Empoderamento e criatividade: a Contabilidade estimula ou inibe?

Entenda como há espaço para a criatividade e o empoderamento na Contabilidade

01/06/2020
Por: Eduarda Carlesso
Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com

Sabemos que os estudantes de Ciências Contábeis, além dos contadores já formados, têm contato com muitos números, geralmente em um ambiente mais corporativo. Por conta disso, pode parecer que nessa área não haja tanto espaço para ser criativo ou empoderado diante das situações. Entretanto, há diversas maneiras de inserir essas características no dia a dia da profissão. Quer entender como? Confere abaixo:

O empoderamento pode ser entendido como a sensação que o funcionário/estudante desfruta na hora de escolher como irá executar seu trabalho. Sendo assim, a liberdade de poder decidir que rumo tomar diante de algum desafio exige muito empoderamento.

Ou seja, a criatividade está diretamente ligada com o empoderamento. Uma vez que terá a liberdade de escolha, irá precisar de muita criatividade para conduzir essa decisão, visando alcançar sua meta. Esses aspectos são importantes para a Contabilidade, principalmente por que motivam a experimentar novas maneiras de realizar o trabalho e de solucionar problemas.

Quer saber mais sobre o curso de Ciências Contábeis? Baixe o e-book do curso aqui!

Na área da contabilidade, o empoderamento e a criatividade podem ser utilizados na hora de gerenciar o orçamento de uma empresa, por exemplo. Os limites e as restrições deste trabalho podem ser encarados como um desafio, e soluções  criativas podem melhorar o desempenho para atingir as metas dessa organização. Ou seja, estabelecer meta pode encorajar a resolução de problemas e a experimentação.

Viu como a criatividade é importante em todas as áreas? Sendo criativos podemos resolver problemas de outras formas através da experimentação. E o empoderamento traz a coragem para agir dessa forma. Ou seja, sempre há espaço para desenvolver novas maneiras de atuar em cada profissão, basta buscar o conhecimento necessário para isso!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que a gente responde ;)