Trabalho de Conclusão de Curso

Entenda a importância do TCC para o aprendizado e a vida profissional

24/11/2020
TCC é um diferencial de qualidade para a formação acadêmica.

Como um fantasma que povoa os sonhos e apavora muita gente, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) causa calafrios na maioria dos estudantes que estão concluindo um curso de graduação ou pós. O Ministério da Educação (MEC), em homologação a uma resolução do Conselho Nacional de Educação, definiu novas normas e diretrizes para o desenvolvimento do TCC em 2018. Segundo o ministério, o trabalho passa a ser componente curricular não obrigatório em cursos de Pós-Graduação lato sensu. Contudo, o TCC constitui, sim, um diferencial de qualidade para a formação acadêmica. E pode se transformar em uma experiência prazerosa que fará diferença em sua carreira – é bom lembrar, por exemplo, que muitos concursos contam, em seus editais, com a prova de títulos, e aí o TCC faz toda a diferença. 

 

Afinal, o que é mesmo um TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso é um momento importante para a formação acadêmica e funciona como um meio para que os novos profissionais formados possam testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O aluno escolhe um tema e o aprofunda com um estudo mais dedicado e refinado. O ideal é aliar temas de interesse pessoal a assuntos relevantes para o mercado. Assim, o novo profissional pode, já no TCC, indicar suas áreas de interesse e seus conhecimentos nestas. 

Com o TCC, o aluno também demonstra sua capacidade de pesquisar, analisar, comparar e conectar temas, resultando em proposições e respostas a problemas por ele formulados. Os trabalhos de conclusão servem como porta de entrada para a carreira acadêmica, para quem quer seguir na área de pesquisa e ensino superior. Mas o TCC também vira cartão de visitas no mercado de trabalho tradicional. E segue como atividade acadêmica obrigatória para quem quer ter uma formação integral, principalmente em cursos de graduação. 

 

Saiba como a nota do MEC pode ajudar na escolha da sua Universidade!

 

Como fazer um TCC

Monografia, Artigo Científico, Memorial Crítico, Estudo de Caso, Plano de Negócio: geralmente são as próprias instituições de ensino superior, a partir de suas diretrizes pedagógicas e acadêmicas, que determinam os formatos ideais de TCC para a conclusão de seus cursos de graduação. E esse modelo deve ser seguido à risca pelos alunos, que são orientados por um professor ao longo do processo de confecção do trabalho. A pesquisa orientada e a produção do trabalho duram, normalmente, um semestre, sendo uma das disciplinas do curso dedicadas a esta tarefa. 

 

As etapas de elaboração do TCC

Um TCC começa com a escolha de um tema para seu desenvolvimento. É preciso preparar um bom projeto de TCC, que contenha informações como assunto, objetivos e cronograma das atividades. Para eleger a modalidade em que será apresentado o trabalho, saiba sobre as diretrizes da universidade, para seguir o modelo recomendado. A escolha do professor orientador também é de suma importância, pois será ele que vai auxiliá-lo do começo ao fim do trabalho com sugestões, leituras, dicas, ideias, avaliações. Para os trabalhos escritos, atente-se para as normas da ABNT para trabalhos científicos. E estude para a apresentação do TCC à banca examinadora.

 

Ficou convencido da importância da feitura do TCC ao concluir um curso? Se ainda restaram dúvidas, procure a Unochapecó ou comenta aí embaixo. Nós o auxiliamos a encontrar o melhor caminho para as suas escolhas =)

 

comments powered by Disqus