As diversas atividades do Médico Veterinário

Conheça mais do papel do profissional de Medicina Veterinária e suas áreas de atuação

16/07/2020
Por: Eduarda Carlesso
Mulher foto criado por master1305 - br.freepik.com

Diferente do que se pensa, o médico veterinário não trabalha só com animais. Sua formação estruturada nos eixos da saúde e desenvolvimento, produção animal e clínica veterinária o permite atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Você sabe quais as possibilidades? Vem que eu te conto:

Principalmente na nossa região, onde o agronegócio é uma atividade muito desenvolvida, a atuação de profissionais formados em Medicina Veterinária é essencial. E é por isso que a demanda por pessoas qualificadas nesse ramo cresce cada vez mais. Essa formação qualifica para trabalhar em atividades de diversas áreas. Confere aí:

• Produção de alimentos de origem animal;
  • Saúde pública com o controle de zoonose e epidemias;
  • Laboratórios de diagnósticos e pesquisas;
  • Responsável técnico em clínicas, fábricas de rações e canis;
  • Pesquisa para a preservação de espécies;
  • Fiscalização e inspeção sanitária em âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Por exemplo, ao trabalhar no ramo da alimentação, o profissional precisa realizar novas pesquisas de processamento para aperfeiçoar as que já existem nessa indústria. Já no trabalho de fiscalização sanitária e inspeção, o médico veterinário é responsável por fiscalizar os locais que precisam ter controle higiênico e sanitário de produtos de origem animal.

Esses são dois exemplos de atividades que não tem contato direto com animais de pequeno ou grande porte. Entretanto, a área de clínica veterinária, responsável por garantir a saúde deles, também cresce cada vez mais no país.

Saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária da Unochapecó baixando o e-book gratuito!

As possibilidades são muito amplas, por conta disso, os estudantes do curso de Medicina Veterinária podem ficar confusos na hora de escolher qual ramo seguir. Porém, aqui na Uno, o aluno tem contato com atividades práticas e estágios que possibilitam conhecer as diversas áreas e como atuam no mercado de trabalho.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde!