Graduação a distância

8 fatos que você precisa saber

18/07/2019
Por: Diulia Soares
Optar por uma graduação a distância oferece vantagens para quem tem a vida bastante corrida

O ensino superior na modalidade a distância tem crescido no Brasil nos últimos anos. Atualmente, mais de 15% dos universitários brasileiros optam por esta modalidade. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), de 2000 para 2013 o número de matriculados passou de 1.758 para 882.843. Aqui, separamos 8 fatos que você deve saber sobre a graduação a distância e que podem lhe ajudar a decidir pelo seu curso superior.

1- Nenhum curso de graduação pode ser ofertado totalmente a distância.

O Ministério da Educação (MEC) tem uma portaria que determina que, pelo menos, 20% da carga horária do curso de graduação seja realizada presencialmente. Por isso, as provas acontecem nos polos da universidade.

2- O diploma de quem se forma em um curso a distância tem o mesmo valor que o diploma de quem se forma em um curso presencial.

Isso é regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Além disso, nenhum diploma traz a informação de que o curso foi realizado na modalidade presencial ou a distância. Ou seja, todos os diplomas de cursos reconhecidos pelo MEC têm o mesmo valor.

3- O fato de se formar em uma graduação a distância não prejudica a inserção no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho avalia desempenho e competências profissionais. Além disso, como destacamos no item anterior, os diplomas não trazem a informação se o curso foi realizado a distância ou presencial.

4- O curso não é mais fácil por ser a distância.

O Ministério da Educação exige que os cursos tenham conteúdo e duração semelhantes aos presenciais. Na hora de escolher, vale prestar atenção se a universidade é autorizada pelo MEC, disponibiliza a grade curricular e a qualificação do corpo docente. A facilidade de estudar a distância é o gerenciamento de tempo, valor da mensalidade e a possibilidade de se formar mais rápido.

5- Você não precisa de um supercomputador para fazer o curso a distância.

O computador para você realizar seus estudos pode ter apenas as configurações básicas e acesso à internet banda larga que facilita a reprodução das videoaulas. Fora isso, não há nenhuma configuração especial exigida.

6- Há uma equipe de professores e tutores para lhe ajudar com os conteúdos.

Além das aulas transmitidas ao vivo e que podem ser acessadas online mais tarde, há uma equipe de tutores e professores disponível via e-mail e telefone para tirar todas as dúvidas que você possa ter.

7- Você economiza, além da mensalidade, com transporte, material de estudos e tempo.

Como você estuda em casa, não tem o custo de transporte diário como os cursos presenciais. Além disso, a Unochapecó oferece material didático gratuito para seus estudos e disponibiliza a biblioteca física e online. Você também poupa o tempo de deslocamento, já que as atividades presenciais acontecem duas vezes por módulo, além de se formar em dois ou três anos.

8- Você consegue conciliar trabalho, estudo e vida pessoal de forma mais fácil.

Você estuda na sua casa, no seu tempo livre e organiza os próprios horários para conciliar as saídas de fim de semana, o trabalho e o seu diploma. Basta ter acesso à internet e acompanhar os prazos de entregas de tarefas.

Para saber mais sobre a graduação a distância acesse unochapeco.edu.br/ead

E você, tem alguma curiosidade ou dúvida sobre a graduação a distância? Deixe nos comentários que a gente responde =)