Tecnólogo X Curso Técnico

Descubra as principais diferenças desses níveis de formação

14/08/2020
Por: Alessandra Dias
Foto: Alessandra Dias

Todo curso é uma grande oportunidade de agregar novos conhecimentos para sua carreira profissional e, além disso, melhorar sua condição de vida. Você já deve ter ouvido falar sobre um curso Tecnólogo e curso Técnico, né?! Mas você sabia que são modalidades diferentes? Pois é, muitos confundem esses dois tipos de ensino por terem nomes e objetivos de formação semelhantes, no entanto, eles não são a mesma coisa.  

Você está pensando em iniciar um dos cursos, mas não sabe as diferenças? Fica tranquilo, vamos ajudar você:

 

Tecnólogo

 

A primeira diferença é em relação ao nível de escolaridade. Para ingressar no tecnólogo você precisa, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio. Enquanto que, nos cursos técnicos você pode estar cursando ensino fundamental ou médio para iniciar, mas isso explico melhor depois. 

Um curso na modalidade tecnólogo varia entre 2 e 3 anos de duração e, ao se formar, o estudante recebe um diploma de nível superior. Após a conclusão do curso você pode continuar seus estudos e iniciar uma pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado

No Brasil, há universidades que oferecem essa modalidade tanto presencial, como a distância. Aqui na Uno você encontra as duas opções de ensino em várias áreas e, ainda, sai um profissional com diploma respeitado na região!

 

Você sabe como surgiu o ensino a distância no Brasil? Clica aqui e embarque na história!

 

Curso Técnico

 

Como citado acima, para você iniciar um curso técnico o nível de exigência de escolaridade pode variar entre fundamental incompleto até o ensino médio completo. A duração também varia entre alguns meses até 3 anos e, ao concluir, você receberá um certificado de conclusão do curso técnico. Além disso, há possibilidade de fazer uma Especialização Técnica ou uma Qualificação Profissional Técnica após a conclusão do curso.  

Segundo o Ministério da Educação, os cursos técnicos podem ser desenvolvidos de forma articulada com o Ensino Médio ou serem subsequentes a ele, sendo eles:

  • Integrada: acontece de forma integrada com o projeto pedagógico do Ensino Médio, para estudantes que já concluíram o ensino fundamental;
  • Concomitante: são duas formações para estudantes que irão iniciar ou estejam cursando o ensino médio. Você vai cursar as disciplinas normais do ensino médio enquanto cursa as disciplinas do curso técnico;
  • Subsequente: formação mais específica direcionada para aqueles que já concluíram o ensino médio.

 

Os dois tipos de curso, técnico ou tecnólogo, preparam você para o mercado de trabalho e a procura por eles tem aumentado ao longo dos anos. Segundo pesquisa do IBGE, em 2014, dos 9 milhões de estudantes do ensino médio, 812 mil (9%) frequentavam curso técnico e dos 7,3 milhões de estudantes do ensino superior brasileiro, 477 mil (6,6%) frequentavam a graduação tecnológica. Ficou curioso sobre os cursos tecnólogos da Uno? Acesse unochapeco.edu.br e confira as opções para você se qualificar.

 

 

Espero que o conteúdo tenha te ajudado. Compartilhe esse texto com algum(a) amigo. Ficou com alguma dúvida sobre os cursos? Deixe nos comentários!

comments powered by Disqus