Procurando um curso de Pós para 2022? Veja nossas opções!

É a hora de procurar opções e já deixar tudo encaminhado para sua pós.

22/12/2021
Por: Unochapecó
Procurando um curso de Pós para 2022? Veja nossas opções!

Nessa época do ano, boa parte das pessoas começa a planejar o ano que está prestes a começar. Para aquelas que pensam em fazer um curso de pós, essa é a hora de procurar opções e já deixar tudo encaminhado.

Aqui na Unochapecó há diversas possibilidades para você fazer uma especialização, melhorar seu currículo e se destacar no mercado de trabalho.

Nossos cursos são divididos em seis áreas do conhecimento – Agrárias e Ambiente, Comunicação e Criatividade, Gestão e Negócios, Humanidades, Politécnica e Saúde – e temos opções presenciais e digitais. 

Mas antes de apresentar mais detalhes sobre as áreas e as especializações que oferecemos, vamos entender por que um curso de pós é importante para sua carreira e vai fazer diferença na sua vida.

 

1 - Atualização profissional

Depois de passar pela graduação e mesmo com alguns anos de experiência no mercado, é fundamental retomar (ou continuar) os estudos para se atualizar, especialmente nas últimas duas décadas, em que o desenvolvimento tecnológico vem transformando constantemente a teoria, a prática e até mesmo as relações profissionais.

De volta à sala de aula – física ou digital – você entra em contato com novos conteúdos e com pessoas que, em algum nível, têm interesses semelhantes aos seus. 

Essa troca, seja entre professor e aluno, seja entre colegas, é muito positiva para seu desempenho no trabalho.

Quando passamos muito tempo fazendo uma coisa da mesma maneira, dificilmente percebemos, por conta própria, que há outras formas de fazer que são mais eficientes, mais baratas e trazem resultados melhores. 

E em um curso de pós todos esses benefícios estão associados e representam muitas vantagens para sua carreira.

 

2 - Busca por novas oportunidades

Por mais que você goste do seu trabalho, da sua empresa e da equipe com quem você divide as responsabilidades (e conquistas), é natural querer mudar de vez em quando. 

Mas, para se lançar ao mercado em busca de um novo emprego, é importante ter um diferencial que jogue a seu favor, mostrando seu interesse em permanecer aprendendo e se qualificando para entregar resultados cada vez melhores.

 

3 - Transição de carreira

Há casos em que o desejo não é apenas mudar de emprego, mas partir para outra área de atuação, outro nicho de mercado, relacionado ou não à formação inicial.

Nesses casos, fazer um curso de pós é muito recomendado, pois você pode escolher uma especialização na área que deseja se qualificar, sem, necessariamente, fazer uma nova graduação.

Ou seja, você aproveita todo seu conhecimento prévio, tanto do ensino superior quanto do mercado de trabalho, e direciona para um novo segmento com o apoio dos novos conhecimentos que vai aprender na pós.

 

Áreas do conhecimento

Quando falamos das áreas do conhecimento,  é possível perceber esse movimento entre as diferentes áreas. Isso porque, apesar das especificidades de algumas profissões, em algum nível sempre vai haver informações e habilidades que se cruzam, se misturam e se complementam.

Então, nada impede que um profissional graduado em educação física faça uma especialização em gestão de pessoas para aprender a gerir o time que ele lidera no seu empreendimento. 

Veja quais são as áreas do conhecimento da Unochapecó e depois confira informações sobre os cursos.

 

Agrárias e Ambiente

Nesta área estão alocados os cursos de pós-graduação relacionados à agronomia, ciências biológicas, medicina veterinária e zootecnia. 

No entanto, alguns cursos da área de Agrárias e Ambiente também atendem demandas de engenheiros, arquitetos e profissionais graduados em outros cursos que buscam qualificação para atuar em outros segmentos do mercado.

 

Comunicação e Criatividade

Profissionais graduados em design, jornalismo, publicidade e propaganda, produção audiovisual são os que mais buscam especializações na área de Comunicação e Criatividade.

