Em prol da qualidade de vida

Conheça mais do papel do profissional de Educação Física

06/07/2020
Por: Alessandra Dias
Foto: Fitsum Admasu/ Unsplash

Cada vez mais a preocupação das pessoas em cuidar da saúde e bem estar aumenta, e o papel do profissional de Educação Física se mostra essencial atualmente. Além de promover a saúde através da prática de exercício físico, este profissional pode planejar, coordenar e supervisionar programas que envolvam atividades relacionadas ao movimento humano.

O profissional formado em Educação Física poderá acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de exercícios físicos. O atendimento pode ser realizado com o público infantil, clientes que buscam a reabilitação de movimento ou até mesmo qualidade de vida, pessoas com alguma deficiência física, idosos que necessitam de cuidados especiais e também no processo de formação e treinamento de atletas.

Saiba mais sobre o curso de Educação Física da Unochapecó e baixe o eBook gratuitamente!

Aqui na Uno, você tem a possibilidade de fazer a graduação em duas modalidades - Licenciatura e Bacharelado -, e sair um profissional preparado para o mercado de trabalho e para atuar em diferentes áreas.

Com o título de licenciado, o professor vai atuar no contexto escolar, desde educação infantil até ensino médio. Será responsável por planejar, executar e avaliar atividades esportivas e recreativas, como jogos, ginásticas e outras práticas. Já com o título de bacharel, poderá trabalhar no âmbito do desporto, lazer, saúde e também do fitness. O profissional vai prescrever e orientar atividades em academias, clubes, escolinhas, hotéis e nos serviços de saúde, como o Sistema Único de Saúde.

Entenda mais sobre as áreas de atuação do profissional formado em Educação Física!

Conhecimento na prática

O curso de Educação Física da Unochapecó possui grupos de pesquisa, programas e projetos de extensão, nas áreas escolar e não escolar. Esses projetos possibilitam que os estudantes se envolvam com a produção científica e com a comunidade.

São projetos, como o VIM - Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais, da Unochapecó, que podem proporcionar experiências novas no seu futuro campo profissional. O projeto insere os estudantes nos serviços de saúde da região, principalmente o SUS (Sistema Único de Saúde), para conhecer a estrutura e funcionamento das unidades e ter contato com usuários e profissionais formados na área. Quer saber mais sobre o projeto? Confere o vídeo:

Projetos que somados as aulas, vão te proporcionar o conhecimento na prática. É esse conhecimento que o professor Altamir Dutra quer passar para seus alunos, mesmo no momento delicado que estamos vivendo, com as aulas sendo realizadas de forma remota. Estudantes do 2º período de Educação Física foram desafiados a gravar um vídeo, em casa, mostrando uma ou mais práticas corporais. A atividade proposta faz parte dos conteúdos desenvolvidos na disciplina de ‘Educação Física, Corpo e Movimento’. Confira a matéria completa no Blog de Educação Física.