Conheça mais sobre o papel do profissional de Enfermagem

Enfermagem na assistência direta ao paciente, gestão, docência, pesquisa e empreendedorismo

29/05/2020
Por: Alessandra Dias
Foto: JESHOOTS.COM/Unsplash

Na área da saúde, o enfermeiro exerce importante papel em todos os níveis de atenção, sendo profissional estratégico para proporcionar mudanças no estilo de vida das pessoas que promovam à saúde, consequentemente, a qualidade de vida, por meio do seu cuidado e do “empoderamento” da pessoa e de sua família.

Cabe ao enfermeiro em qualquer um de seus níveis de trabalho coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e também educacionais.

O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em expansão. A categoria tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Entendemos que existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem, são elas: Assistência Direta ao Paciente; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo.

 

Quer conhecer mais sobre as profissões da área da saúde? clica aqui.

 

Experiências para além da sala de aula

 

Já na graduação você pode ter experiências que vão te proporcionar mais conhecimento, além de possibilitar o contato com a profissão desde cedo. Para isso, existem programas, como o Projeto VIM - Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais -, aqui da Uno. 

O projeto insere os estudantes nos serviços de saúde da região, principalmente o SUS (Sistema Único de Saúde), para conhecer a estrutura e funcionamento das unidades. Você vai ter contato com usuários e profissionais formados na área e poderá colocar em prática a teoria da sala de aula. 

Além de conhecer a realidade cotidiana dos profissionais, o VIM permite a interdisciplinaridade, já que os grupos são formados por acadêmicos dos diversos cursos da área da saúde. 

Isso tudo vai ampliar sua visão sobre as práticas da profissão e a importância do papel dos profissionais de Enfermagem no cuidado da saúde do indivíduo, da família e comunidade.

Quer saber mais sobre o projeto? Confere o vídeo que preparamos pra você:

Você terá uma formação generalista, crítica e criativa, auxiliando no cuidado da saúde e bem estar da comunidade. 

Além disso, terá qualificação para coordenar e planejar o trabalho de equipes nas unidades de serviços de saúde, nas áreas administrativas ou de assistência, garantindo o cuidado aos pacientes e controlando práticas de qualidade na área da saúde.

 

Quer conhecer mais sobre o curso de Enfermagem da Unochapecó? Baixe o eBook gratuitamente.

 

 

comments powered by Disqus