa quali e quantitativa. Definição do tema de pesquisa, tendo em vista demandas identificadas no cotidiano do ensino de Ciências ou Biologia na educação básica. Etapas do projeto de pesquisa. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa.

Código: 20000093 | Requisitos: 0

Práxis pedagógica: ensinar e aprender, teoria e prática. Ensino de ciências e cidadania; alfabetização científica e tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS; espaços sociais de divulgação da ciência. Sugestões de atividades para a educação científica. Alternativas metodológicas para o ensino de Ciências e Biologia. Articulação de elementos teóricos capazes de subsidiar uma nova concepção teórico-metodológica. Elaboração e execução de projeto de monitoria/oficina no ensino de ciências e de biologia. Elaboração de fundamentação teórica que irá subsidiar os Estágio de Docência III e Estágio de Docência IV.

Código: 2060055 | Requisitos: 0

Gametogênese Controle hormonal da reprodução. Ciclos reprodutivos. Fases do desenvolvimento embrionário em animais. Anexos embrionários.

Código: 2030070 | Requisitos: 1

Relações hídricas nas células e tecidos. Nutrição mineral. Fotossíntese e fotorrespiração. Ecofisiologia de plantas C3, C4 e CAM. Respiração. Translocação de solutos. Crescimento e desenvolvimento. Hormônios e reguladores do crescimento. Floração e fotoperiodismo. Germinação e dormência. Vernalização e frutificação.

Código: 20000062 | Requisitos: 0

Estratégias (técnicas e dinâmicas) de ensino aplicadas aos conteúdos científicos nos espaços formais da educação básica e nos espaços não formais de ensino (museus, parques, prefeituras, unidades de conservação etc.). Planejamento e execução de práticas nesses espaços.

Código: 20000094 | Requisitos: 1

Observação e coparticipação do trabalho escolar no ensino de Ciências. Reflexões sobre a práxis pedagógica e a atividade docente a partir de um referencial teórico explicitado. Levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio curricular. Elaboração do projeto para o estágio curricular em ensino de Ciências. Execução do projeto do estágio na forma de docência. Elaboração de relatório final com análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. Seminário de socialização da experiência de docência.

Código: 20000095 | Requisitos: 1

Coleta de dados. Organização e análise de dados: tabulação, estabelecimento de categorias, interpretação e inferência. Elaboração de um artigo científico como resultado do trabalho de pesquisa. Socialização de resultados perante banca.

Código: 70830338 | Requisitos: 0

A gestão política e financeira da educação básica no Brasil. A gestão administrativa e pedagógica da escola. A gestão compartilhada e colegiada da escola. Conselhos escolares.

Código: 3060090 | Requisitos: 0

Ciclos biogeoquímico. Ecologia microbianas. Aspectos microbiológicos da biodegradação. Transformações de poluentes orgânicos e inorgânicos e interações microbianas. Biofilmes e processos de corrosão. Aerossóis e qualidade do ar. Processos microbianos de recuperação de metais. Biorremediação de solos e águas contaminados.

Código: 20000063 | Requisitos: 0

O debate contemporâneo sobre os principais aspectos éticos ligados à manipulação científica da vida e dos recursos naturais. Ética e ciência: implicações para o biólogo. Temáticas em bioética.

Código: 80250302 | Requisitos: 0

Cultura surda. Aprendizagem, desenvolvimento e comunicação de pessoas surdas. Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Código: 70830344 | Requisitos: 0

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas. Políticas públicas com referência às tecnologias na educação. Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias.

Código: 6040128 | Requisitos: 0

Código: 20000096 | Requisitos: 1

Observação e co-participação do trabalho escolar no ensino de Biologia. Reflexões sobre a práxis pedagógica e a atividade docente a partir de um referencial teórico explicitado. Levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio curricular. Elaboração do projeto para o estágio curricular em ensino de Biologia. Execução do projeto do estágio na forma de docência. Elaboração de relatório final com análise crítica da prática pedagógica desenvolvida. Seminário de socialização da experiência de docência.

Código: 20000097 | Requisitos: 0

O Mercado de Trabalho para o Biólogo - Legislação e Normas inerentes à profissão biólogo. Empreendedorismo e espírito empreendedor. Habilidades, atitudes e características dos empreendedores - fatores psicológicos e sociológicos. Início e ciclo de vida de uma empresa. Oportunidades de negócios; identificação, seleção e definição do negócio. Elementos essenciais para iniciar um novo negócio: o plano de negócio. Informações ambientais, estratégias de marketing, plano operacional e gerencial e plano financeiro.

Código: 20000087 | Requisitos: 0

Introdução à fundamentação e aplicação das técnicas de biotecnologia nas diferentes áreas do conhecimento biológico. Introdução à biotecnologia nos sistemas produtivo/industriais e na pesquisa básica.

