XI Semana cultural Kaingang e Guarani - 11 e 15/04/11

Escrito 5 anos atrás por Por Gabriela Beltrame e Janaína Pagliarine, acadêmicas do Curso de Ciências Biológicas da Unochapecó..Categoria: Etnobiologia

XI Semana cultural Kaingang e Guarani

Entre os dias 11 e 15 de abril a comunidade Kaingang, Guarani e Escolas do Toldo Chimbangue organizaram a XI Semana Cultural Kaingang e Guarani, que ocorreu na Escola Fen'nó localizada na Sede Trentin, no município de Chapecó. Várias escolas do município de Chapecó estiveram presentes no evento, assim como alguns acadêmicos e professores do Curso de Ciências Biológicas da Unochapecó. Durante esta semana foram feitas apresentações culturais com danças típicas e músicas apresentadas por alunos e professores da Escola Fen`nó (Figura 1), além de atividades recreativas e esportivas.

Em paralelo as apresentações foram expostos diversos materiais didáticos, desenhos, textos, cartazes produzidos pelos alunos da Escola Fen'nó, artesanatos produzidos pela comunidade, artefatos de caça e armadilhas tradicionais e livros da língua indígena Kaingang e Guarani. Em uma das salas de exposição ocorreu a contação de histórias e lendas indígenas (Figura 2); em outra a equipe do Posto de Saúde da comunidade expôs os dados sobre doenças, internações, natalidade, mortalidade que acometeram a comunidade durante o ano de 2010, juntamente com plantas medicinais de uso comum por integrantes da comunidade (Figura 3).

Eventos que proporcionem o resgate e manutenção da cultura dos povos indígenas tornam-se importantes para a integração entre a comunidade indígena e as demais comunidades escolares da região. A relação entre as diferentes culturas, o respeito para com as suas peculiaridades, mantêm viva as diferenças culturais construídas através dos tempos por cada civilização.

Dia Nacional da Botânica - 17 de abril

Categoria: Botânica

No Dia Nacional da Botânica, o CRBio 3 conta a história de uma bióloga que virou botânica por influência de duas personalidades que estimularam muita gente a se dedicar às plantas: Bruno Irgang e Augusto Carneiro.

Veja notícia na integra: