Por que fazer uma graduação?

5 motivos para começar o curso dos seus sonhos

13/08/2019
Por: Bruna Gatto
Vantagens do currículo acadêmico. (Foto: Vanessa Marquezzan)

Uma graduação é a porta de entrada para diversos caminhos ao longo da vida. Desde as amizades e parcerias formadas, experiências vividas durante o curso e as profissões que podemos exercer. Iniciar uma graduação é como plantar uma semente: com o passar do tempo no curso, ela cresce e vai se desenvolvendo; após se formar, o então profissional começa a colher os frutos da sua dedicação.

Depois de terminar o ensino médio, nos encontramos num período de escolhas, que podem ser precipitadas por designarmos de forma antecipada, já que tomamos a decisão muito jovens - para quem parte do ensino médio direto para a graduação. Determinar qual curso, universidade e que profissão seguir, são escolhas importantes que farão a diferença em nosso futuro profissional. Para facilitar alguma delas, há cinco passos para entender o porquê é importante começar uma graduação.

1- Maiores oportunidades de emprego

Com o diploma em mãos, o profissional tem mais chances de conseguir um emprego de grande disputa, o que é um diferencial a mais em relação aos concorrentes.

Segundo o site Super Interessante, as empresas normalmente preferem os profissionais graduados, pelo fato deles demonstrarem interesse em conhecimentos para determinada área. "A ideia básica é que, se você não tiver curso superior, não estará competindo pelos melhores empregos". Sem contar que o salário pode ser mais vantajoso para quem possui uma formação, do que para aqueles que somente possuem experiência prática.

2- Certeza do que gosta

Entre tantas disciplinas apresentadas na universidade, o acadêmico terá acesso a diversos exemplos de profissionais e possíveis áreas. Além de descobrir prováveis modos de aplicar sua profissão e cargos que não teria conhecimento fora da graduação. Tudo isso pode aumentar as oportunidades de atuação e experiências.

3- Aperfeiçoar o conhecimento pessoal

Fazer uma graduação vai além de alcançar novos conhecimentos. Muitos profissionais que já atuam no mercado, ainda assim buscam especialização dentro de uma universidade, buscando melhores salários ou uma atualização em relação às novas tecnologias.

4- Teoria com a prática

Ter acesso às teorias e exercê-las na prática são processos essenciais para o aprendizado de um acadêmico. A maioria dos cursos exige que o estudante faça estágios em empresas parceiras, para melhor absorção do conhecimento. O estudante também pode optar por estagiar - não obrigatoriamente pela grade - já nos primeiros semestres da graduação.

5- Aumentar contatos (network)

Conhecer pessoas, principalmente colegas de graduação que posteriormente podem ser concorrentes ou parceiros de trabalho, é uma das vantagens da graduação. No decorrer do curso, há trabalhos em grupo, tarefas extracurriculares e diversas oportunidades de fazer amigos. Ter contatos é essencial para um bom profissional a fim de dividir experiências ou fazer parcerias.

Importância do diploma

Muito mais do que ter um diploma é poder conhecer pessoas, estagiar em diversas áreas, realizar pesquisas e aprofundar conhecimentos ao aliar a teoria com a prática. Um bom profissional está ciente de que cada um destes passos é considerável para o sucesso.

Sabemos que atualmente iniciar um curso superior está cada vez mais fácil e acessível. Muitos encaram a graduação como um pedaço de papel, aquele que se obtém e é pregado na parede. A maioria das profissões regulamentadas exige um diploma do curso e se engana quem pensa que não é necessário.

Optar pela universidade certa e que ofereça diferentes opções em todas as modalidades, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, é o caminho para o sucesso.

E você, tem alguma curiosidade ou dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde =)