Como se destacar no trabalho? Confira 5 dicas!

Com tantas pessoas desempenhando funções iguais ou similares às suas, como se destacar no trabalho?

25/11/2021
Por: Unochapecó
Com tantas pessoas desempenhando funções iguais ou similares às suas, como se destacar no trabalho?

Com tantas pessoas desempenhando funções iguais ou similares às suas, como se destacar no trabalho?

Essa é uma dúvida muito comum, especialmente para quem já está no mercado há mais tempo e vê a equipe se renovando, com colegas que, apesar de pouca experiência, têm ideias inovadoras e dominam conceitos dos quais você só ouviu falar.

Neste texto vamos mostrar como se destacar no trabalho a partir  de atitudes simples e da adoção – ou intensificação – de alguns hábitos, que são bastante valorizados no ambiente profissional.

Durante a leitura, observe quais dessas práticas já fazem parte do seu dia a dia e quais você pode adotar para se destacar no trabalho

 

1 Educação, gentileza e simpatia

Você deve estar se perguntando como se destacar no trabalho sendo educado se isso não tem nada a ver com o desenvolvimento das suas atividades.

A resposta é simples: a educação abre portas… E se for acompanhada de gentileza e simpatia fica ainda melhor. Como?

Agindo com educação, gentileza e simpatia, os colegas vão gostar da sua companhia, o que pode levá-lo ao envolvimento em projetos de outras equipes ou setores.

Provavelmente, não é só com simpatia que você vai se destacar no trabalho, mas certamente vai lhe ensinar bastante sobre os fluxos da empresa, sua visão e missão, entre outras informações úteis que acabam influenciando positivamente suas entregas.

Afinal, quando se tem noção do todo, fica mais fácil encaixar as peças.

 

2 Conquiste o respeito das pessoas

Agora você vai entender como se destacar no trabalho conquistando seu espaço na equipe.

Especialmente quando se é novato, a tendência é ficarmos na zona de conforto por um tempo, apenas observando as coisas acontecerem, para depois começarmos a participar mais ativamente das discussões e do planejamento de ações relacionadas ao seu cargo.

Chegar chegando, nesse caso, não é a melhor alternativa, porque pode gerar certo constrangimento na equipe.

Ao contrário, se inserindo aos poucos nas atividades, você vai abrindo caminho e conquistando aliados – em vez de concorrentes.

E sabendo da importância de se manter um bom relacionamento com os colegas, essa é uma excelente maneira de como se destacar no trabalho: com moderação, a fim de ter mais segurança e facilitar o engajamento com a equipe.

3 Resultados e produtividade

Nesta dica de como se destacar no trabalho, não faz diferença se você já trabalha na empresa há mais tempo ou se acabou de chegar.

Se você foi contratado recentemente ou continua com seu emprego garantido, é porque a empresa precisa da sua contribuição no desenvolvimento do que é planejado, a fim de obter os resultados esperados.

Ou seja, mostre serviço!

Mas isso não quer dizer que você precisa estar 24 horas por dia à disposição da sua empresa ou do seu chefe para conseguir se destacar no trabalho.

Pelo contrário: alcance as metas trabalhando no período para o qual foi contratado, cumprindo sua jornada e sendo produtivo durante o expediente, para não precisar de horas-extras e nem se preocupar com entregas atrasadas nos seus dias de folga ou momentos de descanso.

Para isso, é importante que você mantenha o foco no que é prioridade e busque soluções rápidas e eficientes para eventuais contratempos.

4 Aprenda a lidar com as críticas

Para entender como se destacar no trabalho é necessário entender, também, como os processos funcionam no que se refere ao relacionamento interpessoal.

 

A não ser que você trabalhe sozinho (e ainda assim estará sujeito à autocrítica), em algum momento as críticas vão surgir.

Espera-se que cheguem até nós de maneira educada e com o objetivo de melhorar fluxos, métodos e resultados.

Mesmo quando feitas com a responsabilidade que exigem, as críticas podem desestabilizar nossa segurança no trabalho que desenvolvemos e, caso não sejam percebidas como uma oportunidade de melhoria, é possível que a instabilidade emocional – e até profissional – nos leve a agir equivocadamente, resultando no oposto do objetivo inicial, que é se destacar no trabalho.

Assim, aprenda a lidar com as críticas. Separe o que pode contribuir para melhorar o seu desempenho e, caso existam, ignore as segundas intenções de quem o criticou.

Fazendo uma analogia, pegue os limões que a vida lhe deu, esprema-os e faça uma limonada. O restante, descarte junto com os bagaços.

Em tempo, ter maturidade para receber críticas é tão importante quanto ouvir e respeitar opiniões divergentes. E quando alguém apresentar um argumento forte o bastante para fazer você mudar de ideia, não há nada de errado em admitir que seu modo de pensar já não faz mais sentido.

Isso, inclusive, é mais um modo de agir eficaz quando sua intenção é se destacar no trabalho.

Admitir as falhas e ter a capacidade de rever seus próprios conceitos são atitudes que demonstram sua humildade – uma característica essencial para sua vida, independentemente de ser a pessoal ou a profissional.

5 Invista em especialização

Se você perguntar às pessoas como se destacar no trabalho, boa parte delas vai responder que o caminho é especializar-se.

E é mesmo!

Profissionais que buscam se manter atualizados, sempre aprendendo algo novo – relacionado ou não ao trabalho – mantêm o cérebro em atividade e isso se reflete de forma positiva no dia a dia.

Entre as formas de se atualizar na profissão e se destacar no trabalho, estão os cursos de pós-graduação. 

Focadas em especificidades das grandes áreas de formação, essas especializações garantem o aprendizado de novos conhecimentos, ampliam o networking e trazem inúmeros benefícios para a carreira.

Se você está precisando se reciclar para se destacar no trabalho, considere fazer uma pós-graduação. 

A Unochapecó oferece cursos em diversas áreas, nas modalidades presencial e digital. Se quiser mais informações, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp.

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