Biblioteconomia

Como se dá a atuação deste profissional?

02/02/2021

Para o intelectual francês Yves-François Le Coadic, autor de “A Ciência da Informação”, Biblioteconomia é uma prática de organização: a arte de organizar bibliotecas. Contudo, com o passar do tempo, veio a evolução tecnológica, as novas possibilidades de armazenamento de informação e a necessidade de mais profissionais que organizem, cataloguem e resguardem registros de informação de toda ordem, ampliando a atuação do profissional de Biblioteconomia para atividades de gestão da informação, das tecnologias e da comunicação.

 

A Biblioteconomia, hoje

A Biblioteconomia configura-se, na atualidade, como uma área do conhecimento que promove a organização, tratamento, disseminação e acesso à informação. E como vivemos em um mundo em que a informação circula de todos os modos, a todo o momento, em todo o lugar, é preciso saber organizá-la, classificá-la e torná-la acessível a quem quer que seja, de uma forma prática. Assim, a Biblioteconomia precisa estar presente em todo o centro de informação, seja uma biblioteca, origem da atividade, mas também em empresas, meios de comunicação, indústria, bancos. É preciso que alguém faça a gestão de toda a informação concentrada nessas organizações, utilizadas para diversos fins. E aí entra o profissional de Biblioteconomia.

 

O que faz um profissional de Biblioteconomia?

O bibliotecônomo, também chamado biblioteconomista ou bibliotecário, é o profissional que organiza e cataloga informações, que podem ser encontradas em livros, jornais, revistas ou meios digitais. Ele deve gostar de organização e metodologia, pois vai atuar, boa parte do tempo, com normas e regras, inclusive internacionais, de catalogação de informação impressa, digital e audiovisual. Acervos, centros culturais e de pesquisa, editoras, escritórios de advocacia, associações, museus, provedores de internet, ONGs são algumas das naturezas de organizações que necessitam, cada vez mais, de um profissional da Biblioteconomia em seus quadros. Vale ressaltar que há a Lei Federal N. 12.244, que preconiza que, até o ano de 2020, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país deveriam ter uma biblioteca escolar – e, consequentemente, um biblioteconomista, ou bibliotecário, como responsável por sua organização, manutenção e atividade diária.

 

O curso de Biblioteconomia

Na Unochapecó, a graduação em Biblioteconomia objetiva a formação de profissionais capazes de compreender as necessidades de informação dos mais variados públicos. Eles devem auxiliar nas respostas e orientar esses públicos através da percepção e organização estratégica das informações. O bibliotecário moderno, dinâmico e empreendedor é o profissional que a Unochapecó forma para o mercado. Esse profissional é responsável pelo gerenciamento da informação em todos os níveis e áreas do conhecimento. E torna-se o mediador entre fonte e usuário, colocando em prática, com objetividade, seus conhecimentos.

O profissional que a Unochapecó forma

Para a excelência na atuação em Biblioteconomia, a Unochapecó visa formar profissionais cidadãos, com autonomia intelectual, consciência ambiental, criativos, protagonistas, críticos e com atitude investigativa. Esse profissional deve ser capaz de resolver problemas e ter sensibilidade social. Clareza epistemológica, habilidade de renovação do conhecimento e de localização de informações, de expressão escrita e oral e de interação e relacionamento interpessoal fazem parte do perfil do bibliotecônomo formado pela Unochapecó. Um profissional com capacidade para trabalhar com os novos recursos de comunicação, com conhecimentos técnico-científicos e culturais, habilidade para o uso das novas tecnologias, para o trabalho coletivo e interdisciplinar e com comprometimento ético-político na defesa de direitos.

Por tudo isso, o universo da Biblioteconomia é um mundo a ser redescoberto nesses tempos de sobreposição de informações com necessidade de serem catalogadas, organizadas, analisadas e confirmadas. Ficou curioso? Entre em contato com a Unochapecó e descubra mais sobre a Biblioteconomia e o que este curso superior pode fazer por sua carreira e desenvolvimento profissional. 

comments powered by Disqus