Quer fazer uma pós EaD? Veja o que avaliar antes de escolher um curso.

Muitas pessoas estão buscando opções de pós EaD.

06/10/2021
Por: Unochapecó
Quer fazer uma pós EaD Veja o que avaliar antes de escolher um curso.

O ensino a distância não é mais novidade e muitas pessoas estão buscando opções de pós EaD.

A oferta de cursos nessa modalidade, que já era bem significativa, cresceu bastante desde o início da pandemia. Isso também levou à qualificação dos cursos de pós EaD, por meio da utilização de ferramentas digitais mais eficientes, capazes de melhorar a experiência dos estudantes, além de oferecer mais recursos para os professores desenvolverem as atividades.

Contudo, essa qualificação na oferta de pós EaD não é regra.

Continuam existindo instituições que não entregam o que prometem, comprometendo a formação do estudante, que investe tempo e dinheiro e não obtém o resultado esperado.

Para que isso não aconteça com você que está pensando em fazer uma pós EaD, neste texto vamos falar de alguns pontos a serem observados antes de decidir em qual universidade estudar.

Esperamos que depois de ler essas dicas você acerte na escolha e tenha uma experiência positiva com a pós EaD.

 

Vantagens da pós EaD

 

Antes de listar os itens a serem analisados na hora de escolher uma pós EaD, vamos lembrar, rapidamente, das vantagens de fazer uma especialização nessa modalidade.

  • Flexibilidade: principal vantagem da pós EaD, já que muitas pessoas desistem de começar uma especialização por falta de tempo e dificuldade de deslocamento, por exemplo.

 

  • Preço: mensalidades de cursos de pós EaD, via de regra, são menores que as dos cursos presenciais; mas isso não tem (ou não deveria ter) nenhum impacto na qualidade do ensino. O custo fica menor porque o curso não exige nenhuma infraestrutura da instituição, como sala de aula, laboratórios, equipamentos e, até mesmo, energia elétrica.

 

  • Ritmo de estudo: a pós EaD permite que você estabeleça seu ritmo de estudos, conforme sua disponibilidade de tempo ou seus objetivos com o curso - algumas empresas pagam adicionais sobre o salário de colaboradores com pós-graduação; logo, quanto antes o curso for concluído, melhor.

 

O que avaliar antes de escolher uma pós-EaD

 

Agora sim vamos ao propósito deste texto.

Antes de se inscrever em um curso de pós EaD é importante que você analise alguns pontos relacionados ao curso, aos professores e, claro, à plataforma e a outros recursos que a instituição utiliza para as aulas.

 

Cursos de pós EaD

 

Quanto aos cursos, o primeiro item a considerar é a adequação das disciplinas à proposta do curso e o alinhamento das ementas à realidade do mercado.

De nada adianta uma lista de disciplinas com nomes interessantes e atrativos, se o conteúdo a ser desenvolvido nas aulas não tem conexão com as demandas do mercado ou com as tendências que vêm sendo apresentadas.

Então… Vá além do título das matérias ofertadas. Informe-se sobre os assuntos que efetivamente serão abordados em cada disciplina e como isso poderá ser colocado em prática na sua carreira profissional.

 

Professores de pós EaD

 

Na verdade, não há características específicas para distinguir um professor de curso presencial de um que trabalhe com pós EaD.

Ao contrário, é bem comum que as instituições tenham, quando há disponibilidade de tempo, os mesmos professores para as duas modalidades. Afinal, a única diferença entre cursos presenciais e EaD é o modo como o conteúdo é entregue - um com professor e alunos na mesma sala; outro com aulas via plataforma virtual.

O que pode ser um diferencial para professores que atuam em cursos de pós EaD é a familiaridade com as ferramentas digitais e metodologias próprias para o ensino a distância. Talvez, também tenham uma afinidade maior com a câmera. Mas essa experiência se adquire com a prática e a falta dela não deve interferir de forma significativa na qualidade da aula.

Contudo, há critérios que fazem, sim, diferença na qualidade do ensino - e se aplicam a qualquer modalidade. 

Um deles é a experiência do corpo docente, tanto no ensino superior quanto no mercado de trabalho. Nem sempre será possível encontrar as duas coisas no mesmo professor, porque há os que se dedicam integralmente à academia, seja ministrando aulas, seja desenvolvendo pesquisas e orientando alunos.

Assim, essa análise pode ser feita em relação ao conjunto de professores da pós EaD. É interessante que haja equilíbrio, que o corpo docente seja composto por uma mescla de profissionais, capazes de abordar a teoria e também discutir a prática.

Dessa forma, garante-se uma formação completa, que realmente contribui para a qualificação profissional dos estudantes.

 

Estrutura para a pós EaD

 

Já comentamos há pouco que uma das razões para as mensalidades dos cursos de pós EaD serem menores que as dos cursos presenciais é o fato de que o ensino a distância não depende de nenhuma estrutura física da instituição.

Cada aluno estuda no seu próprio espaço, utiliza seu computador e a sua conexão com a internet. E isso diminui os custos para quem oferece a pós EaD

Mas, apesar de não exigir estrutura física, os cursos de pós a distância exigem recursos digitais ou virtuais de qualidade, que possibilitem uma experiência positiva para os estudantes. 

Os vídeos não podem ser extremamente pesados a ponto de travarem o tempo todo. O áudio deve ser claro, a imagem deve ser limpa.

A plataforma onde são disponibilizadas as aulas deve ser intuitiva e oferecer as funcionalidades necessárias para exibir as aulas e acessar conteúdos extras, atividades e outros materiais para complementar os estudos.

É por meio dessa plataforma, também, que vai se dar a comunicação entre professor e aluno e dos alunos entre si

Por isso, o acesso a funções como mensagens, para envio e recebimento de trabalhos, e fóruns de discussão precisa ser fácil, a fim de não prejudicar a interação entre as pessoas e melhorar a experiência dos usuários.

 

A hora de escolher uma pós EaD

 

Se chegou até aqui, você já sabe quais são as vantagens de uma pós EaD e também os requisitos a serem analisados antes de se inscrever em um curso. 

Para terminar, mais um dica bônus!

Provavelmente, durante a pesquisa por informações do curso, dos professores e da plataforma de ensino você encontrou, também, informações sobre a instituição como um todo. 

Mas, caso não tenha prestado muita atenção, vale a pena voltar uma casa e buscar referências quanto à sua credibilidade. Isso também vai fazer diferença no seu currículo.

Por hoje é só! Mas, se tiver alguma dúvida, pode nos chamar pelo WhatsApp. Nossa equipe está preparada para ajudá-lo a escolher a pós EaD que melhor se encaixa à sua rotina.

comments powered by Disqus