Como a nota do MEC pode ajudar na escolha da sua Universidade?

Entenda como funcionam os critérios do MEC

17/11/2020

Escolher a universidade certa para cursar uma faculdade, pós-graduação ou técnico, presencial ou EAD, é tão relevante quanto eleger o seu curso de preferência. Para ajudar na tarefa, o Ministério da Educação (MEC) definiu critérios para autorizar as instituições a ofertarem novos cursos e garantir o controle de qualidade do ensino por elas prestado. Em contrapartida, instituições sérias de ensino de todo o País trabalham para oferecer o melhor, sempre. Mas quais são esses critérios utilizados pelo ministério e como se dá essa avaliação?

Itens como uma estrutura de qualidade, com acessibilidade física e financeira, espaços adequados e disponíveis para o aprendizado da teoria e da prática, equipamentos eficientes, qualificação do corpo docente e organização didático-pedagógica em dia com as necessidades do mercado e em sintonia com o desenvolvimento humano pleno precisam ser levados em conta na hora da escolha da universidade que se quer cursar.

O MEC utiliza determinados critérios e ferramentas para validar a instituição e, consequentemente, o diploma dos alunos a ela vinculados. A fiscalização do MEC é feita através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), avaliando anualmente a universidade, seus cursos e o desempenho dos alunos. Já a nota obtida pelas instituições é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por aplicar as três ferramentas que irão medir os indicadores de qualidade das instituições, dos cursos e do desempenho dos alunos. São elas:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Os testes aplicados anualmente medem o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos em suas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Uma prova é aplicada para cada curso e para a instituição em geral, com pontuação que varia de 0 a 5. O resultado verifica se o desempenho dos estudantes de determinado curso dentro da universidade é satisfatório e atende aos critérios do MEC.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Aqui pesam a qualidade do corpo docente e fatores que contribuem para a qualidade dos cursos, como infraestrutura, recursos pedagógicos e didáticos e qualquer outro fator que possa resultar na boa qualidade dos cursos. A pontuação também vai de 0 a 5 quanto mais alta, maior a qualidade.

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)

Avalia a qualidade da instituição de educação superior como um todo e é calculado pelo INEP levando em consideração uma média das três últimas notas obtidas pelas instituições no CPC. A distribuição dos alunos entre os cursos de graduação e pós também é avaliada.

Clique aqui e saiba a importância do diploma de curso superior!

Ao final, é dada para cada universidade uma nota, que pode variar de 0 a 5. Aquelas que possuem as maiores notas são consideradas as melhores instituições de educação. Já aquelas que obtiveram os piores resultados sofrem penalidades, podendo até mesmo perder o direito de ofertar determinado curso ou perder a credencial do MEC.

Todas essas informações, reunidas, levam à base para a análise da qualidade do ensino superior no Brasil. Assim, a sociedade fica ciente da qualidade das universidades e os alunos podem escolher entre as melhores do país para se formarem. Além disso, as instituições conseguem avaliar a si próprias para consolidar atitudes afirmativas e descobrir quais os pontos que podem ser melhorados em sua atuação.

A Unochapecó orgulha-se de ser nota máxima no MEC. E ainda conta com sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), que promove a auto-avaliação institucional, com o objetivo de identificar o andamento e a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e atividades de gestão acadêmica e administrativa, assegurando a integração de todas essas dimensões para um ensino de excelência.

Ficou com alguma dúvida? Comenta que a gente te responde =)