Dia Mundial da Alimentação

Do campo à mesa: a qualidade dos alimentos e o impacto na qualidade de vida

09/04/2019
Por: Bruna Gatto
É preciso quebrar mitos voltados à alimentação. Muito mais do que comer de três em três horas, nosso corpo precisa de alimentos saudáveis e de qualidade. (Foto: Pablo Merchan Montes)

Você já deve ter notado que ter uma alimentação saudável e de qualidade, quando consumida de forma consciente, é essencial para manter a saúde em bom estado, não é? Muitas pessoas não conhecem de forma aprofundada os benefícios de frutas, verduras e também de alimentos ricos em vitaminas e minerais indispensáveis para nosso organismo.

O dia 16 de outubro é conhecido como 'Dia Mundial da Alimentação'. Criada em 1981, a comemoração tem o objetivo de conscientizar as pessoas visando  aumentar os níveis de nutrição da população mundial. Alguns mitos precisam ser revisitados e novos conhecimentos disseminados. Por exemplo, muito mais do que alimentar-se de três em três horas, é preciso ingerir alimentos de boa qualidade e saudáveis.

Você já deve ter ouvido de sua mãe ou da mãe de amigos que se alimentar bem ajuda no crescimento e na força de nosso organismo, e elas estão certas. Alimentar-se de frutas, verduras, proteínas e cereais é essencial para uma boa qualidade de vida. Segundo a professora de Nutrição da Unochapecó, Nadia Szinwelski, ter uma alimentação saudável auxilia em boa parte do rendimento cotidiano de uma pessoa, tanto para a saúde como para controlar o peso. “Melhora o rendimento no trabalho, aumenta a memória e a concentração, o sistema imunológico é fortalecido, além da boa alimentação prevenir e tratar doenças”.

 

E os vegetarianos ou veganos?

Quem não consome carnes, laticínios, ovos e derivados de animais pode optar por alguns vegetais que possuem as mesmas quantidades (ou chegam perto) de nutrientes apresentados nas proteínas vermelhas, por exemplo. Segundo Mayra Rosa, do site Ciclo Vivo, há nove alimentos que podem substituir a proteína da carne na alimentação:

 

 - Feijão - a cada 100g deste alimento é possível ingerir 6,6g de proteína;

- Quinoa - 14g;

- Amêndoas - 21,1g;

- Amendoim - 26g;

- Soja - 34g;

- Lentilha - 9,1g;

- Arroz e Abacate - 2g;

- Espinafre com 2,9g de proteína.

 

Segundo a pesquisa do IBOPE Inteligência de abril de 2018, 14% da população brasileira é adepta do vegetarianismo - ou seja, 29,2 milhões de pessoas. Já para o veganismo, quase 5 milhões de pessoas adotam este estilo de vida no Brasil.

Para os amantes da cozinha e para todos aqueles que querem experimentar essa tendência, uma boa dica é um prato que reúne grandes índices nutricionais.

 

Frutas são aliadas à saúde

No Brasil, a maioria das pessoas não têm o hábito de consumir alimentos orgânicos ou com alto índice nutricional, pelo contrário. Nossa alimentação, de modo geral, é recheada de gorduras e alimentos processados e ultraprocessados, como presuntos, margarinas, salgadinhos e doces.

Processados são aqueles alimentos fabricados com alguma adição de substâncias para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar, como os enlatados. Já os ultraprocessados são aqueles vendidos prontos para o consumo, como pizzas, nuggets, batatas fritas, bolos e sorvetes. Fique atento porque esse tipo de alimento possui gordura trans, muito prejudicial à saúde e que pode provocar câncer.

 

Nosso corpo não foi feito para receber tanta gordura, sal ou açúcar de uma só vez. É recomendada pela Organização Mundial da Saúde e sociedades médicas a ingestão diária de colesterol inferior a 300mg (miligramas) para a população em geral e menor que 200mg para pessoas com histórico de doenças cardíacas. "Os processos e os ingredientes utilizados no ultraprocessamento levam a produtos que confundem o controle natural da fome e saciedade e que, nesta medida, promovem a obesidade”, comenta a professora Nadia.

Produtos calóricos e processados, quando consumidos exageradamente, afetam nosso corpo, que sofre e apresenta sintomas de que algumas vitaminas e minerais estão em carência. Doenças e sinais começam a aparecer. Fadiga, falta de disposição, falta de apetite e dificuldades de aprendizado são os mais comuns. Quando esses sintomas aparecerem, você pode se perguntar como está sua alimentação. Tem comido frutas? As frutas, além de vitaminas, aumentam a absorção e o contato com as vitaminas B e C, como brócolis (B2) e as laranjas (C), por exemplo, e há outras que ajudam na absorção de vitaminas A, como as mangas e os maracujás.

Além de aproveitar o que os alimentos nos oferecem em seu consumo, também podemos nos beneficiar de partes que, por hábito ou falta de conhecimento, jogamos no lixo. De acordo com o professor Armando Martinello, do curso de Gastronomia da Unochapecó, cascas e talos, por exemplo, podem ser utilizados na preparação de caldos.

 


Vantagens de se ter uma boa alimentação

Ter uma alimentação de qualidade e balanceada é essencial para um corpo saudável. Consumir frutas, verduras, legumes e carboidratos em geral, é importante, mas nosso corpo também precisa gastar energias. Por isso é preciso praticar exercícios físicos que, somados à boa alimentação, geram saúde e bem-estar.

Segundo o professor de Educação Física da Unochapecó, Clodoaldo Antônio De Sá, não basta caminhar 30 minutos por dia, mas ter uma frequente visita à academias. "Se você caminha todos os dias, já é bom, mas não se compara à atividades controladas com cargas de exercícios prescritos", destaca.

 

Do campo à mesa

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro surgiu com o objetivo de aumentar os níveis de nutrição em todo o mundo. Os alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar sustentável, comenta a nutricionista Nádia.

Para melhor contato com o alimento que será selecionado, comercializado e, posteriormente, presente nas mesas das famílias, os agrônomos têm um papel de grande importância nesses processos. O agrônomo propõe estratégias e participa das etapas das cadeias produtivas da agricultura, desde a preparação do solo até chegar à mesa do consumidor. Cuida da ligação entre campo e cidade, no desenvolvimento rural, envolve-se na educação, inovação, pesquisa de mercado, tecnológica, produção de insumos e prestação de serviços.

 

E você, tem alguma curiosidade sobre o Dia Mundial da Alimentação? Deixe nos comentários que a gente responde =)

 

 

comments powered by Disqus