Área da Saúde

Cursos da Saúde além da Medicina: conheça as diversas profissões desta área

20/12/2019
Por: Bruna Gatto
Foto: fotografierende

Você já deve ter ouvido falar em cursos da área da Saúde, não é mesmo? Medicina deve ser um dos primeiros que vêm à sua mente quando falamos de saúde em geral, mas há outros cursos que também fazem parte desta área. 

A Área de Ciências da Saúde abrange funções para profissionais dedicados, pacientes e que exerçam a sua atividade profissional de forma empática, ou seja, se colocando no lugar do outro. 

A demanda por estes profissionais é grande na atualidade, pois, assim como educação e segurança, a saúde é essencial para o bem-estar da população. 

As novas configurações de trabalho, a tecnologia e as mídias sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano social e, aliados a isso, estão a falta de exercícios físicos, a má alimentação e a má postura. Nesse cenário, muitas pessoas têm percebido o quanto é importante cuidar da saúde em geral, pois deixá-la em segundo plano pode comprometer a rotina e o bom funcionamento do corpo e da mente num geral. 

Para você, que se interessa por essa área, separamos algumas informações sobre os cursos que formam os profissionais da saúde.

 

A área da Saúde

A Área de Ciências da Saúde (ACS, aqui na Uno) é o campo de estudos concentrado na vida, relacionado com a saúde e a doença. Envolve, principalmente, conhecimentos biológicos, como anatomia, genética, microbiologia, bioquímica, fisiologia e outros. Os cursos que integram a Área da Saúde têm como objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida, tanto individualmente quanto coletivamente. 

Algumas atividades desempenhadas pelos profissionais da Área da Saúde são as pesquisas, as análises, exames clínicos e laboratoriais, orientações de dietas e posturas, indicação de medicamentos e atividades físicas. 

Agora que entendemos um pouco mais sobre a Área da Saúde, que tal sabermos quais cursos fazem parte desta área de conhecimento?

 

Educação Física

Você pode até estar um pouco surpreso com essa informação, mas esse é um dos cursos focados na saúde. O profissional da área da Educação Física tem por objetivo organizar, executar e supervisionar a prática de exercícios físicos, de forma a promover a saúde. Sua área de atuação também é variada. O profissional pode trabalhar em escolas, empresas privadas, academias, ou como personal trainer, tanto para alunos iniciantes quanto para competidores que buscam alta performance.

 

Quer saber mais sobre o curso de Educação Física da Unochapecó? Baixe o eBook gratuitamente.

 

Enfermagem

A Enfermagem é um dos cursos mais versáteis na Área da Saúde, com várias possibilidades no campo de atuação. No dia a dia, o profissional se dedica a cuidar da saúde das pessoas e trabalha em conjunto com outros profissionais, como médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. O enfermeiro é essencial em hospitais, clínicas e também pode realizar atendimento domiciliar.

 

Quer conhecer mais sobre o curso de Enfermagem da Unochapecó? Baixe o eBook gratuitamente.

 

Farmácia

O farmacêutico é o profissional que estuda as formulações e os processos de elaboração de medicamentos, cosméticos, fitoterápicos, entre outros. Além de trabalhar em farmácias e drogarias, o profissional formado em Farmácia tem oportunidade de atuar em hospitais públicos e privados, na vigilância sanitária, laboratórios de análises, indústrias de medicamentos, cosméticos e até mesmo na alimentícia, são mais de 75 áreas de atuação.

 

Saiba mais sobre o curso de Farmácia da Unochapecó e  baixe o eBook gratuitamente!

 

 

Fisioterapia

O profissional de Fisioterapia atua diretamente na promoção, prevenção e reabilitação da capacidade física e funcional dos indivíduos. 

O fisioterapeuta é um profissional de nível superior capacitado para avaliar, diagnosticar e elaborar o plano de tratamento fisioterapêutico, atuando diretamente na recuperação e manutenção da qualidade de vida dos indivíduos, podendo intervir em diversas áreas como na pediatria, geriatria, ortopedia, neurologia, obstetrícia, cardiorrespiratória, musculoesquelética, desportiva, hospitalar entre outras. Pode atuar em clínicas, escolas, academias de ginástica, clubes de esporte e outros. 

 

Você pode ver mais informações no eBook do curso de Fisioterapia! É grátis!

 

Gastronomia

Você também pode ter ficado surpreso com esse curso aparecendo na lista da área da saúde, mas calma, a gente já vai explicar. Responsável pelo prazer e pela segurança alimentar, o profissional gastrônomo tem papel fundamental na vida cotidiana das pessoas. Dentre as principais tarefas, que incluem o manuseio e cuidados com os alimentos, estão trabalhar como Chef em restaurantes e na gestão desses estabelecimentos. 

Também podem atuar em outros ambientes de trabalho, como hotéis, hospitais, escolas, empresas, entre outros. Além disso, podem trabalhar na indústria alimentícia, no desenvolvimento e testes de novos produtos ou na consultoria de empresas do ramo, propondo mudanças nos processos de produção.

 

Conheça mais sobre o curso de Gastronomia da Unochapecó! Baixe o eBook gratuitamente.

 

Nutrição

O nutricionista é o profissional preparado para educar e informar sobre dieta e alimentação, com o objetivo de proporcionar hábitos saudáveis e busca por resolver os diferentes tipos de problema de saúde dos seus pacientes relacionados à alimentação. A área de atuação do nutricionista é ampla, tendo oportunidades na nutrição clínica, nutrição esportiva, indústria alimentícia, consultoria nutricional. Em restaurantes, empresas,  escolas, prefeituras, universidades, entre outros.

 

Saiba mais sobre Nutrição da Unochapecó. Baixe grátis o eBook do curso.

 

Odontologia

Os cirurgiões-dentistas são os profissionais responsáveis por cuidar da saúde e da estética bucal. Nas diversas áreas da Odontologia, os profissionais dedicam-se  ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Os profissionais da Odontologia podem trabalhar em consultórios particulares ou hospitais, prestar concursos públicos ou até mesmo atuar na indústria de produtos odontológicos. 

 

Faça o download do eBook do curso de Odontologia gratuitamente e saiba mais.

 

A Área da Saúde é extremamente diversificada. Aqui na Unochapecó você tem oportunidade de ter contato com todos os cursos que citamos acima. 

E se você também se interessa em promover qualidade de vida e saúde para os outros, já é um grande indicativo para atuar em alguma destas profissões. 

Todas possuem papel de extrema importância e não vão faltar boas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, existem também muitas especializações em inúmeros segmentos, o que torna a área de atuação ainda mais abrangente.

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde. Aproveita e dá uma olhadinha nos cursos da Unochapecó, presenciais e a distância. Talvez o curso dos seus sonhos esteja aqui :)

 

 

comments powered by Disqus