Conceito Máximo

Avaliação do MEC: o que faz uma universidade ser conceito 5?

31/07/2019
Por: Bruna Gatto
Em Santa Catarina, apenas duas universidades obtém conceito máximo. (Foto: Bruna Gatto)

Atualizado em outubro de 2019

 

Após aprovação no ensino médio, o próximo passo surge à cabeça: qual universidade escolher? Pois bem, é possível estar ciente dos benefícios e das qualidades de diferentes universidades espalhadas por todo o país, e isso é possível através das notas disponibilizadas e concedidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC fornece conceitos de categorias presentes em uma instituição de Ensino Superior, o que irá definir se a Universidade, Faculdade ou Centro Universitário estão de acordo com os pré-requisitos denotados pelo Ministério. O que inclui a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

No Brasil, há cerca de duas mil instituições. Cada uma com suas respectivas notas, que vão de 1 a 5, sendo 1 a mais baixa e 5 a maior delas.

 

Como funciona a avaliação

 

A cada ano, o órgão governamental federal responsável pela regulamentação e fiscalização do ensino no Brasil (MEC), avalia Centros Universitários, Universidades e Faculdades. O objetivo principal é analisar os cursos oferecidos, se a instituição disponibiliza mestrados e doutorados, pós-graduações e projetos de pesquisa, as chamadas especializações. As estruturas, tanto em salas de aula, bem como áreas de lazer e eventos, também são avaliadas.

A Instituição recebe três professores credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz o trabalho de avaliação das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Durante dois dias presentes nas instituições, os profissionais, acompanhados por um docente, avaliam salas de aula, laboratórios de cursos e de leituras (biblioteca), equipamentos de som e imagem, acessibilidade, luzes internas e externas, qualidade e variedade de cursos e corpo docente e locais de possível estágio dos estudantes.

Para os cursos em si, após as visitas, no último dia, um dos profissionais prepara uma conversa com os acadêmicos. Sem a presença da coordenação, os alunos são questionados à avaliar as temáticas do curso entre estrutura, qualidade dos professores e dos laboratórios e o acesso dos alunos à coordenação e docentes.

O  instrumento de avaliação prevê certas especificidades e critérios utilizados para determinar os conceitos das Universidades. Cada categoria deve apresentar:

- Laboratórios: atender as necessidades do curso de acordo com o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) e com as respectivas normas de funcionamento, utilização e segurança, com serviços de apoio técnico e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados. Atender às normas de segurança.

- Salas de aula: apresentar manutenção periódica, conforto, disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação e acessibilidade.

- Corpo docente: apresentar conteúdos dos componentes curriculares; abordar a relevância para a atuação profissional e acadêmica do aluno. Dedicação à docência, atendimento aos discentes, participação em colegiado, planejamento didático e a preparação de aulas. Possuir experiência profissional que permita apresentar exemplos contextualizados em relação a problemas práticos do fazer profissional.  

- Coordenação dos cursos: Apresentar disposição no atendimento de docentes considerando a gestão do curso, em relação com os docentes e alunos. Diagnosticar problemas e, se possível, resolvê-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uno é conceito 5

 

Qualidade de ensino, estruturas e acessibilidade necessárias para todos os públicos, cursos e professores, notas do Enade de ingressantes e de egressos. Estes e outros quesitos analisados englobam a Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó que possui conceito 5 denotado pelo E-mec adquirido em 2017, mas atribuído à Universidade em 2018. A Instituição conquistou nota máxima. O resultado indica que são cumpridas as mais exigentes normas de ensino.

Até a última avaliação, a Uno já possuía conceito alto. Em 2016 apresentava nota 4, o que significa grande qualidade e relevância da instituição. A partir do conhecimento de obter nota 4, a instituição realizou melhorias e pode aumentar a qualidade dos cursos oferecidos, partindo então para a nota máxima. O motivo se enquadra em uma nova aprovação de doutorado em Ciências Ambientais, que conclui, atualmente, dois doutorados e sete programas de mestrados.

