Transformando sorrisos e vidas

Conheça mais sobre o papel do profissional de Odontologia

08/06/2020
Por: Alessandra Dias
Foto: Yusuf Belek/Unsplash

Cuidar da saúde é fundamental para qualquer pessoa em todos os âmbitos, e para isso existem diversos profissionais da área da saúde. Quando falamos de saúde bucal, o responsável é o profissional de Odontologia.

O cirurgião-dentista tem um papel muito importante na sociedade, pois vai além do cuidado com a saúde da boca dos pacientes. Primeiro pelo fato de que o profissional de odontologia, apesar de ter seu foco nos dentes, é um profissional da saúde, e, durante a graduação, aprende que está lidando com um ser humano.

Além disso, histórias são transformadas através da profissão, e a vida de cada indivíduo é valorizada. Os profissionais de Odontologia trabalham com sorrisos, e para isso existem responsabilidades legais, profissionais e éticas, visto que envolve diversos fatores como autoestima e bem estar dos pacientes. 

 

Quer conhecer mais sobre as profissões da área da saúde? clica aqui

 

É o papel do Dentista cuidar da saúde e da estética bucal e facial, tratando e prevenindo problemas nos dentes, gengivas, ossos, bochechas, lábios e língua e orientar sobre os devidos cuidados com a higiene. O profissional formado em Odontologia vai poder realizar procedimentos, como limpeza, clareamento, restauração, confecção de próteses dentárias, tratamento de canal e extrações.

No início da carreira, o profissional costuma dividir o espaço e os equipamentos de trabalho em função dos altos custos para montar o consultório. Além de clínicas particulares, onde podem ser especialistas ou clínicos-gerais, os dentistas são contratados especialmente em unidades de saúde. Outras possibilidades são as contratações e convênios para atendimento em empresas, sindicatos e entidades beneficentes, além da possibilidade de prestar concurso público para órgãos públicos. 

 

Do aprendizado a ação

 

O curso de Odontologia da Unochapecó possui professores qualificados que unem aulas teóricas com práticas. Você também poderá participar de palestras, semanas acadêmicas e debates que proporcionam, desde o início da graduação, o contato do estudante com o cenário da profissão.

Oportunidades de estágios, atividades em laboratórios, salas de raio-x odontológico, banco de dentes humanos e clínica escola, vão te proporcionar conhecimento na prática.

 

Você pode conferir mais informações no eBook do curso de Odontologia! É grátis!

 

 

comments powered by Disqus