Gestão de Departamento Pessoal e Rotinas Trabalhistas

Como a reforma trabalhista impacta sua empresa?

01/09/2020
Por: Alessandra Dias
Reforma trabalhista trouxe mudanças para empresas e funcionários. (Foto: Alessandra Dias)

A reforma trabalhista é um conjunto de mudanças, aprovada em 2017, no Decreto-Lei Nº 5.452/1943, que instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho. Desde lá, é um assunto que muito se comenta e discute, pois são alterações que impactam diversos setores, rotinas de trabalho e pessoas. Entre algumas dessas alterações estão na jornada de trabalho, descanso, negociação com funcionários, rescisão contratual e outros acordos.

Mas a sua empresa também é afetada com essas mudanças na lei?

 

Pequenos negócios

Algumas mudanças afetaram diretamente os negócios, além  das relações entre empregados e empregadores dos pequenos negócios. Na lei não há uma distinção de quais empresas seriam mais impactadas, mas portais como do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE), indicam que a flexibilização trouxe vantagens para quem é responsável por um pequeno negócio, principalmente em relação a contratos. 

Para negócios em desenvolvimento, a antiga norma aumentava os desafios para os empreendedores devido seu rigor, especialmente para os  pequenos empreendimentos, neste sentido as alterações na legislação trouxeram facilidades e vantagens aos negócios.

 

Clique aqui e saiba como o curso de Administração pode te ajudar a abrir o próprio negócio!

 

Principais mudanças

Uma das mudanças foi  no artigo das férias que, depois da reforma, passou a ser possível a negociação entre empresa e profissional, podendo ser divida em até 3 períodos. A jornada de trabalho também foi alterada, assim como demissões, contribuição sindical, terceirização, descanso e várias outros.

A reforma trabalhista também tratou sobre trabalho intermitente e home office, que antes não eram contemplados na legislação.

 

Melhore os resultados da sua empresa com a metodologia do Lean Six Sigma!

 

 

Gestão de Pessoas

Outro ponto, é em relação a gestão de pessoas das empresas, já que essas mudanças influenciam, principalmente, as relações entre empregador e colaborador. Quando essa relação é abalada, isso pode gerar impactos na motivação e produtividade dos profissionais e, consequentemente, no fluxo de trabalho da empresa. 

Isso pode acarretar em saídas de funcionários, o que aumenta o índice de  turnover afetando diretamente a estabilidade e o desempenho organizacional. Por isso, é importante um profissional de Recursos Humanos para atuar nas rotinas trabalhistas e nas negociações com acordos pacíficos e, assim, prevenir possíveis prejuízos para a organização. 

 

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários ;)

Conheça os curso de Pós com inscrições abertas: unochapeco.edu.br/lato-sensu

 

comments powered by Disqus