Campos de atuação - Educação Física

Licenciatura ou bacharelado em Educação Física: saiba qual escolher

30/08/2019
Por: Lucimara Juver
As duas modalidades permitem que o profissional ministre aulas, mas em contextos diferentes. (Foto: Diogo Freitag)

Você gosta de praticar atividades físicas, esportes e se preocupa com sua saúde? Cursar uma graduação em Educação Física é uma ótima opção para pessoas com esse perfil. Quem decidir seguir nessa área, quando pesquisar mais informações sobre o curso, logo irá notar que essa graduação é ofertada em duas modalidades: licenciatura e bacharelado, mas você sabe qual escolher? Ambos exercem funções distintas, as duas podem ministrar aulas, mas em ambientes diferentes, vamos conferir?

Licenciatura em Educação Física

Toda graduação em Licenciatura permite que o profissional seja professor em salas de aula - somente não é válido para ensino superior. Ao escolher essa modalidade, tem relação direta com a atividade física, é necessário que a pessoa goste de trabalhar com grupos de crianças e jovens, já que esse profissional poderá atuar em escolas e  atender turmas da educação infantil, do ensino fundamental e médio. O profissional licenciado em Educação Física é responsável por planejar, executar e avaliar atividades relacionadas ao esporte, como jogos, ginásticas, lutas, danças e outras práticas corporais no contexto escolar.

A graduação nesta modalidade tem, em média, duração de três anos e meio, pois a temática abordada é voltada ao papel do professor em salas de aula, com objetivos voltados à educação escolar. O mercado de trabalho para esse profissional é amplo. A área oferece a oportunidade de participar em concursos públicos, processos seletivos ou atuar em escolas particulares. Outra forma de garantia na profissão é a obrigatoriedade da disciplina de Educação Física nas escolas.

Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Bacharelado em Educação Física

A formação na modalidade bacharelado, ao contrário da licenciatura, não forma um profissional especializado para ministrar aulas em escolas, mas sim espaços de lazer, clubes esportivos, clínicas, hospitais, Unidade Básica de Saúde (SUS) academias de dança , musculação e natação, por exemplo. Com duração média de quatro anos, o bacharelado permite que o profissional atue em diversas áreas do esporte, em que será responsável por planejar, prescrever, orientar e avaliar atividades em academias, clubes, escolinhas, no Sistema Único de Saúde (SUS), hotéis, e possa realizar concursos Público para Bombeiros, polícia Civil e Militar, entre outros.

As aulas preparam os futuros profissionais para trabalhar com esportes em geral, treinamentos, programas de atividades físicas e condicionamento físico. O profissional poderá utilizar seus conhecimentos em qualquer área que tenha ligação com a prática de exercícios, como clubes esportivos, hidroginástica ou como personal trainer.

O mercado de trabalho para esta área permite que o profissional crie seu próprio negócio e invista em academias ou clínicas esportivas, por exemplo. O fato da população estar cada vez mais ciente da necessidade de praticar exercícios físicos e a busca na qualidade de vida faz desse campo um setor promissor no mercado.

Quer saber mais sobre o curso de Educação Física da Unochapecó? Baixe grátis o eBook e saiba mais.

O profissional de Educação Física tem um papel muito importante na sociedade, pois incentiva a população a praticar exercícios e conscientiza sobre a importância de ter uma vida saudável e ativa fisicamente. Se você escolheu a graduação em bacharel, mas deseja ministrar aulas em escolas, pode aproveitar as matérias já realizadas ou finalizar o bacharel e iniciar a graduação em licenciatura. Agora, nada impede que você curse as duas modalidades ao mesmo tempo, apenas é necessário realizar matérias extras.

E você, tem alguma dúvida ou curiosidade sobre as modalidades em Educação Física? Deixa nos comentários que a gente responde =)