Organize seus estudos

7 hábitos que vão lhe ajudar a dar conta dos conteúdos

29/07/2019
Por: Diulia Soares
Você sabia que cheiros e gostos ajudam a memorizar conteúdos? (Foto: William Iven)

Uma das maiores preocupações dos estudantes, do ensino fundamental à universidade, são os conteúdos que caem nas provas e como dar conta de tudo que precisa ser estudado. Para estar preparado e com os estudos em dia, é preciso organização e alguns hábitos, que podem ajudar na hora de gravar o conteúdo e conseguir aquela vaga que você tanto quer.

Para conseguir o emprego dos sonhos ou passar naquela matéria complicada, entrar em uma universidade, entre outros, é necessário empenho e disposição. Separamos 7 hábitos simples que auxiliam na sua preparação e ajudarão na hora da prova. Foco, estudante!

1- Organizar o dia e hora de estudo

Todos sabemos que precisamos organizar nossos horários de estudos e listar os dias que devemos estudar. O que não sabemos, ou talvez não nos demos conta, é que isso realmente faz a diferença. Muitos estudantes conseguem aprender de última hora, outros, de forma mais demorada. Descobrir o seu modo de estudar é o primeiro passo e ajudará muito. Se a prova é na segunda-feira, não deixe para estudar no domingo à noite. Organize-se e comece por partes: uma semana antes se for uma prova mais tranquila e até uns meses antes se for A VAGA! Sua rotina irá melhorar bastante.

2- Atenção à ordem de leitura: do texto maior para o menor

Bem, essa é uma dica inusitada, mas que ajuda muito. Se você tem quantidades enormes de textos para ler, e todos são importantes, leia os com maior número de páginas antes. Vou explicar: se você já leu cinco textos de 100 páginas cada um, provavelmente estará com a cabeça virada. Mas veja pelo lado bom: só faltam dois, com 20 páginas cada um. Você terá mais vontade de ler e, assim, conseguirá cumprir a leitura de todos eles e arrasar nos estudos.

3- Faça tópicos

Uma das dicas que mais podem te ajudar e facilitar seus estudos são as organizações em tópicos ou parágrafos do texto de maior relevância. Na maioria das vezes, os textos são extensos e de linguagem difícil, dependendo da matéria, e você precisa estar com o conteúdo na ponta da língua. Nesses casos, fazer tópicos pode lhe ajudar. Organize as frases e partes mais importantes do texto e coloque em um lugar de fácil acesso – pode ser em um documento de texto ou nas tarefas do seu celular. Depois é só imprimir ou abrir o app, assim você pode reler os tópicos várias vezes e ainda continuar estudando todo o conteúdo.

4- Resumos e tópicos em áudio

Alguns alunos não têm facilidade nos estudos com documentos de textos, outros preferem as vídeoaulas. Para facilitar, você pode gravar seus resumos em áudio no celular. Como mencionamos no tópico acima, resumir conteúdos pode facilitar sua rotina de estudo e, se a sua facilidade for com áudio, fica ainda mais bacana.

5- procurar arquivos de referência

Nem sempre os textos que nos são fornecidos têm todas as informações que esperamos ou da maneira que mais temos facilidade de aprender. Quando isso acontece, você pode pesquisar arquivos que sejam do mesmo assunto e que podem trazer as informações com mais facilidade. Atualmente há muitos trabalhos e textos na rede, o que pode tornar a busca demorada, devido a essa quantidade de arquivos ao nosso alcance. Mas, se for um assunto amplo ou complexo, basta procurar com calma e você encontrará arquivos que ajudarão muito.

6- Cheiros e gostos ajudam a lembrar o conteúdo

É isso mesmo que você leu: cheiros que você sentiu enquanto estava estudando, assim como os gostos que você experimentou, podem ajudar a lembrar de muitos detalhes na hora da prova. O chiclete, por exemplo, ajuda a lembrar de algumas particularidades, só pela associação ao gosto. Ele também pode facilitar seu cérebro a se ajustar e diminuir a tensão na hora de realizar a prova.

7- Presente para quem estudar

Essa é para os que têm menos facilidade de concentração e precisam de uma forcinha a mais. Uma estratégia bem bacana para conseguir estudar tudo é agradar-se com presentes ou algo que você goste bastante – vale até um dia de folga. Imagine conseguir estudar todo o conteúdo e ainda ganhar um presentinho, quem não gosta?