Empreendedorismo e estudos, como isso se relaciona?

Cursos de especialização ampliam o conhecimento sobre o mundo dos negócios e tornam o empreendedorismo uma opção para ascensão profissional.

08/07/2021
Por: Unochapecó
Cursos de especialização ampliam o conhecimento sobre o mundo dos negócios e tornam o empreendedorismo uma opção para ascensão profissional.

O empreendedorismo não está entre os principais fatores que levam profissionais graduados de volta às salas de aula. Porém, em cursos de especialização, eles adquirem conhecimentos específicos e ampliam seu entendimento sobre o mundo dos negócios, o que desperta a vontade de empreender.

Em cursos de pós-graduação, as disciplinas exploram um pouco além da técnica e dão sequência à formação integral, preparando o profissional para atuar na sua área, mas, também, para gerir o próprio negócio, se assim o desejar.

Por isso, destaca-se a relação estreita entre o empreendedorismo e os estudos, não só pelo caráter pedagógico de um curso de pós-graduação e do quanto ele agrega ao desempenho profissional, mas pelo potencial de contribuir para melhorar o networking das pessoas, a partir da convivência com colegas e professores.

Assim, mesmo não estando entre as prioridades de quem decide fazer uma pós-graduação, o empreendedorismo é sim uma opção para ascender profissionalmente, não necessariamente com uma promoção ou mudança de setor, mas iniciando uma trajetória na outra ponta do processo.

 

Conhecimento cria novos objetivos

 

Quando pensamos nos objetivos de quem inicia uma especialização, logo nos vem à mente aquelas pessoas que estavam satisfeitas com o cargo, a função, a compensação financeira, mas não queriam ficar para trás, desejavam se manter atualizadas em relação às novidades do seu segmento.

Ou seja, as pessoas que começam um curso sem muita pretensão de ascensão profissional ou reconhecimento financeiro. 

Porém, não são raros os casos de profissionais altamente satisfeitos com sua trajetória na empresa que descobrem, na especialização, um potencial adormecido  capaz de levá-los além da sua realidade atual por meio do empreendedorismo.

Essas pessoas, muitas vezes, veem a vida pessoal e a carreira mudar completamente, porque traçam novos objetivos a partir do conhecimento adquirido, da interação com outras pessoas e, principalmente, da troca de experiências e ideias.

Em meio a outras mentes pensantes, se dão conta de que aquele ‘projetinho’ para depois da aposentadoria, na verdade é um projeto bacana demais para ficar guardado por mais um dia que seja. 

E, assim, juntando ideias inovadoras, com conceitos técnicos e pessoas interessadas em fazer acontecer, o projeto começa a tomar forma e a ganhar vida. 

 

Tempo para aprender

 

Apesar da consciência de que é importante manter-se atualizado, buscar informações e conhecimento sobre a área de atuação, muitos profissionais esbarram no fator tempo.

O trabalho ocupa boa parte do dia. E ainda é preciso conciliar família, relacionamentos, descanso e lazer. 

Incluir um curso de especialização na rotina apertada pode ser bem desafiador. 

Apesar de não termos como acrescentar horas ao dia de ninguém, temos algumas sugestões para amenizar o impacto de mais uma atividade no dia a dia.

É temporário: pense que um curso de pós-graduação não vai durar para sempre. Dependendo da modalidade, é possível concluir em menos de um ano.

Não tem aula todos os dias: cursos de especialização geralmente têm aulas aos finais de semana (sexta e sábado, principalmente), às vezes até quinzenalmente. Se pesar bem, os benefícios superam os sacrifícios.

Cursos digitais: se está muito complicado fazer um curso presencial, opte pela modalidade digital e estudo no seu tempo. Aproveite intervalos de almoço, se organize para acordar uma hora mais cedo. O esforço vai valer a pena.

Dá um up na carreira: seja para conseguir uma promoção, seja para se dedicar ao empreendedorismo, estudar sempre é bom. Ninguém se arrepende de buscar conhecimento. Ao contrário, quanto mais se aprende, maior a vontade de aprender mais.

Antes mesmo de concluir o curso, você já começa a ver os resultados, tanto no desempenho no trabalho, quanto nas relações interpessoais.

A formação continuada traz segurança para falar de assuntos do dia a dia da empresa e também temas que vão além do ambiente de trabalho. E isso também abre portas para outras relações profissionais, que incluem novas propostas de emprego, mudanças de função dentro da própria organização e a motivação para se lançar em novos projetos, dando espaço ao empreendedorismo.  

 

Desejo de empreender

 

Agora, se o empreendedorismo é uma ideia que já habita seu imaginário, é algo em que você já vem pensando há algum tempo, um curso de especialização pode ser a peça que falta para transformar o sonho em realidade. 

Nesse caso, dependendo da sua área de formação, uma possibilidade é buscar um curso de pós-graduação mais generalista, voltado à gestão de projetos ou administração de negócios.

Enfim, cursos que ampliem seu conhecimento sobre o mercado e outras questões relacionadas ao empreendedorismo: vendas, finanças, custos, gestão de pessoas, de estoque, logística de produção. 

 

Nos cursos de graduação, esses conceitos são abordados superficialmente, já que o foco é a formação específica, própria da área de formação.

 

Assim, os cursos de especialização para quem deseja empreender se tornam uma opção para desenvolver habilidades necessárias para gerir um negócio sem precisar fazer uma graduação em administração de empresas, por exemplo.

 

A tomada de decisão

 

Uma vez que você decidiu fazer uma pós-graduação, com ou sem a intenção de ingressar no mundo do empreendedorismo, antes de escolher um curso, analise sua rotina e a melhor forma de incluir uma nova atividade na sua agenda.

Considere os pontos que levantamos neste texto e planeje seu tempo, estabelecendo prioridades e prevendo horas para trabalhar, estudar (incluindo as aulas e as atividades extraclasse), descansar e se dedicar à família e aos amigos. 

Se precisar de ajuda para escolher um curso ou a modalidade ideal para você, entre em contato conosco. 

E se o empreendedorismo está nos seus planos, a Unochapecó dispõe de equipe altamente capacitada para auxiliar nos primeiros passos do seu negócio, desde a incubação até solicitação de patente. 

 

Para saber mais, visite nosso site.

comments powered by Disqus