Quais são as melhores modalidades de ensino para uma pós

A tecnologia tem nos permitido explorar novas modalidades de ensino.

16/06/2021
Por: Unochapecó
A tecnologia tem nos permitido explorar novas modalidades de ensino.

A tecnologia tem nos permitido explorar novas modalidades de ensino, em todos os níveis. Cursos de pós-graduação também seguem essa linha e podem ser realizados de forma presencial e on-line.

Neste texto vamos expor as principais diferenças entre essas modalidades de ensino, apontando prós e contras de cada uma de acordo com a sua rotina, seu perfil de aprendizagem e, inclusive, o orçamento disponível para a pós-graduação.

Para começar, vale ressaltar que, qualquer que seja a sua opção, é muito importante analisar o histórico da instituição de ensino superior que está oferecendo o curso.

Agora, iniciamos a descrição das principais modalidades de ensino de pós-graduação e suas variáveis.

 

Pós-graduação presencial

 

Mesmo com a pandemia, que acelerou o processo de digitalização da sociedade, obrigando inúmeras pessoas a utilizarem ferramentas tecnológicas para a comunicação e outros tantos processos relacionados ao trabalho e à vida pessoal, os cursos presenciais ainda estão entre as principais modalidades de ensino.

Assim, essa modalidade é, também, a mais conhecida. Porém, ainda assim, cursos de pós-graduação presenciais podem variar quanto à duração, frequência das aulas e concentração das disciplinas, por exemplo.

 

Aulas em finais de semana

 

Uma das opções encontradas por quem busca cursos de pós-graduação presenciais é a grade com aulas aos finais de semana.

Essa proposta de distribuição das disciplinas é a mais utilizada por instituições que trazem professores de fora para ministrar as aulas e se baseia em critérios de aproveitamento de tempo e de recursos financeiros.

Isso porque, o professor convidado precisa se deslocar entre cidades, e isso gera custo com transporte, hospedagem, alimentação, e toda a logística de locomoção do hotel à universidade.

Logo, é melhor aproveitar o tempo e o dinheiro investidos e concentrar a carga horária da disciplina em um ou dois finais de semana, sendo que o mais comum são aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados, manhã e tarde. 

Porém, dependendo da carga horária da disciplina e até mesmo da disponibilidade de espaço da instituição, esses dias e horários podem variar, inclusive com aulas aos domingos.

Mas, quem está em busca de especialização e focado em ampliar seus conhecimentos, geralmente topa o desafio. 

 

Aulas concentradas

 

Outra opção adotada por universidades para oferta de cursos de pós-graduação presenciais são aulas concentradas. 

Nesse modelo, as aulas geralmente acontecem em dois turnos (manhã e tarde, tarde e noite, manhã e noite), de segunda a sexta-feira, podendo se estender até o sábado, dependendo da carga horária.

Essa alternativa, além de otimizar recursos financeiros, também se aplica a disciplinas práticas, que envolvem o desenvolvimento de projetos, que precisam ter início, meio e fim em um determinado período de tempo.

Outra situação em que esse cronograma é útil é quando a disciplina é realizada por meio de visitas técnicas, viagens de estudo ou outras atividades extraclasse que exigem períodos mais longos para a apreensão de conceitos e conhecimentos.

 

Aulas regulares

 

Bem menos comuns nos casos de cursos de pós-graduação, as aulas regulares seguem horários fixos, com cronograma diário em um turno pré-definido - todas as manhãs ou todas as noites.

Essa é uma possibilidade que se aplica a mercados com horários de trabalho alternativos ou flexíveis, em que os profissionais não precisam estar disponíveis em horário comercial, por exemplo. 

Instituições que oferecem cursos de pós-graduação nessa modalidade de ensino, geralmente, possuem corpo docente próprio para ministrar as aulas, dispensando gastos com a logística inerente aos professores convidados. 

 

Esta é a melhor opção para você?

 

Se você dispõe de tempo para frequentar aulas presenciais, incluindo disponibilidade para deslocamento até a universidade e faz questão do contato com pessoas - professores e colegas - e com o ambiente universitário, provavelmente esta é uma das modalidades de ensino mais indicadas para você.

 

Pós-graduação a distância

 

O principal diferencial das pós-graduações a distância é a flexibilidade de estudar onde e quando quiser, especialmente quando a instituição oferece cursos com aulas gravadas em vez de aulas ao vivo.

Inclusive, essas são as duas principais variações dessa modalidade de ensino: enquanto alguns cursos têm aulas ao vivo, para assistir e interagir em horários pré-definidos, outros disponibilizam aulas gravadas, que você assiste no horário que ficar melhor para você.

 

Prós e contras das aulas gravadas e ao vivo

 

Para quem busca flexibilidade, as aulas ao vivo não são a melhor opção, já que exigem que você esteja disponível em dias e horários marcados para participar da aula.

Por outro lado, possibilitam a interação em tempo real com professores e colegas, o compartilhamento de ideias e conhecimentos durante a exposição dos conteúdos, e oferecem uma experiência mais próxima das aulas presenciais.

As aulas gravadas são a opção perfeita para quem não tem rotina de horário, tanto de trabalho quanto de atividades pessoais, e não conseguem incluir um compromisso fixo na agenda.

Outra vantagem é que, como as aulas são gravadas, é possível assistir mais de uma aula por dia, ou mesmo ‘maratonar’ uma disciplina.

Mas tudo na vida tem dois lados, e quando se trata de modalidades de ensino, a regra também se aplica.

Aulas gravadas podem ser um problema para pessoas pouco disciplinadas, que tendem a procrastinar e vão deixando para depois. Então, antes de optar por essa modalidade, defina um horário para os estudos e adote estratégias que facilitem cumprir o cronograma estipulado. 

 

Já sabe qual dessas modalidades de ensino é a melhor para você?

 

Como vimos, qualquer uma das modalidades de ensino de cursos de pós-graduação tem vantagens e desvantagens. Antes de optar por uma, é importante que você avalie sua disponibilidade de tempo, seu comprometimento com as aulas e com as atividades.

Outro ponto a se analisar também é o orçamento. Via de regra, cursos presenciais têm custos mais altos, não só com mensalidade, mas também com deslocamento e alimentação.

De qualquer forma, não adianta escolher apenas baseado nas modalidades de ensino. O mais importante é que você se identifique com o curso e que a proposta realmente agregue valor na sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

E, não podemos esquecer de outra questão fundamental na hora de tomar a decisão: a instituição de ensino, que deve ser reconhecida e comprometida com a qualidade dos cursos que oferece, qualquer que sejam as modalidades de ensino disponíveis.

 

Pós-graduação presencial e digital na Unochapecó

 

Aqui na Unochapecó você encontra cursos de pós-graduação nas modalidades de ensino presencial e digital, em diversas áreas.

Acesse nosso site para conhecer os cursos com inscrições abertas ou nos chama no WhatsApp se tiver alguma dúvida.

comments powered by Disqus