Minha Uno
Menu Busca

Encontro sobre Meio Ambiente aborda gestão de recursos naturais

Meio Ambiente

Na última quinta e sexta-feira (16 e 17/06), a Unochapecó através do Mestrado em Ciências Ambientais em parceria com o curso de Ciências Biológicas, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o Projeto Rede Guarani Serra Geral, promoveu o 1º Encontro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Grande Fronteira Mercosul. O evento contou com a participação de estudantes e pesquisadores da área de Ciências Ambientais.

uno

Nos dois dias de programação os participantes discutiram o modelo de desenvolvimento do Oeste Catarinense e os impactos que ele exerce sobre o meio ambiente. A água foi um dos principais temas do encontro, que contou com a mesa redonda “A água como fator de integração da Grande Fronteira Mercosul”, mediada pela professora Arlene Renk, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Uno. A mesa contou com a participação dos professores Tadeu de Oliveira, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), Vera Lucia Fortes Zeni, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Maria Castillo, coordenadora Técnica Adjunta do Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC-Plata) e Luiz Fernando Scheibe, da UFSC.

Luiz Fernando Scheibe é coordenador da Rede Guarani/Serra Geral em Santa Catarina. O projeto tem como objetivo a produção de conhecimento compartilhado sobre a gestão sustentável das águas superficiais e subterrâneas, além da elaboração de um modelo de gestão para o uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG). “O projeto está estruturado em seis etapas, chamadas de metas, que vão desde o mapeamento de todo o sistema que envolve o SAIG/SG até a criação do sistema de gestão integrada desse recurso”, explica o professor.

uno

Durante o encontro também ocorreu o lançamento dos livros da Editora Argos “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó” e “Produtos coloniais: tradição e mudança”, ambos organizados em parceria com professores da Unochapecó. Além disso, foi realizada a exposição do CEOM "Entre o Estranhamento e a Fascinação: O Oeste Catarinense Pela Lente de Fritz Plauman". A exposição retrata o trabalho de Fritz Plaumann como fotógrafo a partir de uma seleção de imagens, nas quais Plaumann registra elementos da natureza e das transformações desencadeadas pelo processo de colonização.

COMPARTILHE
TAGS
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
UnochapecÓ
Unochapecó
Meio ambiente
Encontro

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image