Código: 20000098 | Requisitos: 0

Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): conceituação de Ciência e Tecnologia, perspectiva histórica do movimento CTS dando destaque para os aspectos responsáveis pelo seu surgimento. Estudos CTS, sob o foco de duas origens, a européia e a norte-americana, enfatizando a importância de se valorizar a tradição latino-americana. Sistematizações e delimitações da perspectiva CTS no contexto brasileiro, discussão do enfoque CTS focalizando seus objetivos, modalidades de implementação e possibilidades de problematização de seus conteúdos. Articulação do enfoque CTS e o desenvolvimento de atividades pedagógicas em sala de aula.

Código: 2050094 | Requisitos: 0

Crise ambiental e o surgimento da Conservação Biológica. Biodiversidade: importância, caracterização e panorama mundial. Ameaças à biodiversidade. Estratégias e práticas de conservação da diversidade biológica.

Código: 7000190 | Requisitos: 0

Contexto atual da educação; ciência, tecnologia e conhecimento; cognição e pensamento crítico; habilidades cognitivas básicas e avançadas; autonomia do pensar; pressupostos teórico-práticos da didática do pensamento crítico; estratégias de aprendizagem.

Código: 70830386 | Requisitos: 0

Histórico, definição, interdisciplinaridade, transversalidade e objetivos da educação ambiental. Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicas da educação ambiental. Elaboração de projetos de Educação Ambiental.

Código: 2050095 | Requisitos: 0

Introdução à elaboração de hipóteses e investigação em Ecologia. Aplicação de métodos e técnicas para estudos de campo das comunidades e dos ecossistemas.

Código: 2050096 | Requisitos: 0

Estrutura, crescimento e regulação, dinâmica espacial e temporal das populações. Natureza e estrutura das comunidades. Interações entre as espécies: predação e herbivoria, competição e coevolução.

Código: 600363 | Requisitos: 0

Conceitos, características e perfil do empreendedor. O processo empreendedor. Identificando oportunidades. A economia informal e o empreendedorismo. As pequenas e médias empresas e as empresas familiares.

Código: 2020045 | Requisitos: 0

Fatores evolutivos. Evidências da micro-evolução. Variação em populações naturais: frequências alélicas e genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg e a não manutenção deste equilíbrio. Mecanismos genéticos da evolução. Raças, e o surgimento de novas espécies.

Código: 20000099 | Requisitos: 0

Histórico da gestão ambiental. Definições, conceitos e princípios da gestão ambiental. O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. A proteção e o gerenciamento ambiental nas atividades econômicas. Gestão da Qualidade. Produção ecologicamente correta. Resíduos sólidos. Energias alternativas. A Produção Mais Limpa, Eco-design, ecoprofit. Organização ISO e sistemas de Certificação. As causas e os efeitos dos atuais problemas ambientais. Licenciamento ambiental e EIA/RIMA.

Código: 20000072 | Requisitos: 0

Fundamentos epistemológicos da ciência. O reducionismo biológico, a visão holística em biologia e a relação biologia-sociedade. Teleonomia, emergência, autopoiese e propriedades complexas dos seres vivos. Princípios, leis, teorias biológicas e a estrutura conceitual em biologia. A evolução do comportamento humano. Evolução humana e a teoria da dupla herança. História da Biologia: autores, teorias, descobertas e as mudanças conceituais que marcaram o desenvolvimento da ciência da biologia.

Código: 20000100 | Requisitos: 0

Órgãos, células e tecidos envolvidos na resposta imune. Resposta imune inata e inflamação. Antígeno. Resposta imune adaptativa: imunidade celular e humoral. Anticorpo. Sistema complemento. A resposta imune como causa de doença: Reações de hipersensibilidade. Imunodeficiências. Tolerância imune. Imunizações e imunoterapia. Imuno-hematologia.

Código: 20000073 | Requisitos: 0

Implicações ecológicas e evolutivas da interdependência entre plantas e animais. Processos interativos: polinização, frugivoria, predação e dispersão de sementes, herbivoria e a relação formiga-planta.

Código: 20000101 | Requisitos: 0

Introdução à transposição didática no ensino fundamental, elaboração e socialização de aulas com modelos didáticos voltados para os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais trabalhados a partir das temáticas: ar, água, solo e seres vivos e ambiente.

Código: 20000102 | Requisitos: 0

Introdução à transposição didática no ensino fundamental, elaboração e socialização de aulas com modelos didáticos voltados para os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais trabalhados a partir da temática: Corpo Humano.

Código: 20000103 | Requisitos: 0

Introdução à transposição didática no ensino fundamental, elaboração e socialização de aulas com modelos didáticos voltados para os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais trabalhados a partir das temáticas: Física e Química.

Código: 20000104 | Requisitos: 0

Introdução à transposição didática no ensino médio, elaboração e socialização de aulas com modelos didáticos voltados para os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais trabalhados a partir das temáticas: origem da vida, biologia celular, histologia, embriologia e os seres vivos.

Código: 20000105 | Requisitos: 0

Introdução à transposição didática no ensino médio, elaboração e socialização de aulas com modelos didáticos voltados para os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais trabalhados a partir das temáticas: genética, ecologia e evolução.

Código: 6010737 | Requisitos: 0

Conceito jurídico de meio ambiente. Princípios de direito ambiental. Tutela constitucional do meio ambiente. Tutela administrativa: Política e sistema nacional e estadual do meio ambiente. Tutelas civil e penal do meio ambiente. Legislação setorial ambiental aplicável à proteção dos recursos hídricos e à biodiversidade (espaços territoriais especialmente protegidos). Políticas nacionais de resíduos sólidos e saneamento básico.

Código: 80250374 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua espanhola. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua espanhola.

Código: 80250353 | Requisitos: 0

O processo de leitura e compreensão textual em língua inglesa. Desenvolvimento de habilidades básicas e estratégias de leitura, buscando-se a compreensão de textos e o acesso à informação em língua inglesa.

Código: 2120049 | Requisitos: 0

Conceitos fundamentais de microbiologia abrangendo as bactérias e vírus. Morfologia, fisiologia, metabolismo, genética, interação com o ser humano e mecanismos de contaminação de vírus e bactérias. Micro-organismos patogênicos. Técnicas de identificação e isolamento de bactérias. Desinfecção e esterilização. Agentes antimicrobianos. Conceito de biossegurança. Aspectos gerais sobre atividade microbiana no solo, águas superficiais e subterrâneas e do ar. Natureza e características de organismos patogênicos. Desinfecção e controle microbiano.

Código: 20000106 | Requisitos: 0

Introdução ao estudo da parasitologia: conceitos e finalidades; Categorias do parasitismo; Estudo dos ciclos biológicos e dos aspectos morfológicos e taxonômicos dos parasitos; Inter-relações entre parasitos e hospedeiros; Especificidade parasitária. Estudo das principais zoonoses. Condições ambientais facilitadoras de parasitoses. Patogenia, epidemiologia e medidas para controle dos parasitos.

Código: 20000086 | Requisitos: 0

Histórico do uso de plantas medicinais. Importância econômica e social do uso de plantas medicinais. Biodiversidade e domesticação de plantas medicinais. Princípios ativos de plantas medicinais. Cultivo e uso de plantas medicinais. Normatização da produção e comercialização de fitoterápicos no Brasil. Pesquisa com plantas medicinais (etnocientífica, fitoquímica, farmacológica e toxicológica). Plantas tóxicas.

Código: 20000084 | Requisitos: 0

Técnicas de segurança em trabalhos de campo, situações de risco em áreas ambientais. Normas de segurança individual e coletiva em laboratórios, resíduos de laboratório, segurança em biotério. Técnica, manuseio, observação, análise, registro, organização e disciplina em laboratório.

Código: 7000188 | Requisitos: 0

Função social da universidade e extensão universitária. Concepções de extensão universitária. A extensão na Unochapecó, na área e no curso. Introdução à elaboração e implementação de projetos de extensão.

Código: 7000187 | Requisitos: 0

Articulação ensino, pesquisa e extensão na formação profissional. O que é pesquisa. A pesquisa na Unochapecó, na área e no curso.

Código: 20000090 | Requisitos: 0

Seminários sobre temas atuais das Ciências Biológicas.

Código: 70830387 | Requisitos: 0

Estudo da sexualidade humana em seus aspectos bio-pisco-sociais e suas manifestações em diferentes fases da vida. Concepção de educação sexual. Identidade, papéis e orientação sexual; educação sexual: formal e informal e estratégias de ação nas escolas.

Código: 20000085 | Requisitos: 0

Princípios do Tratamento de Água e Esgoto. Conceituação dos processos de tratamento físicos, químicos e biológicos, legislação aplicada, caracterização e tratamento dos efluentes. Parâmetros de controle da qualidade dos efluentes. Principais processos de tratamento avançados aplicados para remoção de poluentes em resíduos líquidos.

COORDENAÇÃO

Eliara Solange Muller

Doutora e Mestre em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó. Professora, desde 2004, do curso de Ciências Biológicas da Unochapecó. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia. Desenvolve pesquisas sobre conservação do papagaio-de-peito-roxo, e diversidade e ecologia de aves. Participou da XXXII Operantar, expedição científica para a Antártica com objetivo de estudar aves.

Coordenação Titular Coordenação Titular

COORDENAÇÃO

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