O que garante um bom salário?

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre salários baixos

15/08/2019
Por: Bruna Gatto
Uma graduação pode auxiliar no crescimento profissional e salarial. (Foto: Bruna Gatto)

Quando ingressamos no mercado de trabalho nos deparamos com diversas experiências e metas a serem alcançadas, e uma delas é a realização salarial. Quem nunca sonhou em ganhar um bom salário logo no primeiro emprego? Para isso, é necessário uma boa qualificação profissional. Experiência profissional, cursos e especializações realizados e a universidade de formação são pontos importantes na hora da avaliação - currículo não garante emprego, é verdade, mas é uma grande vantagem em relação ao conhecimento e experiência que podem fazer a diferença na hora da inserção no mercado.

Antes de tudo, para conquistar o emprego é necessário candidatar-se. Parece um passo muito simples e até mesmo óbvio, né? Mas o mercado de trabalho nem sempre tem disponibilidade para todos os profissionais e é preciso estar preparado para as oportunidades que possam surgir e que você tem a intenção de buscar.

Como a graduação pode ajudar

Investir em qualificação nos dias atuais é imprescindível. Um dos diferenciais que ajuda a aumentar as chances de conseguir o emprego desejado e, consequentemente, um bom salário é o curso superior. Buscar uma graduação traz conhecimento e faz a diferença no momento da disputa por uma colocação no mercado de trabalho, isso porque quem possui um diploma não somente está preparado com conhecimento e instrução, como se enquadra nas categorias profissionais que o mercado pede.

Na maioria dos casos, já faz toda a diferença na hora de conversar sobre o salário com o empregador: prepara a pessoa para negociar o que ela acha justo receber.

Todos sabemos que os salários baixos são a maioria no mercado atual. Mas a verdade que ninguém nunca te contou sobre eles é que podem ser evitados. Tudo começa quando a busca por conhecimentos é considerada como uma etapa fundamental desta construção. Como dito anteriormente, o passo principal a ser considerado é uma graduação: ela fornece o conhecimento essencial para ser aplicado na função que for exercer.

Antes desse passo, no entanto, é de suma importância conhecer o curso e a universidade em que se pretende obter o diploma, pois a qualidade de ensino e a capacidade de inserir o profissional formado no mercado também farão a diferença para quem busca construir uma carreira.

A formação é a primeira experiência profissional, que vai ajudar na construção das habilidades técnicas e consequentemente fornecer a bagagem de conhecimentos e experiências na área de atuação. Segundo a Mestre e Doutora em Administração, Cleunice Zanella, quanto mais atividades desempenhamos em determinada área, melhores nos tornamos. "O salário será uma consequência de nossas ações, muito além do que está descrito no currículo", finaliza.

E você, tem alguma curiosidade ou dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde =)