Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Conheça as principais diferenças entre os cursos

15/07/2019
Por: Diulia Soares
Ambos os cursos estudam a magia dos números, mas você conhece diferenças e semelhanças entre eles?

Mas o que são as Ciências Contábeis? E as Ciências Econômicas? Para entender melhor qual o papel de cada uma, vamos conhecer algumas atribuições. Os profissionais de Ciências Contábeis são responsáveis por registrar as mutações no patrimônio das instituições, embasados pela legislação vigente, interpretar essas mutações e analisá-las para melhores tomadas de decisão. Já os profissionais de Ciências Econômicas estudam o posicionamento da empresa em relação ao mercado analisando fatores que podem impactar na empresa, como taxas de juros, alterações de câmbio, novos competidores no mercado e também novas oportunidades de investimento.

Conhecendo com o que, em resumo, esses profissionais atuam, é interessante também saber o que os cursos têm em comum. Ambos pertencem à área das Ciências Sociais Aplicadas, área do conhecimento que se dedica a estudar os aspectos sociais das diversas vivências humanas. Os cursos desta área têm o objetivo de entender necessidades e consequências da vida em sociedade.

Além disso, os dois cursos trabalham com números, dão suporte à gestão das organizações onde estão inseridos e necessitam de atualização constante, pois tanto os cenários econômicos quanto as legislações mudam constantemente, o que interfere na atuação destes profissionais. As duas formações são de nível bacharelado e duram em média quatro anos, com disciplinas de cunho teórico e prático, além de fornecerem uma grande opção de ramos para atuação profissional no mercado de trabalho.

 

Economista

O profissional Economista, graduado em Ciências Econômicas, atua no estudo e compreensão dos processos de de posicionamento das empresas em relação ao mercado e variações macroeconômicas com base em análises matemáticas, mas também na sociologia, antropologia, história, psicologia para melhor embasar as tendências comportamentais que identifica em grupos ou em toda a sociedade. Ele é um analista de mercado. Um profissional versátil, capaz de elaborar soluções para problemas econômicos, financeiros e administrativos de empresas públicas e privadas. Domina teoria econômica, métodos quantitativos, sistemas de produção e finanças.

 

Contador

Já o profissional formado em Ciências Contábeis atua de forma mais direta na empresa, controlando o fluxo financeiro da organização onde trabalha. É ele quem controla as atividades da área financeira, econômica e patrimonial. A partir destes dados, o Contador é responsável pela elaboração dos relatórios contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio das empresas privadas e públicas. É o que embasa os procedimentos necessários para o crescimento sustentável das organizações. Ele cuida das operações financeiras, análises, registros, taxas, tributos, etc. Todo o trabalho do Contador depende da legislação em vigor.

Ele o responsável por fazer os registros contábeis das empresas, acompanhar os dados e indicar qual regime tributário a instituição deve seguir, orientando o pagamento de impostos e a divisão de recursos entre os sócios, bem como investimentos e aplicações financeiras. Os contadores habilitados podem atuar nas áreas de auditoria, perícia, assessorias, consultorias, no ensino e nas diversas atividades empresariais, tais como: análise de custos, formação do preço de venda, controle financeiro, planejamento tributário, orçamentos e controles internos.

 

E você, ficou com alguma dúvida sobre as áreas? Deixe nos comentários que a gente responde =)

 

comments powered by Disqus