A importância do diploma de curso superior

Conheça 4 problemas gerados pela falta de um diploma

17/09/2019
Por: Diogo Freitag
Fazer faculdade pode aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. (Foto: Diogo Freitag)

No mundo competitivo do mercado de trabalho, é cada vez mais perceptível que possuir uma graduação tem se tornado um requisito importante na hora de procurar emprego. Muito mais que experiência profissional, o conhecimento obtido na graduação é fundamental para a construção da rotina social e profissional e para embasar o conhecimento que será aplicado na prática.

O diploma não é um documento que deve ser tratado como um papel guardado no fundo do armário: ele representa a trajetória de muita dedicação e conhecimento e dá ao profissional a certificação de que ele está apto para desempenhar suas atividades, assim como abrir portas para atuação em diversos segmentos. No decorrer da graduação, há oportunidades de conhecimento - tanto na teoria quanto na prática - que são únicas. Ampliar a rede de contatos, construir novas perspectivas de futuro profissional e salarial são alguns exemplos das vantagens de ter um diploma.

Você sabe das dificuldades enfrentadas pela falta de um diploma? Conheça quatro problemas gerados na hora de aplicar os conhecimentos e técnicas que são aprendidos durante a formação.

1) Conhecimento limitado

A graduação é um período muito rico para descobrir mais sobre a área que deseja seguir. Obter experiências, conhecer os professores que atuam como profissionais e futuros companheiros de trabalho. Sem o diploma, isso seria quase impossível, já que a teoria apresentada na graduação é também aplicada para a compreensão do acadêmico sobre as atividades práticas ligadas às profissões.

Está em dúvida sobre qual curso escolher? Clique e confira 5 dicas que podem deixar essa escolha mais fácil.

2) Desvalorização no mercado

Um profissional que não possui um diploma pode passar despercebido frente aos concorrentes que carregam uma bagagem qualificada e, consequentemente, têm mais espaço no mercado de trabalho. Nesses momentos, um diploma pode ser a chave da porta de entrada para o emprego dos seus sonhos, onde a qualidade da formação e das técnicas desenvolvidas durante a graduação podem ser percebidas e reconhecidas pelo contratante, tornando você um profissional competitivo.

3) Salários menores

A desvalorização do profissional no mercado, muitas vezes, vem acompanhada de outro problema: salários mais baixos que o esperado. Às vezes, ouvimos falar que o diploma não garante um bom retorno salarial, mas a realidade é que muitos profissionais que ocupam cargos mais altos quase sempre possuem educação superior. Sem uma graduação, o profissional não possui o embasamento teórico na área que deseja atuar e, para o mercado, ele não está apto a receber ou exigir por salários maiores.

4) Insatisfação no trabalho

Trabalhar com o que gostamos e realizar tarefas satisfatórias é essencial para nossa realização profissional. Sabe aquele ditado que fala algo sobre: "trabalhe com o que gosta e nunca estará trabalhando de fato"? Pois bem, é por aí. O local e a função que desempenhamos no trabalho determinarão boa parte do nosso dia, e é o conhecimento técnico adquirido nos anos de formação e o desenvolvimento de habilidades necessárias que farão nosso trabalho ser cada vez mais prático e continuar evoluindo. Pensa assim: você estudou durante anos um determinado tema, uma área específica, ou seja, você estará preparado para compreender o mercado de trabalho e ainda submetê-lo à mudanças.

Clique aqui e confira a importância de fazer uma graduação.

E aí, surpres@ com os problemas que surgem na falta de um diploma? A verdade é que essa trajetória de fazer faculdade vai fazer você descobrir inúmeras possibilidades na área que você sonha em seguir. Não apenas para se tornar um profissional com mais qualificação, mas também, para expandir a sua visão de mundo e adquirir mais crescimento pessoal.

O diploma não significa apenas um pedaço de papel. Ele é a prova de que você tem experiência em determinada área, mas que está apto a mudanças. Não deixe que uma oportunidade passe batida por não ter especialização no ensino superior.

Por que você não entra e dá uma olhadinha no site da Unochapecó? Talvez o curso do seus sonhos esteja aqui :)

Tem alguma dúvida ou curiosidade sobre diploma? Deixe nos comentários que a gente responde =)