No Brasil são 21 Instituições com nota 5 e em Santa Catarina, apenas duas instituições possuem nota máxima, uma delas é de Chapecó, o que representa o esforço da instituição. Segundo o Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, a avaliação passa por uma série de quesitos, que são visitados e avaliados um por um. "O somatório de todas essas notas é que nos deu o conceito máximo, ou seja, tiramos muitas notas 5 para chegar à nota final”.

 

Para ter uma noção do valor de cada conceito, as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, a nota 3 atende os parâmetros, a nota 4 é muito bom e a 5 é ótima, acima das expectativas.

 

Como um aluno deseja tirar nota 10, a instituição cumpriu as normas de ensino exigidas pelo MEC e se tornou a 2º melhor Universidade de Santa Catarina.  A Unochapecó é credenciada como Universidade Comunitária e a nota indica que é uma das melhores do país. Segundo o Reitor, se for considerado somente as universidades, no Brasil são 21 com nota 5 e no estado, a Unochapecó é a segunda Universidade a conseguir este feito, a única da região Oeste. "Isso reafirma que estamos na construção de uma Instituição que produz conhecimento, desenvolve a região e oferece o ensino com a melhor qualidade do país", completa.

 

Cursos nota máxima

 

Todos as categorias exigidas dentro de uma instituição também são avaliadas individualmente nos cursos. Os critérios utilizados incluem estruturas das salas de aula, laboratórios, organização didático-pedagógica, corpo docente, organização dos sites, entre outros. Estes critérios formam o CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Neste ano, a Unochapecó recebeu profissionais representantes do Inep a fim de avaliar não somente a universidade como um todo, mas os cursos oferecidos. Os processos de avaliação são: Censo Superior, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e avaliações locais realizadas pelas comissões.

Dentre os quase 40 cursos dispostos pela Unochapecó, no ano passado e este, sete conquistaram o conceito 4 na avaliação e dez nota 5. Apresentar estruturas de qualidade e acessíveis, laboratórios que atendem de forma qualificada e dispõem de equipamentos novos e eficientes para auxílio das práticas, são parte da base de ensino dos acadêmicos e exigências adotadas pelo programa de avaliação. Tais condições apresentadas por dez cursos: Farmácia, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Agronomia, Direito, Engenharia Civil, Design e Ciências Econômicas foram retratadas.

A conquista não é individual. Todos ganham. Professores, acadêmicos e também os alunos que irão frequentar os laboratórios e salas de aula futuramente. Para a coordenadora do curso de Farmácia da Unochapecó, professora Adriana Gasparetto Soletti, o sucesso só é alcançado quando todos os envolvidos se tornam parte, quando todos os esforços se unem para conquistar um objetivo maior e acima de tudo e se acredita na qualidade do fruto deste trabalho.

Para os cursos, a conquista representa os esforços coletivos para que tudo ficasse completo e que fosse de melhor qualidade para receber os alunos. Tal aproveito que não somente os que já integram os cursos e a universidade, mas os novos alunos que farão parte da conquista realizada por estes dez cursos e de outros que podem surgir.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física, professora Jaqueline Reni Loss, os alunos saem preparados para o mercado de trabalho e fazem com que o curso, com 20 anos de história na universidade, possa evidenciar um momento nostálgico e prazeroso. "Trabalhar e estar à frente neste processo não foi tão difícil, me senti acolhida e fortalecida por ter professores comprometidos que 'pegam junto' sem medir esforços", comenta.

De acordo com a coordenação de Publicidade e Propaganda, a nota representa os estudantes neste momento, no sentido de que há um movimento para aprender mais e buscar ser sempre melhor. "Precisamos entregar um ensino de qualidade, com responsabilidade, pois temos acadêmicos que demandam isso", comenta Valéria Feijó.

 

Dentre tantas conquistas, a Unochapecó deseja ainda mais. Você também pode fazer parte deste grupo apto a desfrutar das qualidades e conquistas dos cursos que já conseguiram a nota cinco e os demais que estão no caminho da tão almejada nota máxima

 

Tem alguma curiosidade ou dúvida sobre a nota do MEC? Deixe nos comentários que a gente responde =)

 

 

comments powered by Disqus