Como escolher o curso certo?

5 dicas de uma psicóloga sobre a escolha do seu curso na universidade

06/11/2019
Por: Alessandra Dias

O momento de escolher um curso é uma etapa muito importante na vida de quem está pensando em ingressar na universidade. São muitas possibilidades: você pode optar fazer uma graduação a distância (EaD) ou presencial, por exemplo. No entanto, é normal ficar um pouco perdido e ter muitas dúvidas nessa hora, afinal as responsabilidades aumentam e você precisa tomar decisões que podem mudar seu futuro. Vou escolher o curso certo? Como é o mercado de trabalho? E se eu me arrepender?

Alguns passos podem orientar você a decidir qual graduação cursar, como trocar ideias com egressos do curso que você tem interesse, profissionais da área ou mesmo buscar auxílio de um psicólogo. Por isso, conversamos com a psicóloga Renata Signor, que passou 5 dicas para ajudar você nesta fase de escolha:

1. Autoconhecimento

Esse é um dos pontos mais importantes para todas as fases de decisões da nossa vida e para escolha profissional não seria diferente, mas de que forma você pode fazer isso? Entender suas habilidades, crenças, o que você gosta, as disciplinas que possui dificuldade e as que se identifica mais, quais práticas vivenciou e se foram positivas ou não são pontos que podem ajudar a se conhecer melhor. Afinal, a escolha do curso está ligada também aos seus interesses pessoais. Escolhemos uma profissão a qual possamos expressar quem somos.

O autoconhecimento pode não ser um processo fácil, mas desenvolvê-lo vai trazer clareza sobre possíveis questionamentos que podem surgir. Refletir sobre sua história de vida também  é importante, pois a soma das experiências que viveu ajudaram a construir quem você é hoje (valores, preferências, gostos, crenças).

2. Pesquise sobre as profissões que você tem interesse

Depois de se conhecer mais, é hora de pesquisar sobre as profissões que você tem interesse, explore todas as possibilidades. Quais são as possíveis áreas de atuação? Que atividades são realizadas? Faça uma análise sobre as vantagens e desvantagens de cada área, nesse momento é essencial buscar o maior número de informações. Assim, você terá maior suporte para escolher a área de formação de acordo com seus objetivos e preferências.

Quer saber a importância de fazer uma graduação? Clique aqui.

3. Converse com profissionais

Antes de escolher de fato, é interessante conversar com profissionais que trabalham na área para entender melhor a realidade daquela profissão e as suas perspectivas. Saber como funciona o dia a dia no trabalho, qual a carga horária, os desafios e facilidades encontrados são informações que podem agregar.

Conhecer a realidade de diferentes profissionais é super válido, visto que você vai ter informações específicas da rotina e vivência de cada um. A partir do momento que você conhece as profissões a fundo e descobre qual você realmente tem uma preferência maior, fica mais fácil decidir.

4. Conheça a instituição onde pretende estudar

Esta etapa é muito importante e precisa de muita atenção. Você deve levar em consideração fatores como a qualidade de ensino, qualificação dos professores, questões financeiras, além de avaliações como a do MEC. O Ministério da Educação avalia diferentes categorias presentes em uma instituição de Ensino Superior. Essas notas, que vão de 1 a 5, definem se a universidade está de acordo com os requisitos e apta para fornecer educação de qualidade.

A Unochapecó tem conceito 5, ou seja, é nota máxima; isso significa que são cumpridas as mais exigentes normas de ensino. Aqui, você encontra a melhor estrutura, professores capacitados e laboratórios de qualidade. Você deve ficar atento também a outros processos de avaliação, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), Enade, Censo Superior e avaliação do Guia do Estudante. Quanto mais informações você tiver sobre o curso, suas disciplinas e metodologias, mais consciente vai estar no momento de tomar a decisão.

O que faz uma universidade ser conceito 5? Saiba como funciona o sistema de avaliação do MEC.

5. Procure orientação de profissionais

É normal sentir ansiedade em momentos de decisões, mas se as dúvidas persistirem, fique calmo. Você pode procurar orientação com profissionais especializados, que irão ajudar você a elaborar um projeto profissional e de vida, auxiliando no momento de tomar esta decisão.

E se as dúvidas forem sobre os cursos ou sobre a Uno, deixe nos comentários que a gente responde =)