5 motivos para aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma pode te trazer vantagens e oportunidades

11/08/2020
Por: Eduarda Carlesso

Aprender um novo idioma pode proporcionar inúmeras oportunidades, seja na sua vida pessoal ou profissional, não é mesmo? Segundo a Galileu, estudos demonstram que o aprendizado de uma nova língua também pode proporcionar benefícios cognitivos e à saúde, como melhorar a memória e certas habilidades. Por isso, listamos 5 motivos para você aprender um novo idioma:

1.Desenvolve habilidades

Como já mencionado, uma nova língua pode melhorar sua memória. Além disso, o estudo das estruturas de outras línguas pode melhorar sua atenção e concentração, o que vai te permitir conciliar várias atividades ao mesmo tempo. O processo de raciocínio em outro idioma também estimula o sistema cognitivo, fazendo com que você desenvolva a capacidade de tomar decisões mais sistemáticas e rapidamente.

2.Conhecer novas culturas

Quando estamos aprendendo um novo idioma, não estamos apenas assimilando novas palavras, é possível se envolver com todos os aspectos daquela nova linguagem. Conhecer os países que falam a língua, a história, a cultura e costumes das pessoas que vivem lá. Compreendendo tudo isso, você se conecta com as diferenças que existem no mundo e enxerga as coisas por outra perspectiva.

3.Viajar e fazer intercâmbios

Se você souber se comunicar em outra língua, suas viagens podem ficar ainda melhores. Você pode conversar com moradores locais sobre dicas de onde ir, o que fazer e onde comer. Além disso, pedir informações também fica muito mais fácil e a possibilidade de se perder diminui. Saber o que está sendo dito no ambiente em que você está também pode ser interessante, inclusive para sua segurança.

Saber outro idioma também pode possibilitar oportunidades de viajar durante a sua graduação. Fazer intercâmbios de estudo agregam muito o seu currículo, e te permitem viver experiências e aprender assuntos do seu curso de outras perspectivas, além de fortalecer sua comunicação na língua local do país que você estiver.

4.Mais oportunidades na carreira profissional

Hoje em dia, saber outros idiomas é uma competência muito valorizada pelas empresas. Por isso, aprendê-los ainda durante a graduação pode ser importante, pois você já entra no mercado de trabalho com essa vantagem. A habilidade de se comunicar em outras línguas pode abrir portas para trabalhos em empresas multinacionais e, enquanto trabalha, você ainda pode conhecer outras partes do mundo! Sem contar que o salário, com certeza, será muito melhor.
Isso também pode ser importante para você construir uma rede de contatos profissional - o networking - internacional, aumentando as possibilidades de trabalho fora do país.

5. Melhora sua criatividade

A criatividade é importante em qualquer carreira, né? E o aprendizado de uma nova língua pode melhorá-la. Falar outro idioma faz com que nosso cérebro desenvolva mais flexibilidade de ideias, para tornar possível a comunicação em mais de uma língua. O esforço para realizar associações e analisar palavras durante a formação das frases está diretamente relacionado ao estímulo da criatividade.

Curtiu todas essas vantagens de aprender outro idioma? Como já mencionado, aprender uma nova língua ainda durante a graduação é muito importante para você entrar no mercado de trabalho preparado para todas as possibilidades, e, além disso, ter todos esses benefícios que foram listados. Quem não sonha em viajar o mundo, né?

Aqui na Uno isso é possível. A Altissia - uma escola belga de idiomas - disponibiliza 22 idiomas totalmente de graça para todos os estudantes da Universidade. Bilíngue, trilíngue, quadrilingue… O estudante da Uno pode escolher o que quer ser.

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que a gente responde!