Como melhorar a produtividade no ensino a distância?

4 dicas para manter o foco

26/03/2021
Criar uma rotina de estudos é um passo primordial para manter o foco no ensino a distância

Se você está planejando entrar para o ensino a distância, certamente já se questionou sobre como manter a produtividade estudando em casa. E não é para menos: fora do ambiente universitário, estamos mais sujeitos a distrações e intervenções que podem atrapalhar a concentração. Em contrapartida, temos ao nosso favor a autonomia para estudar nos horários que nos convém e, ainda, a possibilidade de definir um espaço confortável e propício para o estudo.

Egressa do curso Tecnólogo em Marketing, da Unochapecó, Márcia Salete Carminatti provou que é possível ser produtivo estudando na modalidade a distância. Há 42 anos atuando no ramo de Vendas e há 28 comandando o próprio negócio, ela decidiu ampliar seus conhecimentos na área e entendeu que o formato remoto melhor se encaixava com a sua intensa rotina de trabalho. 

Para este artigo, conversamos com a Márcia e reunimos 4 dicas que podem tornar a sua experiência com cursos a distância ainda mais positiva. Confira!

 

1) Escolha um espaço confortável

Criar um espaço específico para o momento do estudo é fundamental para a produtividade. Aqui, uma estratégia valiosa é usar do autoconhecimento para definir esse ambiente. Isso porque o que funciona para uma pessoa, pode não ser ideal para outra. 

Caso você não tenha certeza sobre o que funciona para você, vale lembrar das condições das salas de aula da escola ou da universidade e tentar reproduzi-las em casa. Por exemplo: escolha um espaço silencioso, sem grande movimentação de pessoas. Evite barulhos externos e televisão ligada, e coloque o celular no silencioso assim que iniciar as aulas. 

No caso de Márcia, o local escolhido foi o escritório da casa. Lá, ela conseguiu aproveitar de toda a tranquilidade e silêncio possível para se concentrar nas tarefas e estudar sem distrações. Agora, se você precisa compartilhar o ambiente com alguém, fones de ouvido podem ser uma ótima alternativa. 

 

2) Crie uma rotina de estudos

No ensino a distância, criar uma rotina de estudos é um passo primordial. Se você trabalha fora, de home office ou até mesmo se não está trabalhando no momento, a organização será sua aliada e também sua garantia de que conseguirá dar conta de todos os afazeres do dia. Com um cronograma de aprendizagem, você investe apenas o tempo necessário nos estudos, mantendo um período para lazer e descanso, sem atrasar o andamento das disciplinas. 

A dica de Márcia é selecionar um momento do dia para se dedicar inteiramente aos estudos. Nas terças e quintas à noite, aconteciam as aulas online. Então, já sabendo disso, ela se certificava de que nesses dias, nos horários das aulas, não teria nenhum compromisso que pudesse interferir. “Por ser um momento muito importante de aprendizado, sempre procurei estar presente nas aulas online. É neste espaço que temos a oportunidade de conversar com o professor e tirar todas as dúvidas”, pontua. 

Além dos horários das aulas, Márcia também dedicava tempo nos outros dias da semana, inclusive domingo à tardinha, para estudar e fazer os exercícios das disciplinas. A autonomia que o ensino a distância promove garantiu que ela pudesse entender os dias e horários que faziam sentido para sua rotina e estilo de vida.  

 

3) Tenha sempre consigo uma lista de tarefas

Criar uma lista de tarefas com o que é preciso realizar no dia também pode ajudar a combater a procrastinação. Se você sabe o que precisa fazer, torna-se mais fácil dar o primeiro passo. Além disso, ao concluir uma tarefa, a sensação de satisfação gerada ajuda a te motivar a seguir estudando.

Márcia conta que para todo o lugar que vai, leva consigo uma agenda e uma caneta. Assim, sempre sabe o que precisa fazer sem o perigo de esquecer alguma tarefa. Caso você tenha mais afinidade com ferramentas digitais, basta escolher uma que se adapte às suas necessidades. Hoje, há diversos aplicativos gratuitos que cumprem muito bem esse papel, como: Todoist, Evernote, Google Keep, Notion, entre outros.  

Nesse formato de lista, é importante que você defina o que é urgente e o que pode ser feito no outro dia, para caso aconteça algum imprevisto. Isso evita o sentimento de culpa nos dias que você não der conta de todos os afazeres. 

 

4) Participe e interaja nas aulas

A comunicação com colegas e professores também faz parte da aprendizagem e não é porque o curso tem formato EaD que você não deve fazer uso dessa oportunidade. A plataforma virtual de ensino a distância permite que você converse, tire dúvidas e contribua com os assuntos tratados em aula. 

Márcia comenta que ter participado das aulas foi fundamental para sua evolução profissional e para melhor aplicação prática dos conceitos aprendidos: “Tudo o que eu aprendi no curso de Marketing, usei no trabalho, e muitas situações da loja eu usava para ilustrar nossas aulas”.

Nesses momentos de interação, você passa a conhecer seus colegas, melhora seu networking e relacionamento com outros profissionais, e ainda contribui com insights que não surgiriam se todos os alunos ficassem em silêncio. Sem contar que a sua pergunta pode elucidar a dúvida de outro colega, não é mesmo? 

 

Bônus:

Pedimos que Márcia pensasse em três conselhos para dar a quem está iniciando no ensino a distância. Sem hesitar, a profissional de Vendas recomenda: a) não pare de estudar; b) estude algo que você ama; e c) participe bastante das aulas. 

“A partir do curso aprendi a olhar meu negócio com outros olhos. E esse olhar está nos fazendo crescer mês a mês. Por isso, é muito importante saber o que você quer estudar, porque é isso que motiva e dá prazer no estudo. 

Para ela, essas dicas fizeram muita diferença. Hoje, mesmo após ter terminado o curso de Marketing, ela segue estudando e se especializando em sua área. “Todos os dias temos que nos desafiar e estudar para manter nosso negócio vivo e saudável no mercado”.

Para saber mais sobre os nossos cursos da modalidade EaD, acesse o nosso site!

comments powered by Disqus