Esses cursos também atraem administradores e empreendedores que almejam implantar ou melhorar os fluxos de marketing e comunicação nas empresas.

Alguns deles, por serem mais abrangentes, são procurados por profissionais de outras áreas também, já que comunicação é fundamental, independentemente da carreira escolhida. 

Da mesma forma, em todos os tipos de organização, gestores e colaboradores podem melhorar os processos a partir de soluções criativas e do emprego de ferramentas tecnológicas que garantam mais agilidade e qualidade às entregas

 

Gestão e Negócios

Esta área é a mais popular quando se trata de cursos de pós, afinal de contas, não há empreendimento que dispense uma gestão eficiente e habilidades para atender, negociar e vender. 

Assim, entre as especializações dessa área destacam-se as que focam na administração de negócios, na gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes, em estratégias de liderança e gestão de conflitos, bem como em finanças, controladoria e contabilidade.

Apesar de oferecer alguns cursos bastante abrangentes, há também os que atendem nichos específicos, com disciplinas totalmente voltadas à compreensão de aspectos técnicos relacionados a determinado segmento.

É o caso de cursos de gestão para cooperativas, para clubes de futebol, para startups. Ainda que a base teórica seja a mesma, todos esses mercados têm demandas próprias que precisam ser abordadas para desenvolver competências que façam a diferença no dia a dia dessas instituições.

 

Humanidades

Direito, pedagogia, psicologia, serviço social e as licenciaturas em geral pertencem a essa área do conhecimento. 

Logo, os cursos de pós são voltados, especialmente, para profissionais que fizeram essas graduações. 

Contudo, por lidarem diretamente com questões inerentes aos seres humanos e a suas relações com outras pessoas e com as instituições, também há cursos com turmas bastante ecléticas, composta por profissionais com formação em outras áreas.

 

Politécnica

Arquitetura e urbanismo, ciência da computação, matemática, sistemas de informação e todas as engenharias são os cursos que mais remetem alunos para as especializações da área Politécnica.

Graduados em agronomia, zootecnia, ciências biológicas também buscam por cursos dessa área, já que há muitas possibilidades de formação e atuação nesse mercado.

 

Saúde 

Esta área concentra profissionais graduados em enfermagem, farmácia, medicina, biomedicina, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, educação física, odontologia, psicologia.

Considerando o nível de especialização dos profissionais de saúde, essa área também oferece diversas opções de qualificação.

Boa parte dos cursos, no entanto, exige formação prévia na área, o que limita um pouco a procura por profissionais de outras áreas.

 

Cursos digitais

As especializações na modalidade digital são ideiais para você que tem dificuldade em encaixar um curso de pós na rotina, que mora em outra cidade ou, simplesmente, prefere estudar no seu ritmo.

Os cursos digitais iniciam no tempo de cada aluno. Basta fazer sua matrícula e seu acesso à plataforma já será liberado para você assistir às aulas, participar dos fóruns e realizar as atividades propostas.

Nessa modalidade, dependendo da frequência com que você acompanha os módulos e entrega os trabalhos, é possível concluir o curso em 8 meses.

Os professores dos cursos de pós digitais são os mesmos que atuam nas turmas presenciais. Ou seja, a única diferença é o formato das aulas, que acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). 

A qualidade do curso e o compromisso com a sua formação são os mesmos em qualquer modalidade. 

Para saber mais sobre os cursos de pós digitais, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp.

 

Cursos presenciais

A Unochapecó lançou diversos cursos de pós presenciais no último mês. A maioria ainda está com inscrições abertas e o início das aulas está previsto para março de 2022.

Para conhecer os cursos, acesse nosso site, filtre por área do conhecimento, escolha o que melhor atende as suas necessidades e inscreva-se. 

A matrícula é gratuita e egressos da Unochapecó têm outras vantagens.

Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp. Será um prazer atender você!

comments powered by Disqus