Compliance

Entenda como funciona a atuação desse profissional

22/02/2021
Empresas, cada vez mais, olham para setor de Compliance

Você já sabe que empresas competitivas, em dia com as principais práticas do mercado e as exigências de funcionários e consumidores cada vez mais atentos e informados rendem atenção especial ao setor de Compliance. E essas empresas precisam, cada vez mais, de profissionais conhecedores dos meandros dessa área fascinante e de uma responsabilidade ímpar em negócios de toda ordem, tamanho e objetivo. Vamos descobrir agora o que faz um profissional de Compliance e por que sua tarefa é tão importante para as empresas.

 

Compliance: o que é mesmo?

 

A palavra Compliance vem do inglês “to comply”, que significa “estar em conformidade”, “realizar o que foi solicitado”, “agir de acordo”. O Compliance resguarda a conformidade das operações das empresas em relação ao estabelecido legalmente e a seus próprios valores e condutas éticas no mercado, com consumidores, colaboradores e parceiros. 

A gestão do Compliance adquiriu corpo no Brasil nos anos de 1990 e ganhou novo fôlego depois das denúncias de corrupção da Operação Lava Jato. Grandes companhias que ainda não contavam com um setor dedicado à elaboração e implementação de uma política de Compliance passaram a tê-lo. 

Muitas vezes, a falta de uma gestão de Compliance leva ao fechamento de empresas, que não preveniram ou não souberam lidar com situações de fraudes, corrupção, ineficiência de processos e violação de direitos trabalhistas, sobretudo.

 

Descubra o que é Compliance Empresarial e como colocá-lo em prática! Clique aqui.

 

Como atua o profissional de Compliance

 

Profissionais cada vez mais especializados na área passaram a ser contratados pelas empresas. A tarefa: resguardar a imagem positiva da corporação no mercado e garantir a conformidade de suas operações e a promoção de boas práticas, de acordo com as leis e as normas condizentes com sua área de atuação. Conhecimento técnico, dos negócios, da empresa e dos riscos é fundamental, aliado a competências intelectuais, comportamentais, técnicas e pessoais, integram o perfil desejado para o profissional de Compliance.

Afinal, ele é o responsável pelo planejamento, organização, implantação e gestão das ações de conformidade, ao mesmo tempo em que atua na identificação de falhas e na avaliação de riscos que a empresa corre em seu setor de atuação. Ele também estabelece processos e métodos mais adequados para que as operações da empresa estejam de acordo com as leis e com seus próprios valores. E trabalha com o público interno, no sentido de atentar os colaboradores para a importância da matéria e das práticas defendidas pela empresa para o bem dos negócios, dos próprios colaboradores e dos demais públicos envolvidos na atuação da corporação. 

 

Aprendendo Compliance

 

No curso de Pós-Graduação em Gestão de Risco e Compliance da Unochapecó, você adquire os conhecimentos necessários para as boas práticas de Compliance e de como gerir questões de risco nas empresas. Profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e afins e outros que tenham interesse na temática em questão vão aprender sobre o assunto em disciplinas como Compliance Tributário, Ambiental e Trabalhista e Auditoria Independente na Prevenção de Erros e Fraudes Corporativas. 

Novas oportunidades de mercado esperam por você!

comments powered by Disqus