Pós-graduação é a melhor forma de ampliar network

22/09/2021
Por: Unochapecó
Pós-graduação é a melhor forma de ampliar network

Tem mantido contato com pessoas interessantes para seus objetivos profissionais?

Gostamos de fazer perguntas como essas para lembrar os profissionais da importância no network para a carreira.

Esse tema é tão relevante que há poucos dias escrevemos sobre técnicas para melhorar o network na era digital.

E hoje já retomamos o assunto, porém com um enfoque diferente.

Se você leu o texto anterior, já sabe que um network qualificado pode fazer a diferença na sua vida profissional e também conheceu algumas técnicas para criar e manter um bom network

O texto de hoje é mais específico. Vamos falar sobre a contribuição de uma pós-graduação para criar, manter e expandir seu network.

Continue lendo para entender como funciona.

Pós-graduação e network

Cursos de pós-graduação são procurados por profissionais que desejam se especializar em algum assunto da sua área de formação ou têm interesse em ampliar os conhecimentos em áreas correlatas, que podem contribuir para sua atuação no mercado ou até mesmo para buscar novas possibilidades de trabalho.

Assim, boa parte das pessoas que fazem pós-graduação tem objetivos similares e isso é excelente quando se trata de network.

Imagine uma turma com profissionais com os mesmos interesses que os seus, que trabalham em boas empresas ou que são empreendedores no segmento em que você atua.

É um ambiente perfeito para conhecer pessoas interessantes do ponto de vista profissional, bem como se aproximar de contatos que podem render indicações para vagas de emprego, propostas de parcerias, entre outras relações importantes para sua carreira.

Nesse ambiente você vai conviver com outros profissionais, aprender com eles e ensinar também.

A troca de informações e experiências é um dos caminhos para aproximar pessoas com os mesmos objetivos, o mesmo comprometimento com o trabalho e a carreira.

E assim iniciam relações profissionais sólidas e, ao juntar boas ideias, a execução de um plano torna-se mais fácil, influenciando, positivamente, o resultado.

Como criar network na pós-graduação

Os colegas, obviamente, são os primeiros a integrar sua nova lista de contatos.

Provavelmente nem todos vão compor seu network, pois sempre haverá colegas com mais e menos afinidades.

Em algumas situações pode até haver compatibilidade profissional, mas haverá divergências quanto a objetivos, processos, métodos.

Ao longo do curso, seja na modalidade presencial, seja na digital, essas afinidades vão se tornando mais evidentes e a aproximação com pessoas que têm pensamentos parecidos com os seus acontece naturalmente.

Outro ponto importante para ressaltar é que network não significa, necessariamente, amizade. O principal objetivo do network já está explícito no nome: trabalho.

E um contato profissional pode ser promovido a amigo? Sem dúvida!

A evolução ou não dessa relação está sujeita a diversos fatores. Entre eles a necessidade de convivência diária com esse contato, quanto o trabalho repercute na vida pessoal de cada um e assim por diante.

Além de colegas, a pós-graduação oferece outro público altamente qualificável para network: os professores.

Mas eles estão em outro nível, bem resolvidos profissionalmente. Por que se interessariam por network?

A verdade é que professores geralmente têm experiência de mercado além da prática docente.

Muitos conciliam a dedicação às aulas a outros trabalhos, com ou sem vínculo a outras empresas.

Aí, esse público se divide novamente como potencial network.

Professores que atuaram ou ainda atuam em outras empresas possuem muitos contatos e, por estarem, ao mesmo tempo, inseridos no ambiente acadêmico, são acionados quando há oportunidades de emprego ou vagas para desenvolver projetos pontuais.

As pessoas os procuram porque eles têm conhecimento técnico e podem indicar profissionais mais qualificados para cada função.

Nessa hora que um professor pode fazer a diferença na sua carreira por conta do network ao indicar seu nome para uma dessas oportunidades.

Por outro lado, professores que se dedicam exclusivamente à docência são importantes para seu network porque com bastante frequência estão envolvidos em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos ou novos processos.

Esses professores podem contribuir com sua carreira por meio de um convite para integrar a equipe de pesquisadores ou ao indicá-lo para um projeto que está prestes a entrar no mercado.

Distante da universidade, fora do ambiente acadêmico, talvez muitas dessas oportunidades nem chegassem até você.

Sua importância como network de alguém

Assim como pessoas buscam o convívio com profissionais da mesma área na intenção de construir um network para receber ofertas de emprego e outras propostas de trabalho, também há aqueles que podem oferecer as vagas e oportunidades.

Afinal, network é uma via de mão dupla.

Em determinado momento você é indicado para uma nova colocação no mercado e em outro é você quem indica um profissional da sua lista para alguém que esteja procurando aquele perfil.

Isso porque muitos empreendedores e empresários estão em busca de talentos com potencial para contribuir com os resultados dos seus negócios.

E um curso de pós-graduação é uma forma excelente de conseguir boas indicações e conhecer profissionais qualificados para o trabalho.

Pós-graduação Unochapecó

Fazer pós-graduação na Unochapecó é dar mais um passo em direção a um network de qualidade, com conexões valiosas para sua carreira.

Para saber mais sobre nossos cursos, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp.