A melhor estrutura para sua especialização está aqui

A Unochapecó é uma das melhores universidades do estado.

09/09/2021
Por: Unochapecó
A melhor estrutura para sua especialização está aqui

A Unochapecó é uma das melhores universidades do estado. Fazer uma especialização aqui significa abrir novos caminhos para o seu futuro e ter uma experiência diferenciada. 

É sobre esses diferenciais que vamos falar neste texto. Afinal, uma universidade que se destaca na sua região de abrangência oferece vantagens que vão além da sala de aula e garantem a qualidade do ensino e da formação.

Confira a seguir alguns motivos para escolher a Unochapecó na hora de fazer sua especialização.

Várias opções de cursos de especialização

Para começar, a Unochapecó oferece cursos de pós-graduação em várias áreas, atendendo a necessidade do mercado, que busca mão de obra qualificada, e dos profissionais, que procuram uma especialização que agregue valor ao seu currículo e possibilite subir alguns níveis na carreira.

Assim, cada curso está relacionado a uma das seis escolas do conhecimento, definidas pela Unochapecó.

  1. Agrárias e ambiente
  2. Comunicação e criatividade
  3. Gestão e negócios
  4. Humanidades
  5. Politécnica
  6. Saúde

Basta consultar o site para conferir os cursos com inscrições abertas ou, então, preencher o formulário de interesse, disponível abaixo da descrição dos cursos, para ser informado quando houver oferta de novas turmas dos cursos que já estão em andamento.

Corpo docente reconhecido pela experiência e qualificação

A Unochapecó mantém programas permanentes de incentivo à formação continuada e ao desenvolvimento de pesquisas, o que favorece a participação de professores em cursos de qualificação, congressos e eventos, e até mesmo em programas de pós-graduação como mestrado e doutorado em outras instituições, no Brasil e no exterior.

Dessa forma, o corpo docente se mantém atualizado e em constante aprendizado, possibilitando maior segurança e autoridade para trabalhar todos os aspectos relacionados à determinada disciplina ou área de especialização.

Estrutura completa para uma experiência memorável

Com salas de aula confortáveis, equipadas com todos os recursos necessários para a realização das atividades, a Unochapecó dispõe de uma das melhores estruturas físicas da região.

Por isso, é referência no segmento e está sempre entre as mais lembradas.

Os estudantes geralmente conhecem os espaços utilizados pelo curso que frequentam - salas de aula, laboratórios, biblioteca, áreas de convivência - e, assim, não têm muita noção do tamanho da Unochapecó, não só físico, mas da sua relevância no cenário do ensino superior em nível estadual e nacional.

Confira alguns números da Unochapecó

  • + 140 laboratórios
  • 66.635 títulos e quase 146 mil exemplares disponíveis na biblioteca
  • 4 plenários
  • 6 auditórios
  • salão nobre com 500 lugares
  • mais de 400 professores (sendo que 80% são mestres ou doutores)
  • mais de mil alunos matriculados em cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado)

Além disso, oferece à comunidade acadêmica agência bancária, caixas eletrônicos, central de serviços, espaços de convivência, cantinas, cafés, restaurantes e estacionamento próprio. 

Esses itens não têm nada a ver com ensino superior, mas têm tudo a ver com o compromisso da Unochapecó em disponibilizar diferenciais que visam facilitar a rotina dos estudantes.

Laboratórios modernos para uma formação integral

Voltando aos recursos pedagógicos, que certamente são os mais relevantes para uma universidade, vamos falar dos laboratórios da Unochapecó, que possibilitam a realização de atividades práticas, experimentos, integração e produção de conhecimento

Claro que algumas áreas, como a da Saúde, demandam mais laboratórios e espaços para o atendimento de pacientes ou para a prática de habilidades necessárias no exercício profissional. 

Contudo, todos os cursos têm acesso a laboratórios de informática, alguns, inclusive, com softwares específicos para determinadas finalidades. E mesmo os cursos que, aparentemente, são baseados em atividades teóricas, como Direito, possuem laboratórios próprios que simulam o dia a dia da profissão.

Já mencionamos que a Unochapecó possui mais de 140 laboratórios. Dessa forma, é impossível descrevê-los ou mesmo listar todos eles aqui. Então, selecionamos alguns para reforçar a importância desses espaços na formação profissional, seja na graduação, seja em cursos de especialização.

Laboratórios de Informática

Esses são de uso comum, exceto os que possuem alguma especificidade voltada ao atendimento de algum curso específico.

Laboratório de Práticas Jurídicas

Utilizado para a realização de atividades simuladas na área jurídica - júris, audiências, julgamentos, entre outras. O espaço lembra um Tribunal do Júri, para que os estudantes se sintam mais próximos da prática profissional.

Laboratório de Anatomia

É utilizado em diversas disciplinas dos cursos da área da Saúde. O curso de Medicina Veterinária possui um laboratório de anatomia exclusivo, onde são realizadas técnicas de dissecação de animais domésticos e procedimentos de necropsia em cadáveres de animais domésticos e silvestres.

Laboratório de Solos

Estudos de rochas, minerais, formação e classificação de solos são algumas das atividades desenvolvidas nesse espaço, que visam preparar os estudantes para o uso e manejo do solo, conservação, sustentabilidade da produtividade ao longo dos anos e preservação do meio ambiente. 

Topografia e Geoprocessamento

Inclui equipamentos para levantamentos topográficos e planialtimétricos como estação total e GPS de precisão. Softwares para a produção e análise de cartografias na área de geotecnologia e drones que permitem levantamentos através de fotogrametria. A caixa de areia possibilita simulações topográficas e auxilia nos projetos de terraplenagem, movimentação de terra e análise de declividades. 

Centro de Residência em Software

Espaço utilizado especialmente pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, abriga os Laboratórios de Desenvolvimento de Software, de Hardware, de Teste de Software e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Metodologias Ativas

Sala que disponibiliza ambiente interativo e dinâmico para estimular o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Possibilita a realização de aulas com diversas metodologias, como rotação por estações e sala de aula invertida.

Laboratório de Criação Visual

O laboratório de Criação Visual é um espaço inovador. Possui 45 iMacs com o pacote Adobe Creative Suite completo. Nele são trabalhadas todas as disciplinas relacionadas à criação visual.

Pronto 3D

Utilizado para o desenvolvimento de atividades de prototipagem e soluções tridimensionais. O espaço possui aspecto lúdico-didático e é utilizado para criações de produtos e modelos por meio de diversas tecnologias de prototipação. É equipado com máquina de corte laser, CNC e impressora 3D.

Academia Escola

Com excelente infraestrutura para os usuários, a Academia Uno permite que estudantes do curso de Educação Física realizem atividades práticas durante as disciplinas e tenham contato direto com o público externo durante a formação. 

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Utilizado para a determinação de algumas propriedades mecânicas dos materiais de engenharia, fundamentais para o desenvolvimento de projetos de estruturas, peças, componentes e máquinas. 

Horta

Atende especialmente o curso de Gastronomia, onde os estudantes colhem temperos fresquinhos para preparar as receitas de diferentes disciplinas.

Variedade, qualidade e diferenciais: faça sua especialização na Unochapecó

Agora que você conhece um pouco mais da estrutura que a Unochapecó oferece para os estudantes, que tal conferir os cursos de especialização com inscrições abertas e fazer uma pós-graduação em uma das melhores universidades de Santa Catarina?

Se não encontrar tudo que procura no site, pode nos chamar no WhatsApp. Será um prazer falar com você.

comments powered by Disqus