A importância de uma boa estrutura para a qualidade do ensino

Infraestrutura das instituições de educação é um grande diferencial para o processo de ensino-aprendizagem

21/06/2021
Por: Unochapecó
Estrutura de qualidade é um dos fatores que aproxima o estudante da realidade profissional

O que uma instituição de ensino precisa ter para garantir educação de qualidade aos seus estudantes? Bem, para se alcançar o padrão de excelência desejado, muitos fatores são importantes. 

Para se ter uma ideia, a nível de instituição de ensino superior (IES), ter o conceito 5 no Ministério da Educação (MEC) significa atingir o nível máximo de qualidade. 

Para se chegar até essa nota, a IES é avaliada por profissionais credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e muitos pontos são levados em conta. Um deles é a infraestrutura oferecida, com salas de aula e laboratórios equipados para os estudos.

De fato, não há como negar que isso faz toda a diferença. Com uma boa estrutura para ser utilizada, fica mais fácil dos professores repassarem os conhecimentos da forma mais próxima possível da realidade profissional. 

Quer saber mais sobre como uma boa infraestrutura pode interferir na qualidade da sua graduação? Preste atenção nestes tópicos:

Teoria e prática

Ao ingressar no ensino superior e iniciar o curso dos sonhos, o desejo de todo estudante é aprender na prática. Afinal, é a grande oportunidade de se aproximar da realidade do mercado de trabalho. Mas isso só é possível se a instituição oferecer laboratórios bem equipados para a realização dessas atividades.

Por isso, no caso de uma universidade, contar com espaços e equipamentos modernos para a prática profissional, seja para a realização das disciplinas, estágios ou até mesmo para pesquisas, é um fator que interfere, e muito, na qualidade do ensino. Imagine, por exemplo, formar jornalistas que nunca trabalharam em um laboratório de rádio ou TV. Ou formar um cirurgião-dentista que nunca atendeu um paciente. Difícil, não é mesmo?

Além disso, todas as áreas de ensino são muito amplas, e possuem uma gama de possibilidades de atuação. Então, poder aprender na prática cada uma delas, é fundamental para entender qual se identifica mais com seu perfil. 

Recursos tecnológicos 

Não é novidade para ninguém o quanto as metodologias de ensino estão mudando. As tecnologias, por exemplo, se incorporaram no ambiente educacional, especialmente após a chegada da pandemia, em que muitas atividades passaram a ocorrer de forma remota. 

Oferecer estrutura tecnológica adequada e moderna é essencial para a qualidade do ensino e para acompanhar todas as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, inclusive no cenário educacional. 

A instituição precisa contar com ambientes tecnológicos, com Wi-fi, computadores e ferramentas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.  A tecnologia faz toda a diferença, seja para uma pesquisa dentro da própria universidade, ou para a transmissão de uma aula online, em que o professor está em sala de aula e o estudante acompanhando de casa.

Biblioteca

Uma boa biblioteca também deve ser avaliada quando estamos analisando a infraestrutura de uma instituição de ensino.

Referências bibliográficas são muito importantes para complementar a formação, e por isso, ter uma biblioteca de ponta, com materiais impressos e digitais, certamente será um grande diferencial neste momento. 

Lembre-se que para se tornar um profissional de excelência, o estudante precisa buscar além do aprendizado em sala de aula. 

Espaços físicos 

Oferecer salas de aula confortáveis também influencia na qualidade do ensino. Espaços com boas cadeiras e mesas, por exemplo, trazem bem-estar para todos, afinal, como passamos muito tempo em sala, é preciso um mínimo de conforto para o desenvolvimento das ações.  

Quando falamos também em espaços físicos, devemos analisar os ambientes da instituição como um todo. Como é a estrutura do campus em que estudo? Como são os espaços de uso comum? O ambiente oferece locais para alimentação? E os setores para atendimento ao aluno? Tudo isso contribui para a qualidade ofertada. 

Estrutura nota máxima

Por falar em infraestrutura, a Unochapecó é destaque no assunto. A Universidade, nota máxima no MEC, possui 143 laboratórios nas mais diversas áreas do conhecimento, além de 167 salas de aula. Sua estrutura, juntando o campus de Chapecó e a unidade de São Lourenço do Oeste, é formada por mais de 73 mil m2 de área construída. 

A Uno conta com salas equipadas com aparelhos de alta tecnologia, para possibilitar aulas síncronas, ou seja, em tempo real, tanto para o estudante que está acompanhando de casa quanto da sala de aula. 

A Uno também conta com a Biblioteca Profª. Oneida Belusso, que possui o maior acervo da região Oeste catarinense. Sem contar os diversos laboratórios referência em atendimento à comunidade, como a Clínica Integrada da Unochapecó, que além de serviços diferenciados e gratuitos possibilitam aos alunos a prática profissional ainda durante a graduação.

Enquanto signatária do Movimento ODS, a Unochapecó está cumprindo o seu papel de oferecer ensino de qualidade, que é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que busca um mundo melhor. Essa é uma missão de todos, pensando no futuro que queremos para nossa sociedade.

Quer saber mais sobre o assunto e as ações da Uno? Acesse a página ODS Unochapecó no Facebook. 

 

comments powered by Disqus