Central de Materiais e Esterilização: um conhecimento essencial na Enfermagem

A pandemia do coronavirus evidenciou a importância do conhecimento em processos de esterilização

31/08/2020
Por: Eduarda Carlesso

Quando pensamos em enfermagem, logo ligamos a atividade ao hospital. Mesmo que o profissional possa exercer seu papel em muitos outros lugares, o enfermeiro é essencial para o funcionamento desse ambiente, em diversas funções. Dentre elas destaca-se a gestão dos equipamentos médicos hospitalares dentro das CME’s. Você sabe o que essa sigla significa?

CME é a sigla para Central de Material e Esterilização, um setor de extrema importância dentro dos hospitais cujo objetivo é a conservação, esterilização e distribuição dos artigos médicos hospitalares. Mas por quê é tão importante? Segundo dados do Ministério da Saúde, infecções hospitalares ocorrem em cerca de 14% das internações. Isso pode acontecer em consequência da má administração da CME e do fato de o ambiente hospitalar concentrar pessoas debilitadas e vulneráveis, além de patogenias e bactérias resistentes.

Com a pandemia mundial do coronavírus, esse assunto alcançou uma nova dimensão. A desinfecção tornou-se ainda mais importante, não só dentro dos hospitais. Isso por que as evidências atuais indicam que o vírus pode permanecer por horas, ou dias, em determinadas superfícies, dependendo do tipo do material. Por isso, a limpeza desses objetos e locais tornou-se tão relevante no combate a essa doença. 

Dentro do ambiente hospitalar, as CMEs tiveram que adequar e acrescentar alguns procedimentos na rotina padrão com o objetivo de impedir a transmissão do coronavírus. A NasceCME (Núcleo de Assessoria, Capacitação e Especialização voltado à Central de Material e Esterilização) emitiu uma nota técnica, onde declara: 

“O produto do trabalho dos profissionais de Enfermagem das CMEs repercute diretamente na saúde. Nossa crença é que a equipe da CME oferta o cuidado transversal, fundamental, presente em cada produto para a saúde, em todos os cenários, para todos os pacientes e profissionais da saúde.”

Ou seja, percebe-se a importância desse setor para os hospitais, além de todos os profissionais da enfermagem que atuam nele, seja no combate ao coronavírus ou às demais infecções, contribuindo para a segurança de todos. 

Ser um profissional especializado é um diferencial para quem deseja atuar dentro de um CME. Isso por que é essencial conhecer a fundo os procedimentos para cada material, saber coordenar os integrantes desse setor e avaliar a qualidade das atividades executadas, prevenindo alterações que possam comprometer o serviço. Além disso, também é importante se atualizar constantemente para compreender novas formas de contaminação microbiológica. Dessa forma, o enfermeiro desenvolve habilidades técnicas e gerenciais para lidar com a complexidade da atuação no CME.

 

Confira os cursos de pós-graduação com inscrições abertas na Unochapecó clicando aqui.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários que a gente reponde!

 

 

comments powered by Disqus