Dia Nacional da MPB

Mais que música: é arte

11/04/2019
Por: Bruna Gatto
Comemora-se o Dia Nacional do MPB em outubro. (Foto: Hannah Busing)

/ “Ô abre alas que eu quero passar/ Peço licença pra poder desabafar/ A jardineira abandonou o meu Jardim/ Só porque a Rosa resolveu gostar de Mim” /

Quem conhece ou já ouviu falar de Chiquinha Gonzaga, tem grandes chances de reconhecer este trecho. A letra é da música 'Ô abre alas' (ouça no Spotify), de 1899, composta por uma das maiores referências da música brasileira. Em tempos em que a mulher não possuía voz, muito menos na música, Chiquinha aparece como uma das maiores cantoras do MPB no Brasil.

 

Mas o que é MPB?

MPB, ou Música Popular Brasileira, como o nome já diz, são músicas compostas e cantadas por brasileiros, com objetivo de tornar a melodia conhecida no país e fora dele. Um dos exemplos mais conhecidos é a música de Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim), composta por Vinicius de Moraes, Garota de Ipanema, lançada em 1962. A canção foi um sucesso na época e continua sendo referência na MPB, tanto que foi escolhida por Gisele Bündchen para seu desfile nos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorreu no Brasil.

Entre tantos ritmos compostos e que embalam o país todo, existe um em especial celebrado no mês de outubro. Desde o ano de 2012, no dia 17 deste mês, é comemorado o Dia Nacional da Música Brasileira, o dia da MPB. A data foi criada por causa de Chiquinha, já que nesta data seria seu aniversário, mas busca também representar e homenagear tantos outros cantores estimados no país, como Chico Buarque, Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Francis Hime, Rui Guetta, Milton Nascimento, Alcione e outros tantos que representam o país em letras caricatas, ritmos e culturas variadas.

 

Música é…

Muito mais do que tocar um instrumento, é estar envolvido com a arte, ter a capacidade de sentir o que a música transmite ou tem como intenção. O país vive em constantes transições nas paradas musicais. Para os brasileiros em geral, independentemente do estilo de música, é preciso representar a arte e a cultura do seu povo, seja nas letras de funks e raps oriundos principalmente das comunidades periféricas, nas letras de frevos ou mesmo nas vaneras da região sul...

Para quem adora música, de forma geral, procurar um curso de algum instrumento  é quase automático. Muitos jovens sonham em viver da arte, da música e do sucesso por este meio.

Algumas instituições reconhecem os esforços de quem deseja seguir esse sonho e disponibilizam cursos de Música. Essa é uma realidade que passa a ser atendida pela Unochapecó que, desde 2018, oferece o primeiro curso presencial de Licenciatura em Música da região.

Aqui, você vai aprender desde a história da música, a prática instrumental e também a regência de outros músicos.

 

Já que o assunto é música, que tal escutarmos aquela que deu origem ao dia do MPB no Brasil? Clique no play e ouça a música de Chiquinha Gonzaga :)

 

 

E você, sabe mais alguma curiosidade sobre o MPB? Deixe nos comentários =)

 

 

comments powered by Disqus