Ah! A famosa dúvida: como ser promovido no trabalho? Quem não deseja passar por essa experiência, não é?

Dicas de como ser promovido no seu trabalho

20/10/2021
Por: Unochapecó
Dicas de como ser promovido no seu trabalho

Ah! A famosa dúvida: como ser promovido no trabalho? Quem não deseja passar por essa experiência, não é?

Contudo, além de ser algo que dificilmente acontece da noite para o dia, ser promovido depende de vários aspectos, alguns mais relacionados às características pessoais do que as habilidades técnicas propriamente ditas.

Você provavelmente já conheceu alguém que era excelente no desempenho de suas funções, mas quando surgia a chance de uma promoção, outra pessoa era escolhida.

Isso não significa que conhecimento na área de atuação seja dispensável – muito pelo contrário. A questão é que muitas vezes ser bom no que você faz não é suficiente se não estiver acompanhado de outros atributos.

Para saber quais são essas características, continue conosco. No decorrer deste texto vamos apresentar dicas simples, porém indispensáveis, para você saber como ser promovido.

 

Responsabilidade

Um dos requisitos que todo gestor observa é a responsabilidade do colaborador. E isso vale desde as coisas mais simples, como chegar no horário à reunião, até questões que influenciam nos resultados do setor ou mesmo da empresa.

Nesse quesito, destacamos três itens que merecem sua atenção e que, direta ou indiretamente, interferem nos demais pontos que serão abordados mais adiante.

1 - Pontualidade

Salvo em situações muito adversas, seja pontual. Atrasos frequentes dão a entender que você tem algo mais importante a fazer no horário de expediente e isso pode resultar em advertências que jogam contra você na hora de conseguir uma promoção. Ainda, quando chegar atrasado se torna rotina, pode interferir na produtividade do seu trabalho, já que as tarefas vão se sobrepondo na agenda.

2 - Cumprimento de prazos

Totalmente conectado à pontualidade, o cumprimento de prazos é essencial para o fluxo de trabalho de toda a equipe. Se uma pessoa não faz a parte dela no prazo previsto, todas as atividades que dependem daquela tarefa vão atrasar. E, caso isso seja percebido pelo público final, os clientes deixam de confiar na empresa e começam a procurar novos parceiros. E, claro, você não tem como ser promovido em uma empresa que perde clientes e negócios (até porque a empresa não vai conceder promoções aos colaboradores se não estiver indo bem, concorda?).

3 - Qualidade das entregas

Este item também se relaciona à pontualidade e ao cumprimento de prazos – se não forem observados, a qualidade das entregas ficará abaixo do esperado, como resultado da falta de tempo. Uma tarefa desenvolvida às pressas sempre vai deixar a desejar. Apesar de o ditado ‘melhor feito do que perfeito’ se aplicar em algumas situações, uma entrega de má qualidade causada pelo desleixo do responsável em relação a horários e prazos não vai causar boa impressão.

Então, veja como ser promovido: acerte os ponteiros, demonstre interesse pelo seu trabalho e aproveite o tempo para caprichar nas entregas. Surpreenda com os detalhes

E quando uma entrega depender de outra pessoa, não espere o prazo estourar. Comunique seu gestor com antecedência, deixando claro que a tarefa atrasou em etapas anteriores à sua.

 

Habilidades e competências

Duas coisas indispensáveis para desempenhar qualquer atividade: ter as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho, independentemente da área em que atua ou do cargo que ocupa.

Dito isso, vamos aos aspectos considerados relevantes nesse quesito para que a promoção se torne realidade.

1 - Mostre o conhecimento que você tem

Muitas vezes sabemos o que fazer e quando fazer, mas não nos manifestamos, porque nossa ajuda não foi solicitada formalmente. Agindo assim, perdemos a oportunidade de ter nossos talentos reconhecidos, que podem muito bem ser recompensados futuramente com uma promoção. Nesse caso, a sugestão é que, quando tiver autoridade para opinar no planejamento ou execução de uma tarefa, você o faça - com educação, com gentileza, sempre na intenção de contribuir com a coletividade. Essa atitude atrai os olhares certos e deixa você no radar de quem pode decidir sobre o seu futuro profissional.

2 - Busque aprender o que não sabe

Por melhor preparado que você esteja, por mais experiência que tenha na sua área de atuação, sempre tem uma coisinha a mais para aprender. E esse aprendizado pode vir tanto de alguém que já percorreu uma trajetória bem mais longa que a sua, quanto daquele colega que entrou na equipe há poucos dias. Em situações assim, seja humilde, reconheça estar aprendendo algo novo e busque aplicar esse aprendizado no seu dia a dia. O conhecimento recém-adquirido pode agilizar uma tarefa, melhorar o fluxo, facilitar o trabalho de alguém em outra etapa do trabalho.

3 - Resolva problemas com inteligência

Na mesma linha de buscar aprender o que não sabe, você pode exercitar o seu lado inovador na hora de resolver um problema. Claro que uma bagagem de conhecimento ajuda a encontrar soluções criativas, mas, às vezes, nem se trata de experiência, e sim de estar aberto ao novo, de pensar fora da caixa e de compartilhar esses pensamentos, para que se transformem em respostas inteligentes para uma situação específica.

No que se refere a habilidades e competências, tudo se resume a conhecimento: o que você tem e o que você precisa adquirir – é somando essas duas coisas que você vai entender como ser promovido.

 

Especialização

Se buscar mais conhecimento é um dos caminhos para ser promovido, deve-se saber por onde começar.

Como sabemos, a graduação nos dá uma visão geral da profissão, nos prepara para os primeiros passos no mercado. Depois, com a vivência diária, vamos percebendo quais habilidades precisamos (ou queremos) desenvolver melhor para que nosso desempenho no trabalho seja, no mínimo, satisfatório. E é aí que se inicia a busca por mais conhecimento, por qualificação profissional, por especialização na área em que atuamos.

1 - Cursos livres

Dependendo do segmento de mercado em que você atua, é fácil encontrar cursos livres direcionados ao desenvolvimento de habilidades específicas, como operar um software de edição de imagens, por exemplo. É uma competência a mais para incluir na sua lista e que de algum modo irá contribuir para o cumprimento das suas funções no trabalho. Essa demonstração de interesse por partes do processo que melhoram o todo é vista com bons olhos pelos gestores

2 - Capacitação em novos métodos ou técnicas

Não é porque fazemos algo do mesmo jeito há bastante tempo que esse é o melhor jeito de se fazer. Funcionou até hoje. Mas pode ser melhorado. Com o desenvolvimento da tecnologia, muitos processos são (ou podem ser) automatizados, garantindo mais agilidade e eficiência às entregas. Por isso é importante, especialmente para quem busca uma promoção no emprego, se reciclar de tempos em tempos, a fim de experimentar novas formas de fazer a mesma coisa e aplicar métodos inovadores na realização das suas tarefas.

3 - Pós-graduação

Se você já presta atenção nos pontos abordados até aqui, você já sabe bastante sobre como ser promovido e sua promoção deve estar quase acontecendo. Uma forma de agilizar a tomada de decisão pelos seus gestores é fazer uma especialização para se qualificar profissionalmente. Um curso de pós-graduação pode tanto ampliar seu conhecimento em uma área que você já conhece, mas ainda não domina, quanto focar no desenvolvimento de novas habilidades relacionadas à sua profissão - ou, mais especificamente, ao cargo que você deseja ocupar quando for promovido. Existem cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas e em diferentes modalidades - basta escolher o que e onde fazer sua especialização.

Pós-graduação na Unochapecó

Aqui na Unochapecó, os cursos de pós-graduação são alinhados às demandas e tendências do mercado, contam com corpo docente altamente qualificado e dispõem de uma excelente estrutura para a realização das aulas e de outras atividades relacionadas à especialização.

Nossos cursos de pós-graduação na modalidade digital estão com inscrições sempre abertas e, nesse modelo, você estuda no seu ritmo, podendo obter seu diploma em oito meses a partir do início do curso. Além disso, a plataforma digital é intuitiva, prática e conta com todas as funcionalidades necessárias para que você tenha uma excelente experiência de ensino.

Para conhecer nossos cursos, acesse nosso site ou entre em contato pelo WhatsApp

comments powered by Disqus